Durante o primeiro semestre de 2019, o Museu Mariano Procópio expõe, na primeira sala do prédio, curiosidades sobre a matriarca da família Ferreira Lage, Maria Amália. Por meio, dos itens que pertenciam a ela, juntamente com a reprodução de um de seus vestidos, será possível conhecer alguns de seus costumes, tal como o perfil das mulheres do século 19. Dentre os itens, reproduções fotográficas, louças pintadas a mão, documentos e uma das correspondências trocadas com a princesa Isabel. As visitações são de terça a sexta-feira, entre 10h e 17h!
A proposta desta nova exposição iniciou em uma pesquisa acadêmica realizada na instituição. Após a tese de doutorado defendida na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), onde a professora Andrea Portela identificou mais de cem indumentárias masculinas, femininas e fardamentos que integram o arquivo do Museu, surgiu o interesse no estudo sobre um vestido pertenceu a Maria Amália, sendo o objeto de estudo para o projeto de iniciação científica.
O trabalho desenvolvido por Andrea e suas alunas ganhou destaque em um ensaio fotográfico feito no Museu. Através da equipe do Departamento de Acervo Técnico (DAT), foi organizada a exposição “As diferentes facetas de Maria Amália Ferreira Lage (1834/1914), que apresenta ao público curiosidades sobre a esposa de Mariano Procópio”.
