Entrar
Clique aqui para entrar

Literatura @ MAMM - Zine Cultural

Out
25
2019

Literatura @ MAMM



Palestras, peças teatrais, sarau e visitas mediadas fazem parte do evento de Literatura no MAMM. Confira a programação dos dias 25/10, 26/10 e 27/10.


Ingressos

Nos eventos que oferecem a possibilidade de ingressos "meia-entrada", é necessário comprovar a condição com documentação específica.

EVENTO JÁ REALIZADO

Nos dias 25/10, 26/10 e 27/10 (sexta, sábado e domingo) tem Literatura no MAMM, uma programação especial com palestras, peça teatral, apresentação musical, visitas mediadas, sarau e outras atrações. Confira a programação.

 

Dia 25/10 (sexta)


•Visita Temática a Biblioteca “Murilo Mendes: Tradição e Memória”: Os visitantes do dia poderão conhecer a Biblioteca do MAMM e saber sobre a vida e a obra de Murilo Mendes.

 

•13h -19h - Feira Gráfica MAMM: Dezoito artistas comercializam seus trabalhos em uma feira que acontece no jardim interno do MAMM.

 

•15h - Palestra  de Cláudio Fajardo “Publicações Independentes: Design editorial e Expressão Gráfica”: O professor Cláudio Fajardo, do Instituto de Artes Design da UFJF, fala como publicações de fora do circuito comercial guardam um conteúdo autoral acentuado e composições gráficas elaboradas, que exploram diferentes técnicas artísticas, como xilo, lito e fotogravura.

 

     
Foto: Cláudio Fajardo (Foto: Divulgação)    

 

•19h - Lançamento de “O Verbo e o Verso: uma leitura de Tempo e Eternidade”, de Edson Munck 

Fruto da dissertação de mestrado, a obra apresenta uma interpretação da obra Tempo e Eternidade, livro de poesias de Murilo Mendes, publicado em coautoria com Jorge de Lima. A tese de Munck é que a faceta religiosa de Mendes não é um aspecto acidental, mas um elemento fundante de sua filosofia poética, em que a poesia é o elemento restaurador da realidade. 

O lançamento contará ainda com  uma sessão de declamação de poesia por Cássia Araújo, e apresentação de dança dos bailarinos Nícolas Glanzmamm e Júlia Couto. 

 


Edson Munck (Foto: Divulgação)

 

Dia 26/10 (sábado)


•9h30 - Matinada Poética - União Brasileira dos Trovadores 

A União Brasileira de Trovadores - Seção Juiz de Fora apresenta um sarau com apresentação de trovas e músicas, além de ensinar ao público a técnica trovadoresca, que animou a cultura popular brasileira. 
 

•14h30 - Visita Temática “A poética entre o ver e o ler - As obras de arte e o laboratório para a poesia” 

Aberto para visitação no sábado, o . Com uma mediação especial do restaurador Valtencir de Almeida, os visitantes conhecem o Laboratório de Conservação e Restauração de Pintura com algumas obras do acervo do MAMM, e também aprendem sobre como a criação literária  de Murilo Mendes  buscava um diálogo com a imagem visual.

 

•14h30 - Oficina “Histórias que encantam” - Contação de Histórias (Margareth Marinho) 

A premiada educadora Margareth Marinho faz uma contação de histórias para crianças e adultos no MAMM. O tema será o folclore brasileiro, explorando de maneira lúdica as peripécias do Saci. Além da contação, pais e crianças confeccionam um saci de brinquedo.   

 


Margareth Marinho (Foto: Divulgação)

 

•16h - Palestra “ Os trabalhos do Escritor”  e Peça “O lugar de cada um” (Cena Curta /Texto adaptado) 

O escritor Raffael Gallo apresenta a palestra “Os trabalhos do Escritor”. A proposta é conversar sobre o ofício da arte literária e como um escritor desenvolve estratégias para atrelar o sustento e a vocação.

Após a conversa com o escritor, acontece a encenação do conto “O Lugar de cada um”, de sua autoria. A história narra a desventura de professor metódico que, ao entrar num ônibus, de volta para a sua cidade natal,  se depara com um senhor em seu lugar.  

Com apelo cômico, mas que mostra muita da natureza humana, o argumento foi adaptado para teatro pelo diretor Júlio César de Oliveira, que encenará o conto ao lado dos atores Marcus Amaral e Adryana Ryal.  

 


Raffael Gallo (Foto: Divulgação)

 

Dia 27/10 (domingo)


•16h - Musicamamm - “Pé de letras”, com Luizinho Lopes, part. Ricardo Itaborahy 

No domingo, ocorre a apresentação musical de Luizinho Lopes, lançando seu álbum “Pé de Letras”, com participação especial do pianista Ricardo Itaborahy. 

O trabalho é um  espetáculo poético-musical, mesclando declamações e canções  autorais de Luizinho Lopes e outras compostas em parcerias. Em seu novo trabalho, Luizinho Lopes explora letras como sinopses de filmes, com início, meio e fim, onde as palavras oxigenam a atmosfera musical.

•Uma Homenagem

            Além da programação cultural, uma mostra na galeria Poliedro presta uma homenagem ao patrono Murilo Mendes. A mostra reúne frases, livros, fotos e imagens icônicas do escritor, servindo como uma antessala de apresentação para aqueles que ainda não conhecem o poeta brasileiro de Roma. 

O Zine Cultural não se responsabiliza por alterações de última hora efetuadas na programação deste evento sem comunicação prévia à redação.
Publicidade

Você também pode gostar!

Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!

Publicidade