Zine Cultural - 11 Anos

Publicidade

SANTA CRUZ SHOPPING
ZINE 15 ANOS

08 Mar 2014

Um futuro promissor

Publicado em ZiNews as 10h00





No Dia Internacional da Mulher, convidamos jovens juiz-foranas que vêm conquistando seu espaço no mercado de trabalho e se destacando em suas profissões para falarem sobre o que ainda falta ser conquistado entre as mulheres.

Para a empresária e modelo Karina Cruz,as mulheres ainda são vistas como o sexo frágil, característica perdida há anos com a “sina” de ser mãe, dona de casa, esposa e trabalhadora. “Para tirar esse estereótipo, precisamos assumir lugares que são nossos, não por exclusividade, mas por mérito. Acho que falta a conquista do tempo, ter tempo pra si, sem culpa. Falta parar de tentar dar conta de tudo e dar conta de si mesma primeiro, no seu próprio tempo.”

Amanda Britto, também empresária não se deixa intimidar por insinuações preconceituosas. “Não consigo imaginar um mercado de trabalho em que a mulher não está inserida. Não digo isso por nossas habilidades particulares e diferentes das masculinas, mas por ser um direito tão natural e simples que me faz pensar como, durante tanto tempo, não tivemos esse espaço. É claro que ainda existem pessoas que estranham quando uma mulher ocupa um cargo de liderança, mas eu amo o que faço e pretendo continuar fazendo com qualidade, buscando a excelência sempre e trazendo retorno para o meu cliente. Minha profissão é minha prioridade porque com ela posso me sentir realizada e ajudar outras pessoas a realizar os próprios desejos.”

“É importante ficarmos atentas, no entanto, para as contradições que, infelizmente, ainda permeiam essas conquistas, isto é, se já estamos no mercado de trabalho, ainda recebemos salários menores que aqueles dos homens e as mulheres ainda são minoria em profissões como as diversas engenharias, por exemplo. O que eu pretendo, como jovem mulher e feminista, é aproveitar o espaço que já foi conquistado pela luta de outras mulheres, e buscar a quebra, na vida cotidiana, de noções ainda vigentes que insistem em limitar as mulheres”, revela a jornalista Analu Pitta.

A fotógrafa Amanda Coutinho ainda reforça: “o muito que já foi conquistado pelas mulheres tende a gerar uma sensação ilusória de igualdade, como se a ‘guerra’ já estivesse ganha, mas na prática, trazendo essa análise pro nosso dia a dia, vemos que muito ainda precisa ser feito. A mulher ainda sofre com coisas muito primárias como assédio nas ruas, desigualdade profissional, muitas são subjulgadas em casa, são vítimas de piadas no trânsito... (lista infinita) e na minha opinião a dificuldade em vencer essas situações diárias está no pensamento socialmente enraizado de que tudo isso é ‘normal’. Essa mudança profunda de pensamento, deve partir principalmente das próprias mulheres, para assim alcançarmos uma real igualdade.”

O Zine Cultural deseja um Feliz Dia Internacional da Mulher a todas que fazem parte diariamente da nossa história!

Publicado por: Redação


  Imprimir Página Comentários Indique a um amigo
 



05 Mar 2014

Para curar a ressaca

Publicado em ZiNews as 13h42





Quarta-feira de cinzas, hora de voltar ao batente depois de cinco dias de folia.

Se você precisa começar, de verdade, o ano agora, mas ainda tá sentindo os efeitos colaterais da farra, se liga nas dicas nada convencionais que separamos para você:

1) Continue bebendo.

Você certamente já ouviu a galera dizer por aí que pra curar a ressaca nada melhor que beber de novo, né? Então vamos lá! Pega sua caneca do bloco do final de semana e manda ver.

2) Plante bananeira.

Não dizem que a bebida sobe muito rápido? A forma mais lógica de fazê-la descer, então, é se arriscar nas acrobacias.

3) Misture Coca-Cola e café.

A melhor forma de ficar ligadão depois de horas mal dormidas (e ainda dá pra incluir um chá nessa lista, caso você deseje incrementar a receita!).

4) Banhos de água fria.

