Zine Cultural - 11 Anos

Publicidade

Thema
BRIDGE
ZINE VERÃO

26 Jan 2015

E o Oscar foi para?

Publicado em Cultura as 07h00





Você se lembra quais foram os ganhadores do careca dourado neste século? Confira nos trailers abaixo:

2014

2013

2012 

2011 


2010

2009

2008

2007

2006

2005


2004

 

2003

2002

2001

Publicado por: Alexandre Silveira


 
 



15 Jan 2015

Audiovisual na praça

Publicado em Cultura as 14h30





Durante uma semana, aproximadamente 35 mil pessoas se reúnem numa pequena cidade histórica para respirar a cultura audiovisual. Com oficinas, debates, seminário, exposições, lançamento de livros, cortejo da arte e a exibição de 100 filmes em pré-estreias nacionais e mundiais,  a Mostra de Cinema de Tiradentes chega à sua 18ª edição consolidada como a maior plataforma de lançamento do cinema brasileiro independente,  inaugurando o calendário audiovisual do país em 2015 com a programação entre os dias 23 e 31 de janeiro.
E a apenas 150km de JF, o evento é destino de vários juiz-foranos que desembarcam na cidade.
Lucas Duarte vai pela primeira vez. "Sou doido com Tiradentes e por cinema e o filme de uma amiga minha foi selecionado pra mostra, então vou pra prestigiar. Ouvi excelentes recomendações do festival e acredito que este seja um dos mais importantes do país".
Carol Caniato também faz estreia no festival. Mestranda em Comunicação Social, ela é diretora do curta "Marx Pode Sair", que vai passar na Mostra Cena Mineira.  "Vai ser a segunda exibição do filme, que ganhou o prêmio incentivo do Primeiro Plano. A mostra sem dúvidas conquistou um espaço muito importante no cenário nacional. Há anos ouço falar dela. Acho um privilégio para os produtores da região terem um festival preocupado com o que tem se produzido por aqui, ainda mais por conta da visibilidade que tem. Pra nós vai ser uma experiência maraviilhosa ver nosso filme exibido lá. Estamos muito felizes com a conquista!", comemora.
Uma das atrizes do curta "Marx pode sair", e roteirista do infantil "Sansão", Analu Pitta participa do festival desde 2009. "É incrível ter a oportunidade de assistir curtas e longas metragens nacionais que raramente chegam aos cinemas de Juiz de Fora; Além disso, é revigorante entrar em contato com quem, assim como eu, está batalhando para fazer cinema hoje, no país. Sempre volto dos festivais com a sensação muito gostosa de que sim, vale a pena fazer filmes, sempre e sempre. Essa edição é ainda mais especial para mim porque, pela primeira vez, filmes nos quais participei serão exibidos. Eventos como o festival de Tiradentes são cruciais para a produção de cinema na região: um espaço realmente interessante para exibir seu filme, para debater, para ver as pessoas vendo algo que começa tão íntimo, é empolgante, é o que sustenta, em muita gente, a vontade de persistir fazendo filmes de maneira independente", conta.
Fotos: Divulgação evento
Oferecida gratuitamente, a 18ª edição homenageia a atriz Dira Paes. Na abertura, será exibido o longa-metragem inédito "Órfãos do Eldorado", em que Dira atua sob direção de Guilherme Coelho em adaptação do romance do autor amazonense Milton Hatoum. Confira mais detalhes clicando aqui.

Publicado por: Talita Scoralick


 
 



07 Jan 2015

Ávidos por leitura

Publicado em Cultura as 14h00





Ler mais está em grande parte das listas de resoluções de Ano Novo. Nem sempre é fácil, mas muitas pessoas prometem ler um, dois ou até mais livros por mês. Até o Zuckerberg se comprometeu a ler um livro a cada 15 dias. Por isso, no Dia do Leitor (07 de janeiro) conversamos com alguns apaixonados por leitura para aprender dicas e finalmente conseguir cumprir a promessa em 2015.

Marianna Leão leu 114 livros em 2014. Todo ano, ela faz uma aposta com o namorado. "Eu leio 100 livros e ele me dá livros, ou se eu perder, dou a última versão do jogo que ele gosta que sai no fim do ano. Mas nunca perdi! Eu tenho um perfil no Skoob, uma rede social de livros. Nela você consegue acompanhar a sua meta anual e a velocidade com a qual você lê. Mas nunca foi feito nenhum planejamento muito rígido. Do tipo 'tenho que ler x livros por semana'. Eu deixava a coisa rolar e ficava sempre atenta à data", conta a jornalista. "Esse ano quero alcançar a marca de 120, e conseguir manter esse desafio anual para sempre. Não consigo imaginar minha vida sem a leitura", reforça.
Imagem: divulgação
Luciana Laurindo já começou 2015 cheia de livros na prateleira. "Ganhei nove de natal e esse ano já tenho uns 20 comprados e tenho alguns desejos ainda. O número de leitura depende do ritmo da faculdade e dos estudos. Ler é uma forma de me ausentar às vezes. Fugir um pouco da loucura do dia a dia. E consequentemente uma forma de aprendizagem. É realmente um mundo paralelo".
Aline Mantovani costuma colocar data nos livros que começa a ler. "É uma mania. Em média, leio dois livros por mês, fora os da minha área", conta a estudante de Direito, que ainda vive rodeada de artigos e doutrinas. "Tô terminando um agora em 2015 e já tô com outro pra ler. Estou sempre lendo e sempre que termino um eu pego outro pra ler. É algo meio sistemático", conclui.
 
