Zine Cultural
Entrar
Voce está em: Zine Cultural > Agenda > Eventos > Mostra Trabalhadores @ Forum da Cultura

Eventos

15
Mar
Qua | 2017

Mostra Trabalhadores @ Forum da Cultura

Com 67 peças de estatuária feita em barro e cerâmica.
Evento já realizado
Entrada franca
(32) 3215-3850
Exposição
Livre
Forum da Cultura

 

Durante o mês de março, o Museu de Cultura Popular do Forum da Cultura da UFJF recebe a exposição "Trabalhadores". A mostra é uma representação do trabalho sob o ponto de vista do artesão brasileiro e português, e traça o caminho do rural ao espaço urbano. São 67 peças de estatuária feita em barro e cerâmica. O púlico pode visitar de segunda a sexta feira.



Foto: divulgação

Os pequenos bonecos em barro cru ou pintado demonstram as habilidades dos artistas encontrados em feiras nordestinas ou em estabelecimentos dedicados à cultura popular. O olhar sobre o camponês, que tira sua subsistência de um trabalho especializado, promove uma ligação com o meio geográfico onde ele habita. Assim, a exposição tem o pescador das margens do São Francisco; o lenhador que retira da natureza o material para execução de movelaria, cercas e combustível para fogueiras e fogão; e o agricultor que vende seus produtos em feiras livres.



Foto: divulgação


Do conjunto, destacam-se peças em cerâmica portuguesa pintada com brilho especial, feita por artistas lusitanos, representando militares da cavalaria. A mostra possui também as profissões urbanas, com destaque aos profissionais da saúde, como dentistas, médicos e veterinários. Em pequenas representações, há ainda o jornalista e a secretária.



Foto: divulgação


A arte está representada por um conjunto de cantores dirigidos por um religioso sentando diante de um órgão e circundado por uma orquestra de pequenos frades e freiras. A música regional está assinalada pelos profissionais das bandas de pífaros, tão comuns no nordeste brasileiro, além dos músicos que animam as bandas de forrós, nos bailes perfumados, nas terras de Lampião.



Foto: divulgação
 

As profissões tidas como femininas em pequenos centros são representadas pelas rendeiras tecendo seus produtos em almofadas de bilros, e a costureira que executava seu trabalho sendo chamada de modista. A guerreira do lar tem representação nas atividades laborais dos afazeres domésticos como a cozinheira, a passadeira e a mulher que faz biscoitos para vender. A ordenha de leite é representada na obra de Josefina Tristão Magalhães, mostrando a importância do trabalho que marca o estado de Minas Gerais como grande produtor de leite. O conjunto retrata um Brasil que dignifica o trabalhador brasileiro.



Foto: divulgação

O Zine Cultural não se responsabiliza por alterações de última hora efetuadas na programação deste evento sem comunicação prévia à redação.

Mais agenda

Mais eventos
Publicidade

Local

Precisa entrar em contato com alguma casa noturna, restaurante, bar ou hotel? O Zine pode te ajudar com o cadastro dos locais!

encontre o que você procura:

ZINECULTURAL NO INSTAGRAM

Publique sua foto no Instagram com a hashtag #ZineCultural e apareça aqui!

Publicidade

ZINE MANIA NA BAGAGEM

Publicidade

Zine Shop

Imóveis em destaque


(32)4009-8611