A água gelada ajuda a ativar a circulação sanguínea e, com pouco minutos embaixo do chuveiro, você já vai se sentir outro.

5) Cama, travesseiro e edredom.

Se você tá com aquela ressaca da brava, com certeza deve ter dormido muito pouco nesses dias de folia... Então #partiucama! Aproveita que o final de semana já tá chegando e dá uma hibernadinha!

Agora, se nada disso der certo, faça o seguinte:

Beba bastante água (muitas vezes a dor de cabeça do dia seguinte é desidratação causada pelo álcool); tome pílulas ou efervescentes, pois ajudam a combater a dor de cabeça; coma bem, evite gorduras e comidas pesadas e se jogue nas frutas, além de leves, são ótimas para repor nutrientes perdidos.

Publicado por: Redação


  Imprimir Página Comentários Indique a um amigo
 



04 Mar 2014

Hits chiclete

Publicado em ZiNews as 10h00





O Carnaval é aquela época propícia para o lançamento de novas músicas e artistas, em qualquer lugar do país. Como todos estão em ritmo de festa, pensando em curtir a vida, emplacar uma música para esses quatro dias de folia é sinônimo de sucesso! Por unanimidade, Lepo Lepo - do Psirico - é a música do Carnaval 2014. Não tem uma pessoa, em qualquer canto desse Brasil, que ainda não conheça o gingado da canção e repetiu o refrão, mesmo que involuntariamente, algumas milhares de vezes. Agora, qual foi a música chiclete de cinco anos atrás? Se liga nessa restrospectiva especial do Zine Cultural com as músicas chiclete dos últimos dez carnavais!

Há dez anos atrás, a música que ditou a folia de 2004 vem de uma representante do estilo conhecido como samba-reggae: Margareth Menezes. A canção Dandalunda embalou os foliões daquele ano e deixou a galera pulando "bem pertinho da entrada do beco".

Avançando no tempo, em 2005, a campeã de execuções em rádios, televisões, trios elétricos, carros de som, celulares e demais aparelhos é de uma das mais tradicionais bandas do Carnaval de Salvador. Chiclete Com Banana embalou esse carnaval com o hit 100% Você e mostrou pra todo mundo que eles "já estavam ficando loucos" com tantos chicleteiros pulando carnaval.

Chegando no ano de 2006, o hit do carnaval continuava vindo da Bahia... O Asa de Águia, nascido na década de 80, deu o tom da folia com a música Quebra Aê e mostrou que não se esquece dos parceiros de carnaval, já que tem "Babado lá, Chiclete aê, Ivete cá, Olodum Pelô, Dodô e Osmar e Timbalada no gueto".

Em 2007, o famoso "Sou praieiro, Sou guerreiro" embalava o carnaval. As mãozinhas pra cima ainda estão presentes em micaretas por todo Brasil até hoje. Pra quem quer o "Rio de Janeiro nos tempos de paz" ou "as meninas de Minas Gerais" é só da play na música do Jammil.

Saindo do axé, vamos até o funk. Quem curte carnaval e nunca tentou dançar créu na velocidade 5, não manja dos paranauê. Mc Créu comandou a lista de sucessos de 2008. "Vou confessar a vocês que eu não consigo a número 5, heim?".

Em 2009, mais uma vez Ivetinha nossa rainha do axé. "Vai buscar Dalila" foi a música que ecoou na cabeça dos foliões por semanas.

2010 foi ano de copa. Aposto que você não se lembra do campeão daquele ano, mas com certeza se lembra do "rebolation". Ningúem ficava parado na hora que o Parangolé anunciava "Bota a mão na cabeça que vai começar..."

2011 foi a vez dos heróis aparecerem. "Liga da justiça" tocou, em média, umas cinco vezes por festa. Carnaval ta aí "e agora só tem um saída..."

O sertanejo também tem lugar na nossa seleção. "Eu quero tchu, eu quero tchá" encabeçou a lista de mais tocadas em 2012. Especialistas tentaram explicar o motivo de tantos foliões querendo "thcu e tchá", mas foram infelizes.

