Entrar
Clique aqui para entrar

3º Festival Gastronômico Sabores da Serra @ Ibitipoca - Zine Cultural

Set
21
2018

3º Festival Gastronômico Sabores da Serra @ Ibitipoca/MG



O objetivo é a valorização dos produtos da terra e as tradições gastronômicas da região.


Ingressos

Nos eventos que oferecem a possibilidade de ingressos "meia-entrada", é necessário comprovar a condição com documentação específica.

EVENTO JÁ REALIZADO


 

Do dia 21 a 23 de setembro, a Rede Ibitipoca Turismo & Hospitalidade realiza a 3ª edição do Festival Gastronômico da Serra, em Ibitipoca/MG. O objetivo é a valorização dos produtos da terra e as tradições gastronômicas da região, ao resgatar as raízes da culinária mineira dentro do moderno conceito nacional. O evento tem como tema "Brasilidade entre serras - Porco, milho & cachaça" e será aberto a todo público, na Praça de Eventos de Ibitipoca, em frente à Escola Municipal Padre Carlos. 

 

 

O Festival Gastronômico Sabores da Serra foi lançado pela Rede Ibitipoca Turismo e Hospitalidade em 2015, em parceria com a Prefeitura de Lima Duarte (MG).  Nesta terceira edição, a programação conta com aulas-show com instrutores do SENAC e cozinha ao vivo com chefes convidados, Cozinha da Criança, bar do Mr. Tugas, Cantinho da Cachaça, demonstração do Queijo Minas Artesanal Região Serras do Ibitipoca, opções gastronômicas, além de exposição do Atelier de Cerâmica Adriana Lopes, Samauma Marcenaria e Mestre Cuca Bacana Roupas para Gastronomia.

 


Via Venetto | Foto: Romeu Delmonte.

 

Programação:


• Homenagem às Senhoras de Ibitipoca.

• Mazim Mendonça com o show "O gaiteiro bom"



 

• Duo carioca Alacantos (Laura Gabriela & Tauã de Lorena)



 

• Duotrio Ibitipoca



 

• Neli Aquino (apresenta "Butina, uma palhaça na cozinha")


 

• Jessica Melo (Dança tribal fusion)

 

 

Pratos harmonizados com cerveja artesanal


Treze restaurantes de Conceição de Ibitipoca e Lima Duarte criaram pratos especialmente para o 3º Festival Gastronômico da Serra, que resgata e valoriza receitas de família, com o sabor que só a culinária mineira tem. Todos os pratos foram harmonizados pelo "beer sommelier" Hugo Siqueira, com a cervejaria oficial do evento Mr. Tugas, e permanecerão nos estabelecimentos até o dia 21 de outubro. Confira a relação dos restaurantes, pratos e harmonizações:
 

CONCEIÇÃO DE IBITIPOCA


• ALTO DOS MANACÁS

Prato: Medalhão de Truta (Dois medalhões de truta recheados com queijo e molho de queijo (com alcaparras, castanha ou champignon. Acompanha batatas ao forno, arroz e salada.)

Harmoniza: Mr. Tugas Weiss Bier


• CASA DA ROÇA

Prato: Bodas Mineiras (Costela assada marinada na cachaça. Acompanha arroz branco, farofa de milho com maçã e cebola e jilogrete.)

Harmoniza: Mr. Tugas IPA


• CLEUSA’S BAR E RESTAURANTE

Prato: Pedra Furada (Linguiça suína sobre angu de milho branco, couve orgânica refogada e geleia de cachaça. Acompanha arroz com cúrcuma e pimenta rosa.)

Harmoniza: Mr. Tugas Belgian Blond


• DAIGO-JI

Prato: Combinado Caipira (Huramaki de salmão negro com cream cheese de milho, Haruhot de linguiça de porco, Joe especial com bacon agridoce e cachaça, Sashimi de salmão negro e Niguiri de lombo.)

Harmoniza: Mr. Tugas Double Red


• IBITILUA

Prato: Costela da Lata (Costela suína confitada e armazenada na lata com gordura. Acompanha arroz branco, purê de abóbora, angu de queijo, couve refogada e feijão vermelho.)

Harmoniza: Mr. Tugas IPA


• PIZZARIA SERRA NOSTRA

Prato: Pizza Sabor de Minas (Massa e molho de tomate caseiros, mussarela, filezinho suíno flambado na cachaça, crocante de bacon, cebola caramelizada, pimentão vermelho, lascas de queijo parmesão e toque de alecrim.)

Harmoniza: Mr. Tugas Red Ale


• RANCHO DO QUEIJO

Prato: Essência do interior à moda rancheiro (Linguiça de porco caipira grelhada no molho de cachaça. Acompanha molho de parmesão, broa de fubá com queijo regada com melado de cana de açúcar.)

Harmoniza: Mr. Tugas Wit Bier


 • TIA TÔNICA

Prato: Lombada (Lombo suíno recheado com linguiça calabresa, assado no bafo, com molho madeira e toque de alecrim.)

Harmoniza: Mr. Tugas Imperial Stout

 

• VARANDAS'S

Prato: Costela caipira (Costela assada à  ibitipocana, acompanha angu e torresmo, além de outras delícias servidas em panelas de pedra, dispostas sobre fogão a lenha).

Harmoniza: Mr. Tugas Belgian Blonde

 


• VIA VENETTO - SERRA DO IBITIPOCA HOTEL DE LAZER

Prato: Stinco de porco com polenta cremosa (Canela de porco flambada na Grappa Casa Valduga e polenta cremosa.)

Harmoniza: Mr. Tugas Weiss Bier

 


Rancho do Queijo | Foto: Romeu Delmonte


LIMA DUARTE


• CASINHAS TURISMO RURAL

Prato: Carne da Vovó (Carne de porco na gordura e angu. Variedade de acompanhamentos servidos à vontade no fogão a lenha).

Harmoniza: Mr. Tugas Red Ale

 


• IMPARCIAL AÇOUGUE GOURMET PETISQUERIA

Prato: Pura Tradição (Linguiça suína artesanal flambada na cachaça, servida com queijo coalho e farofa crocante, acompanhada de molho de azeite balsâmico com goiabada).

Harmoniza: Mr. Tugas Double Red


• TANAKA

Prato: Comida típica mineira (Buffet self-service de autêntica comida típica mineira, com variedade de saladas, carnes e churrasco.)

Harmoniza: Mr. Tugas Premium Pilsen

 


 

O Zine Cultural não se responsabiliza por alterações de última hora efetuadas na programação deste evento sem comunicação prévia à redação.
Publicidade

Você também pode gostar!

Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!

Publicidade