No dia 07 de fevereiro, o Carnaval 2018 de Juiz de Fora recebe uma programação em dose tripla na Praça Antônio Carlos. As festividades começam às 18h, com a apresentação da Bateria do Bloco Arrastão do Samba. Depois de fazer soar cerca de 70 tambores no Calçadão da Rua Halfeld no último dia 1°, junto com a multidão que seguiu o cortejo, o Ingoma volta ao Corredor da Folia. Dessa vez, o grupo Rita Benneditto, cantora maranhense que é um expoente da música afro-brasileira.
Ingoma em Juiz de Fora (Foto: divulgação)
Lucas Soares, músico, compositor, arranjador e coordenador do Ingoma, a participação de Rita Benneditto é um reconhecimento ao trabalho artístico e de pesquisa do grupo, que, pelo segundo ano consecutivo, traz para o carnaval de Juiz de Fora um artista de grande relevância para o cenário da cultura e da musicalidade afro-brasileira (no ano passado, o convidado foi o músico Maurício Tizumba).
Rita Benneditto (Foto: divulgação)
Lucas Soares também destaca o papel da artista como referência de pesquisa da música popular de matriz afro-brasileira, repaginando-a e mesclando, harmonicamente, a ancestralidade com a modernidade — como já desvela o próprio título de um de seus discos mais conhecidos, o “Tecnomacumba”, fruto do show homônimo cujo projeto completa 15 anos em 2018.
Ingoma em Juiz de Fora (Foto: divulgação)
No show do dia 07, o público pode esperar um repertório marcado por músicas conhecidas do cancioneiro popular brasileiro, em releituras que trazem consigo essa mistura da pesquisa do grupo sobre os ritmos da tradição e do congado. Dentro desse repertório, estarão também músicas conhecidas da carreira de Rita Benneditto, tanto escolhidas pelo grupo quanto pela própria artista.
Ingoma em Juiz de Fora (Foto: página oficial do Ingoma no Facebook)
Quer ter informações sobre outros eventos de Carnaval pela cidade? Clique AQUI e acesse nosso Guia do #Carnaval2018 em JF!
Os pilares do Grupo Ingoma são a educação musical, cultura, corpo e arte. O coletivo se dedica aos estudos da manifestação artística de ritmos mineiros, com foco principal na tradição do Congado. A "Caixa de Folia" ou "Tambor Mineiro" compõe a instrumentação necessária para a elaboração dos ritmos e levadas, complementada pelos pantagomes e gungas. A cantora maranhense Rita Benneditto acompanha o Ingoma e adiciona à apresentação sua longa experiência nos palcos do Brasil afora!
