Entrar
Clique aqui para entrar

Lançamento do livro 'Devassas e 'mal-procedidas'' - Zine Cultural

Abr
26
2018

Lançamento do livro 'Devassas e 'mal-procedidas'' @ Livraria Leitura



A autora Lisa Batista de Oliveira explora as relações de poder cristãs, escravistas e patriarcais que permearam as relações de gênero nas minas Gerais do século XVIII.


Ingressos

Nos eventos que oferecem a possibilidade de ingressos "meia-entrada", é necessário comprovar a condição com documentação específica.

EVENTO JÁ REALIZADO

No dia 26 de abril, Lisa Batista de Oliveira lança o livro "Devassas e 'mal-procedidas': prostituição, concubinato e vivência religiosa nas Minas Gerais do século XVIII", na Livraria Leitura, a partir das 18h. Mestre em História, a autora explora as relações de poder cristãs, escravistas e patriarcais que permearam as relações de gênero, conduzindo à submissão sexual das “mal-procedidas” que se entregavam aos prazeres sensuais.

 

 

Escravas e libertas, ao se relacionarem intimamente com homens brancos, subverteram os padrões hierárquicos da sociedade escravista das Minas Gerais do século XVIII, o que deslocou as relações de dominação e criou poderes informais femininos definidos como contrapoderes ilícitos, fundamentados na sedução que proporcionavam uma existência mais livre. Estratégia advinda dos tempos do cativeiro, o “mau uso de si” inseria-se profundamente em uma tradição cultural efetivada pela prática social de mulheres forras. Brancas pobres, sem dotes, que não atuavam na preservação da propriedade de ricos senhores de escravos, também criaram táticas de resistência por meio dos “tratos ilícitos”.
 


 

O Zine Cultural não se responsabiliza por alterações de última hora efetuadas na programação deste evento sem comunicação prévia à redação.
Publicidade

Você também pode gostar!

Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!

Publicidade