E você, costuma ler com qual frequência? Conta pra gente!

Publicado por: Talita Scoralick e Vinícius Barreto


 
 



22 Dez 2014

Retrospectiva cultural VII

Publicado em Cultura as 10h00





Quem aí nunca viu o rosto de Marcos Bavuso (muitas vezes, por trás de artefatos e maquiagens), interpretando grandes papéis no teatro, dirigindo espetáculos ou atuando e encantando crianças como um "Médico do Barulho". Convidado para a nossa Retrospectiva Cultural, o ator contou ao Zine os destaques culturais do ano.
Filme
Uma juíza sem juízo, comédia de Albert Dupontel, com Sandrine Kiberlain, Albert Dupontel e Nicolas Marié. Esse filme foi exibido este ano no Cine Palace pelo Festival Varilux de cinema Francês 2014. Uma comédia genial com ótimas sacadas e atores brilhantes com o tempo da comédia no ponto, sem contar que o enredo é envolvente. É um exemplo de que a comédia, pra ser bem feita é preciso simplicidade e percepção do todo. Uma ótima opção pra quem quer rir e fugir um pouco das comédias americanas.
Livro
Indico para leitura um livro delicioso, leve, mas profundo: "Não nascemos prontos!" de Mario Sergio Cortella, editora Vozes. Gosto do jeito dele de escrever indicando e citando sempre outras fontes, admiro quando o autor é generoso. Sempre que posso, releio esse livro pra poder me lembrar que antes de tudo é preciso ter paciência e humildade consigo mesmo, afinal, não nascemos prontos, sempre estamos aprendendo alguma coisa.
Álbum
Darandinos, Rosa dos ventos. Composições e direção musical de Lucas Soares. Apesar de não terem lançado, tive o prazer de obter o CD e não paro de escutar. Belas canções e vozes, não vejo a hora de conferir o lançamento no ano que vem. Juiz de fora tem uma riqueza musical que precisa cada vez mais ser apreciada.
Espetáculo
Me surpreendi positivamente com a peça "Estação dos passageiros invisíveis" sob a autoria de Rafael Coutinho, direção de Leonardo Cunha, atuações de Bruno Quiossa, Pri Helena e Rafael Coutinho. Tive a oportunidade de assistir antes do 8° Festival Nacional de Teatro, que recebeu elogios da crítica. Percebo que o cenário teatral juiz-forano tem crescido qualitativamente a cada a ano, principalmente pelas ações artístico-culturais que vem estimulando novos dramaturgos, o intrecâmbio feito com diretores, atores e produtores tem contribuído muito pra isso. E o entendimento de que o melhor teatro se faz por meio de mais transpiração do que inspiração.

Publicado por: Talita Scoralick


 
 



16 Dez 2014

Retrospectiva Cultural V

Publicado em Cultura as 14h00





O jovem maquiador Victor Fish é o convidado da vez da nossa Retrospectiva Cultural. Sempre antenado aos produtos da cultura pop, ele conta qual foi o álbum, espetáculo, livro e filme que lhe chamaram a atenção durante o ano de 2014. Confira as dicas:
Álbum
Depois de ter ficado vidrado com o álbum visual BEYONCÉ - Beyoncé, descobri que o bigboss JayZ mandou muito bem ao lado da diva no show da turnê On The Run Tour,  exibido em setembro pela HBO. 
Espetáculo 
Timon de Atenas - Shakespeare. Vera Holtz maravilhosa no papel de Timon numa montagem contemporânea dirigida por Bruce Gomlevisky. Ainda prestigiei o ator juiz-forano Luiz Felipe Lucas que faz parte do elenco. 
Livro
Inferno - Dan Brown. Foi lançado em 2013, mas me chamou a atenção em janeiro desse ano quando minha amiga Camila Rezende me presenteou. Incrível o livro que se passa em Florença e desvenda os mistérios do Inferno de Dante Alighieri. 
Filme
Trapaça Com Jennifer Lawrence dando um show de atuação e com uma vestimenta setentista incrível. Conta com um elenco grandioso e uma história onde ninguém é inocente.
 
Acompanhe também as indicações dos outros convidados da nossa Retrospectiva Cultural! E, se você também viu algo que chamou atenção em 2014, conta pra gente! ;)

Publicado por: Talita Scoralick


 
 



1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | Próximo

Publicidade

Começou o #ZineVerão

Twitter

Publicidade

SOL & NEVE
ZINE VERÃO
VISTA GRAF
Open TV
VISTA GRAF
André Pavam

Coluna do Dia - 27/01/2015

27 de janeiro de 2015
+ ver todas as edições
    @ZineCultural