Zine Cultural - 16 Anos

Publicidade

Arcanjo Miguel
PROMOÇÕES

29 Dez 2015

Vamos todos ao teatro ;)

Publicado em Cultura as 16h23





 
Começa dia 08 de janeiro a “15ª Campanha de Popularização do Teatro & Dança de Juiz de Fora”. São mais de 30 espetáculos para crianças e adultos, com ingressos a preços populares, além de oficinas e fóruns de debate. "As artes cênicas estão em festa", diz o presidente da APAC Cristiano Fernandes. Sem dúvida!
 
Confira a programação completa em nossa seção TEATRO.
 

Publicado por: Alexandre Silveira


 
 



10 Fev 2015

Vinil remixado

Publicado em Cultura as 17h47





Bruno Niggas e Caio Formiga (São Paulo); Marcello MBgroove e Tuta Discotecário (Rio), Pedro Paiva (Juiz de Fora) e Luiz Valente (Belo Horizonte) se reuniram com uma proposta: garimpar discos pelas ruas, lojas e praças do país, fazendo um recorte da música mineira independente. Daí surgiu o coletivo de DJs Vinil é Arte que lança seu LP de estreia nesta quarta-feira (11), com novas versões para oito composições de artistas contemporâneos de Minas Gerais.
Foto: João Paulo de Oliveira
“Devido à qualidade e diversidade da cena atual na música independente de Minas Gerais, compor o álbum exigiu muita dedicação do coletivo, tanto na escolha do repertório, quanto na elaboração do conceito do disco. Assim, ao criar novas versões para músicas, foi preciso cuidado e atenção com a abordagem dos remixes. Fomos brindados para tanto, pela confiança dos artistas envolvidos, que entregaram suas músicas aos cuidados do coletivo. O resultado dessa soma é uma visão da cena cultural mineira em um disco produzido para circular nos lugares onde se valoriza a cultura do vinil e a boa música”, destaca o DJ Pedro Paiva.
A gravação e quatro apresentações de lançamento, em Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo, são um projeto patrocinado pelo edital mineiro do programa Natura Musical. A edição é limitada a mil bolachões, e todas as músicas, remixadas, serão distribuídas livremente no formato mp3. Em Juiz de Fora a estreia acontece nesta quarta, às 22h, no Bar fábrica.

Publicado por: Talita Scoralick


 
 



26 Jan 2015

E o Oscar foi para?

Publicado em Cultura as 07h00





Você se lembra quais foram os ganhadores do careca dourado neste século? Confira nos trailers abaixo:

2014

2013

2012 

2011 


2010

2009

2008

2007

2006

2005


2004

 

2003

2002

2001

Publicado por: Alexandre Silveira


 
 



