Foto: divulgação
Entre os meses de julho a setembro, o Museu de Arte Murilo Mendes sedia a mostra "Farnese: Pintura. Gravura. Objeto", de Farnese de Andrade. A exposição reúne 12 trabalhos do artista mineiro, com dez pinturas, uma gravura e um objeto, com curadoria de Paulo Alvarez. A visitação é gratuita.
Horário de Visitação:
• de terça a sexta-feira: 9h às 18h
• fins de semana e feriados: 12h às 18h
Foto: divulgação
Chamada pelo próprio artista de “tinta transformada”, a técnica usada paraa produção de suas obras passava por três etapas. Na primeira, desenhava-se a figura em nanquim preto no papel; em um segundo momento, no verso do suporte, aplicava-se tinta aquarela misturada com um elemento químico que provocava a migração da tinta para a parte da frente, produzindo efeitos e manchas; ao final, camadas de cera impermeabilizavam o desenho.
Foto: divulgação
Nas vitrines que acompanham as obras, catálogos, comentários críticos e outros elementos aprofundam a perspectiva do visitante sobre o autor. Entre eles, imagens de uma exposição do artista em Juiz de Fora, de 1979, na antiga Capela Galeria de Arte. A maioria dos trabalhos expostos no MAMM, emprestados por colecionadores, estava presente na ocasião.
Foto: divulgação
