No dia 25/04 (quinta-feira), começa os Encontros de Educadores no Museu de Artes Murilo Mendes (MAMM) de 2019, iniciativa que já está no seu 5° ano. A proposta é reunir educadores, estudantes de arte e demais interessados em abordagens não-formais de educação. Quem abre a edição deste ano é a arte-educadora Horrana de Kassia Santoz, que representa o Museu de Arte de São Paulo (MASP).
• Inscrições pelo e-mail: educativomamm@gmail.com.
Click de uma ação educativa realizada no MASP (Foto: divulgação)
Em sua demonstração, Horrana apresenta algumas ações pedagógicas do museu paulista. Ela esclarece como sãos feitos os processos de pesquisa e concepção das atividades, baseado em sua experiência nos ciclos de Histórias Afro-atlânticas (2018) e de Histórias das Mulheres, Histórias Feministas (2019). Além disso, a educadora aborda como é realizada a curadoria de um projeto audiovisual da instituição que, desde 2018, exibe trabalhos de artistas de diferentes nacionalidades. A mostra promove a reflexão sobre descolonialidade, diáspora, liberdades e identidades negras.
Horrana de Kassia Santoz (Foto: divulgação)
Horrana de Kassia Santoz é graduada em Licenciatura em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente, trabalha com o desenvolvimento de novas práticas educativas em museus e espaços culturais como arte educadora, mediadora, pesquisadora, assistente de produção e curadora. Desde 2017, atua no Núcleo de Mediação e Programas Públicos do MASP.
O Museu de Arte de São Paulo reúne arquivo de mais de 10 mil obras. O acervo abrange arte africana, das Américas, asiática, brasileira e europeia, desde a Antiguidade até o século 21, incluindo pinturas, esculturas, desenhos, fotografias e roupas, entre outros. Sua coleção conta com obras de Van Gogh, Monet, Candido Portinari, Anita Malfatti e mais. (Foto: Instagram)
