Mostra de Cinema de Ibitipoca realiza edital Comuna do Ibitipoca (Foto: Reprodução Instagram)
No dia 20/09 (sexta-feita), inicia-se o período de inscrição do Edital Comuna do Ibitipoca Audiovisual, que vai até o dia 20/10 (domingo). A iniciativa recebe parceria do Muriqui Instituto de Biodiversidade (MIB) e patrocínio da Comuna do Ibitipoca. O objetivo do evento é incentivar a produção e difusão do cinema independente, e também a preservação da fauna, flora e cultura local.
•As inscrições são gratuitas.
O primeiro edital selecionou a Comuna do Ibitipoca (antiga Reserva do Ibitipoca) como região escolhida para serem realizadas as filmagens. O concurso será composto por três etapas: Habilitação, Análise de Mérito e Premiação das Obras Finalizadas. A partir da habilitação dos candidatos por meio da análise dos documentos requeridos no edital, a Comissão Técnica de Avaliação de Projetos irá realizar a seleção de cinco projetos entre as propostas submetidas com base nos seguintes critérios: abordagem do tema, criatividade e originalidade, adequação ao público-alvo e potencial de interesse, planejamento e viabilidade de realização, histórico de projetos do participante e equipe.
Oficina de Introdução à Captação de Imagens na 1° Mostra de Cinema de Ibitipoca (Foto: Reprodução Instagram)
Os cinco projetos selecionados receberão, cada um, 15 mil reais pela produção, desenvolvimento e finalização da obra em formato digital em um período total de 90 dias e uma residência criativa na Comuna do Ibitipoca. Após finalizados, os filmes serão apresentados à comissão, que irá eleger o melhor conteúdo artístico produzido, levando em conta as condições estabelecidas no edital.
A Comissão Técnica é formada por profissionais da área do cinema e das artes:
•Cláudio Manoel, ator, diretor e integrante do grupo Casseta &Planeta (RJ)
•Mariana Musse, professora universitária e produtora de conteúdo audiovisual (RJ)
•Marcelo Passos, jornalista e diretor de planejamento e roteiro da agência M3Vídeo (BH)
•Ricardo Malta, fotógrafo (RJ)
•Membros da Mostra de Cinema de Ibitipoca, do MIB e da Comuna do Ibitipoca.
Barracão Centelha na Mostra de Cinema de Ibitipoca de 2019 (Foto: Mariana Musse)
Os cinco projetos escolhidos recebem incentivo de 15 mil reais e residência criativa na Comuna do Ibitipoca. O vencedor do concurso é premiado com 25 mil reais e terá exibição na Mostra de Cinema de Ibitipoca 2020. Já o segundo colocado é premiado com 15 mil reais, e o terceiro com 10 mil reais.
O gênero escolhido para esse edital é o documentário, podendo ser desenvolvido em curta ou média-metragem, com duração entre 15 e 45 minutos. Todas as obras serão produzidas dentro da Comuna do Ibitipoca e no seu entorno: Lima Duarte, Mogol, São José dos Lopes, Conceição de Ibitipoca, Santa Rita de Ibitipoca e Bias Fortes. Para isso, as equipes responsáveis pelos cinco projetos selecionados na segunda etapa, receberão hospedagem, alimentação, e traslado a partir do Mogol na fase de filmagem.
Reserva natural Comuna do Ibitipoca (Foto: Reprodução Instagram)
As filmagens ocorrem na região da Comuna do Ibitipoca -projeto socioambiental com enfoque na relação harmônica entre os homens e a natureza. O local abrange cinco mil hectares, de uma área anteriormente degradada, das quais 99% estão em processo de ReWild, que é a reintrodução de espécies vegetais e animais na região da Mata Atlântica. Os projetos desenvolvidos na Comuna baseiam-se em uma das metas da Agenda 21 da Organização das Nações Unidas (ONU), que é adotar a sustentabilidade para mudar os rumos do crescimento econômico global ambientalmente predatório e socialmente excludente.