Em 2013, eis que ressurge o funk. Naldo (agora Naldo Benny) colocou "Amor de chocolate" como o hit do ano passado. O canaval não foi mais o mesmo depois que iniciavam alguma frase com "vodca..."

Depois desse banho de cultura, achamos que agora você até conseguiu tirar o Lepo Lepo da cabeça. Ou não?

Publicado por: Redação


  Imprimir Página Comentários Indique a um amigo
 



01 Mar 2014

Assiste aí! #8

Publicado em ZiNews as 14h00





Para começar em clima de beijinho no ombro folia, tem o vídeo #VergonhaAlheia de conscientização da prefeitura do Rio, com a nossa musa inspiradora, Valesca Popozuda. Diversão na certa.

O segundo é uma resposta à aposta do carnaval de 2014, o famoso Lepo Lepo. O vídeo sem efeitos e edição, da jovem Amanda Valverde, já tem mais de um milhão de visualizações.

E por falar em jovem, outro vídeo que chamou atenção nesta semana foi o do bebê prodígio que já nasce conectado nesse filme da MTS Internet. #SadButTrue

Mudando de assunto, vamos falar da queridinha GoPro. Nesse incrível vídeo, ela foi instalada no bico de um pelicano e mostra, de uma perspectiva bem diferente, a ave em um voo.

Pra terminar, não poderíamos falar de outra coisa a não ser Oscar. Na expectativa de quem vai levar a estatueta em 2014, o cineasta Nelson Carvajal criou uma compilação com os filmes vencedores de Melhores Efeitos Especiais desde 1977, ano em que a categoria foi criada, até 2013.

A próxima semana promete ainda mais vídeos incríveis com as repercussões do carnaval e do Oscar, heim?

Façam suas apostas!

Publicado por: Redação


  Imprimir Página Comentários Indique a um amigo
 



27 Fev 2014

O que tem na mala?

Publicado em ZiNews as 17h02





Uns preparam fantasias, acessórios e abadás, outros preparam mantimentos e destilados e tem ainda os que separam biquini e roupas confortáveis. Fato é que, com o carnaval, todo mundo arranja um jeito de aproveitar e fazer aquilo que gosta no feriado. Por isso, perguntamos a juiz-foranos o que eles colocaram nas malas para esses quatro dias de festa.

Alice Bettencourt não poupou adereços. Ela vai passar o carnaval no Rio e pretende curtir os blocos do "Sargento Pimenta",  "Bangalafumenga" e "Me beija que eu sou cineasta". Na mala, as fantasias de Alice no país das maravilhas, pirata e palhaça, com saia que ela mesma criou neste link aqui!

Já a nossa intrépida apresentadora Sula Miana vai aproveitar o mais legítimo dos carnavais. Isso mesmo, na Bahia de todos os santos! Na mala, ela carrega muitos biquinis, shorts, protetor solar e make pra arrasar no Camarote Salvador. #Phyna, né?

E como Carnaval é tempo de curtir com os amigos, tem aqueles que já vão super preparados, levando um estoque de bebidas. Henrique Bacaglini curtirá a folia em Visconde do Rio Branco, junto com os amigos, e tá ostentando teor alcoolico na mala! 

O músico Felipe Reis está do outro lado dessa curtição. Em cima dos palcos, ele trabalha enquanto os foliões aproveitam ao som de suas músicas. Na mala dele tem roupas, partituras, e seu instrumento de trabalho que não poderia ficar de fora, o trompete. 

A mamãe Marcela Rosa vai aproveitar o feriadão de carnaval para visitar a família. Ubá e Cataguases são as novas cidades para o filhote Manoel conhecer. Além de fraldas, mamadeiras e chupetas, a mala mais fofa da sessão se completa com o próprio Manolo. 

Publicado por: Redação


  Imprimir Página Comentários Indique a um amigo
 



Anterior | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | Próximo

Publicidade

GERMAN

Twitter

Publicidade

Santa Cruz Shopping
André Pavam
Gráfica Visual Art
VISTA GRAF
VISTA GRAF

Coluna do Dia - 02/08/2014

02 de agosto de 2014
+ ver todas as edições
    @ZineCultural