15 Jan 2015

Audiovisual na praça

Publicado em Cultura as 14h30





Durante uma semana, aproximadamente 35 mil pessoas se reúnem numa pequena cidade histórica para respirar a cultura audiovisual. Com oficinas, debates, seminário, exposições, lançamento de livros, cortejo da arte e a exibição de 100 filmes em pré-estreias nacionais e mundiais,  a Mostra de Cinema de Tiradentes chega à sua 18ª edição consolidada como a maior plataforma de lançamento do cinema brasileiro independente,  inaugurando o calendário audiovisual do país em 2015 com a programação entre os dias 23 e 31 de janeiro.
E a apenas 150km de JF, o evento é destino de vários juiz-foranos que desembarcam na cidade.
Lucas Duarte vai pela primeira vez. "Sou doido com Tiradentes e por cinema e o filme de uma amiga minha foi selecionado pra mostra, então vou pra prestigiar. Ouvi excelentes recomendações do festival e acredito que este seja um dos mais importantes do país".
Carol Caniato também faz estreia no festival. Mestranda em Comunicação Social, ela é diretora do curta "Marx Pode Sair", que vai passar na Mostra Cena Mineira.  "Vai ser a segunda exibição do filme, que ganhou o prêmio incentivo do Primeiro Plano. A mostra sem dúvidas conquistou um espaço muito importante no cenário nacional. Há anos ouço falar dela. Acho um privilégio para os produtores da região terem um festival preocupado com o que tem se produzido por aqui, ainda mais por conta da visibilidade que tem. Pra nós vai ser uma experiência maraviilhosa ver nosso filme exibido lá. Estamos muito felizes com a conquista!", comemora.
Uma das atrizes do curta "Marx pode sair", e roteirista do infantil "Sansão", Analu Pitta participa do festival desde 2009. "É incrível ter a oportunidade de assistir curtas e longas metragens nacionais que raramente chegam aos cinemas de Juiz de Fora; Além disso, é revigorante entrar em contato com quem, assim como eu, está batalhando para fazer cinema hoje, no país. Sempre volto dos festivais com a sensação muito gostosa de que sim, vale a pena fazer filmes, sempre e sempre. Essa edição é ainda mais especial para mim porque, pela primeira vez, filmes nos quais participei serão exibidos. Eventos como o festival de Tiradentes são cruciais para a produção de cinema na região: um espaço realmente interessante para exibir seu filme, para debater, para ver as pessoas vendo algo que começa tão íntimo, é empolgante, é o que sustenta, em muita gente, a vontade de persistir fazendo filmes de maneira independente", conta.
Fotos: Divulgação evento
Oferecida gratuitamente, a 18ª edição homenageia a atriz Dira Paes. Na abertura, será exibido o longa-metragem inédito "Órfãos do Eldorado", em que Dira atua sob direção de Guilherme Coelho em adaptação do romance do autor amazonense Milton Hatoum. Confira mais detalhes clicando aqui.

Publicado por: Talita Scoralick


 
 



07 Jan 2015

Ávidos por leitura

Publicado em Cultura as 14h00





Ler mais está em grande parte das listas de resoluções de Ano Novo. Nem sempre é fácil, mas muitas pessoas prometem ler um, dois ou até mais livros por mês. Até o Zuckerberg se comprometeu a ler um livro a cada 15 dias. Por isso, no Dia do Leitor (07 de janeiro) conversamos com alguns apaixonados por leitura para aprender dicas e finalmente conseguir cumprir a promessa em 2015.

Marianna Leão leu 114 livros em 2014. Todo ano, ela faz uma aposta com o namorado. "Eu leio 100 livros e ele me dá livros, ou se eu perder, dou a última versão do jogo que ele gosta que sai no fim do ano. Mas nunca perdi! Eu tenho um perfil no Skoob, uma rede social de livros. Nela você consegue acompanhar a sua meta anual e a velocidade com a qual você lê. Mas nunca foi feito nenhum planejamento muito rígido. Do tipo 'tenho que ler x livros por semana'. Eu deixava a coisa rolar e ficava sempre atenta à data", conta a jornalista. "Esse ano quero alcançar a marca de 120, e conseguir manter esse desafio anual para sempre. Não consigo imaginar minha vida sem a leitura", reforça.
Imagem: divulgação
Luciana Laurindo já começou 2015 cheia de livros na prateleira. "Ganhei nove de natal e esse ano já tenho uns 20 comprados e tenho alguns desejos ainda. O número de leitura depende do ritmo da faculdade e dos estudos. Ler é uma forma de me ausentar às vezes. Fugir um pouco da loucura do dia a dia. E consequentemente uma forma de aprendizagem. É realmente um mundo paralelo".
Aline Mantovani costuma colocar data nos livros que começa a ler. "É uma mania. Em média, leio dois livros por mês, fora os da minha área", conta a estudante de Direito, que ainda vive rodeada de artigos e doutrinas. "Tô terminando um agora em 2015 e já tô com outro pra ler. Estou sempre lendo e sempre que termino um eu pego outro pra ler. É algo meio sistemático", conclui.
 
E você, costuma ler com qual frequência? Conta pra gente!

Publicado por: Talita Scoralick e Vinícius Barreto


 
 



1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | Próximo

Publicidade

GERMAN

Twitter

Publicidade

Powerline
ONLINE TV Mídia Interna e Externa
VISTA GRAF
André Pavam

Coluna do Dia - 13/02/2016

13 de fevereiro de 2016
+ ver todas as edições
Food 4 Fit
Só o Vianna Tem


    @ZineCultural