Entrar
Clique aqui para entrar

Makoomba - Liberdade, identificação e diversão @ JF - Zine Cultural

Ago
16
2019

Makoomba - Liberdade, identificação e diversão @ Juiz de Fora



O Projeto Makoomba em Juiz de Fora, apresenta uma série de eventos que dialogam com a semana da diversidade.


Ingressos

Nos eventos que oferecem a possibilidade de ingressos "meia-entrada", é necessário comprovar a condição com documentação específica.

EVENTO JÁ REALIZADO


A partir do dia 16 de agosto (sábado), o projeto Makoomba realiza diversos eventos que dialogam com a Semana da Diversidade na cidade, além da Exposição Liberdade, Identificação e Diversão, que ficará em cartaz na Galeria Heitor de Alencar, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas até 31/08. 



Projeto Makoomba em Juiz de Fora, com a exposição Liberdade, Identificação e Diversão (Foto: João Victor Medeiros)


Há 3 anos Juiz de Fora sedia manifestações culturais que celebram a juventude negra e periférica. Em eventos que promovem um espaço de visibilidade e integração de diferentes expressões artísticas, como música, dança, performance e audiovisual, a Makoomba deixou de ser uma festa para se tornar um conceito de resistência: de bloco de carnaval à residência criativa para capacitação de jovens. O objetivo da iniciativa é exaltar a cultura negra e LGBTQI para divertimento, consolidação de identidade e liberdade dos corpos. 
 


Projeto Makoomba em Juiz de Fora, com a exposição Liberdade, Identificação e Diversão (Foto: João Victor Medeiros)



Projeto Makoomba em Juiz de Fora, com a exposição Liberdade, Identificação e Diversão (Foto: João Victor Medeiros)
 


Projeto Makoomba em Juiz de Fora, com a exposição Liberdade, Identificação e Diversão (Foto: João Victor Medeiros)
 



📌Makoomba Pose - Festa de Abertura da Exposição e Lançamento do clipe "Pinho Sol" - Iago Martins

Iago Martins é cantor e compositor de música popular brasileira. Em seu trabalho, intitulado Pinho Sol, além de protestar contra a única prisão nas manifestações de julho de 2013, a dele. Na época, Rafael Braga foi preso com uma garrafa de Pinho, identificada posteriormente como material NÃO inflamável pela perícia da polícia. Mesmo com esse resultado, Rafael continuou preso, e contraiu tuberculose na prisão.

 


Igor Martins lançou seu clipe intitulado Pinho Sol, durante a programação do projeto Makoomba, em Juiz de Fora 
 

Sobre a Exposição 🏛


A exposição Makoomba - Liberdade, identificação e diversão é composta por fotografias de maneira a não apenas recontar a trajetória dos eventos, mas também celebrar a visibilidade do projeto Ao ocupar lugares institucionalizados como o museu por exemplo, a Makoomba atua como uma ponte, que intensifica a importância de uma população se identificar em novos espaços.



Projeto Makoomba em Juiz de Fora, com a exposição Liberdade, Identificação e Diversão (Foto: João Victor Medeiros)
 

Conheça os envolvidos do projeto 👇

 



Amanda Messias é a responsável pela assessoria do projeto. Formada em publicidade e propaganda e produtora cultural na cidade de Juiz de Fora, trabalhou com produção de Tv e produção de eventos no Café Muzik e na CasAbsurda 703. Hoje co-produz eventos de rap e produz a Makoomba. (Foto: Divulgação) 


A obra exibida contém materiais de quatro artistas, que também estão envolvidos com a produção dos eventos da Makoomba: 
 



Claudio Jr, autor das composições gráficas que fazem parte da exposição, é designer, produtor cultural, artista digital e DJ. Considerado um artista multidisciplinar, tem em suas produções influências da cultura pop, africanas, latinas e brasileiras, que percorrem por uma narrativa que matem a nuance forte da presença marcante e imponente da música negra. (Foto:  Divulgação)

 



Mariana Martins, estudante de Cinema e Audiovisual na UFJF, transita entre a produção cultural, a produção audiovisual e a fotografia. Produziu e assistiu a produção de projetos como: "A Fita", "A menina que colecionava estrelas", "Sexta-feira", "Para atravessar contigo o deserto do mundo", "Antônio das Almas", "Vida dentro de um melão", "Do Lado Direito da Rua", entre outros, além de participar da exposição coletiva "Vazios Urbanos", do FOTO17. Participou também da produção de base dos eventos da Makoomba em 2019 e realiza atualmente a produção e pré-produção "Nó no couro" e "Crônicas de um abutre". É autora das imagens do ensaio que foi tema do Makoobloco 2019, onde junto com Oséias Dias Elias, homenageou Madame Satã.

 

 



Igor Pires, organizou eventos culturais e o audiovisual de 2014 a 2018 do coletivo Encontro de Mcs da cidade de Juiz de Fora, com produção de fotos, videoclipes e exposições. Atualmente, é o produtor Criativo e Audiovisual da Makoomba, além de já ter exposto seus trabalhos na Exposição Preto Ao Cubo (UFJF). (Foto: Instagram)
 

 



João Victor Medeiros, 22 anos, é um artista do Santa Cândida, da periferia de Juiz de Fora – MG. Começou seus trabalhos na fotografia há três anos (2015) como a extensão de um estudo de cinema. Já participou do coletivo “Encontro de MCs”, como organizador e fotógrafo, assim como do projeto “Educarte – Hip Hop e Educação”, ambos relacionados à difusão da cultura hip hop em JF. Atualmente, é fotógrafo da agência de fotojornalismo da Faculdade de Comunicação da UFJF e tem dois projetos de fotografia: “Feira é Livre” e “Juventude, suor e sangue”, além de utilizar colagem como meio de expressão artística. Suas criações geralmente flutuam entre os temas de raça, juventude, masculinidade e conceitos como “vontade de potência”. João busca partir de uma perspectiva de dignidade e beleza, além de ser um elo entre público e fotografado - mesmo quando estes estão em situações de luta ou sofrimento. Também faz parte da equipe do Raplogia como repórter e fotógrafo, e realiza coberturas de eventos de música na região sudeste do Brasil. Dirije e escreve videoclipes, entre eles “Pedagoginga” de Thiago Elnino, “Quando” de Ramiro Mart e“Rotina” de RT Mallone. (Foto: Facebook)


Igor e João Victor são autores das fotografias que registram o público das festas produzidas pela Makoomba e o próprio Makoombloco 2019.
 


Projeto Makoomba em Juiz de Fora, com a exposição Liberdade, Identificação e Diversão (Foto: João Victor Medeiros)
 


 

O Zine Cultural não se responsabiliza por alterações de última hora efetuadas na programação deste evento sem comunicação prévia à redação.
Publicidade

Você também pode gostar!

Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!

Publicidade