Entrar
Clique aqui para entrar

Mostra InventaIncena @ Juiz de Fora - Zine Cultural

Nov
08
2018

Mostra InventaIncena @ Juiz de Fora



Com exposição de cenas curtas, mesa de debates, oficinas e peças.


Ingressos

Nos eventos que oferecem a possibilidade de ingressos "meia-entrada", é necessário comprovar a condição com documentação específica.

EVENTO JÁ REALIZADO

Entre o dia 8 e 18 de novembro, Juiz de Fora recebe a II Mostra InventaIncena! O evento surgiu em 2017, na comemoração de 10 anos da Companhia Teatrando. A mostra tem o objetivo promover uma um espaço para o teatro, por meio de mesa de debates, peças, oficinas e cenas curtas. Confira a programação:


 

Programação:


Peças:

 

Velhos tempos de mim: saberes e sabores da infância


Grupo: Caravana de Histórias

Dia: 8 de novembro 

Horário: 19h

Local: Teatro da Praça CEU Direção – Cristiano Fernandes Gênero – Contação

Elenco: Gisela Gerheim, Lizete Dias, Mafalda Oliveira, Marco Guiducci, Maria das Graças Pereira, Mayra Barbosa, Natalia Chianello, Nayla Ribeiro, Regina Lúcia, Sandra Lopes, Vanda Ferreira

Classificação Etária: Livre

Sinopse: O espetáculo conta narrativas da infância dos professores participantes, buscando a rememoração das lembranças afetivas dos tempo de criança. Os artistas em cena buscam exprimir as experiências sensíveis que tiveram nessa época com as histórias que foram contadas a eles, ou que vivenciaram de forma direta ou indireta. Os textos do espetáculo são autorais, dos próprios participantes do grupo, inspirados em poemas e canções de suas infâncias.


 

Não Recomendado a Sociedade


Este Espetáculo participa da Programação Projeto Independente.

Dia: 8 de novembro

Horário: 20h

Local: Estação Palco Direção – Gabriel Bittencourt

Gênero: Drama

Elenco: Felipe Ribeiro

Classificação Etária: 16 anos

Sinopse:  O monólogo aborda opressão ao público LGBT, em tempos de discursos ofensivos e cheios de ódio contra o mesmo. É um chamado à reflexão, ao debate, à compreensão e, principalmente, ao respeito à diversidade e às diferenças. Inspirado na obra “A Dama da Noite”, de Caio Fernando Abreu, a nova adaptação tem como proposta promover uma reflexão profunda e realista  diante da pressão que a sociedade exerce sobre pessoas rotuladas como minoria. 

 

 

Enquadros


Produtor: GET Classificação

Dia: 9 de novembro

Horário: 20h

Local: Tenetehara Instituto Cultura

Direção: Tiê Fontoura, Danyella Silvério e Gabi Guarabyra

Gênero: Drama

Autor: Tiê Fontoura e colaboração textual de Raphael Gomes

Elenco: Tiê Fontoura, Danyela Silvério, Gabi Guarabyra; Gustavo Bacchini; Regi Sobreira.

Etária: 16 anos

Sinopse: Enquadros, o espetáculo do GET (Grupo de Experimentação Teatral) composto por quatro cenas curtas: Pequena, Dois sonhos e Duas Coxinhas, Sina Bruta e Na mesa. Os textos tratam dos desafios enfrentados por diversos indivíduos que se encontram marginalizados.

 

 

Alguém acaba de morrer lá fora


O ChaoDeEstrelas vem de Angra dos Reis, para nos agraciar com seu trabalho. ChaoDeEstrelas – Alguém acaba de morrer lá fora.

Dia: 10 de novembro

Horário: 19h 

Local: Estação Palco

Direção: Richard Marx Gênero – Tragicomédia

Elenco: Juliana Vicente, Augusto Lima, Gabriel Vasconcelos e Paloma Amorim

Classificação Etária: 12 anos

Sinopse: A história se passa em um Café Bar, onde três estranhos esperam por seu encontro secreto. Lá trabalha Dodô, um garçom muito mal-humorado e atrevido. Na rua, próximo ao Café, acontece um acidente e todos começam a indagar quem terá sido a vítima. Eis que surge a pergunta: quanto vale uma vida? A essa pergunta são condicionadas três possibilidades para o acidente. Três possíveis vítimas. Três possíveis fatos. É no desenrolar dessas suposições que vamos nos aprofundando nos personagens, em suas tramas individuais, em suas vontades enquanto seres cheios de vida. E é justamente ao se depararem com a morte, que eles percebem como suas vidas são banais e vazias.

 

 

Prosódia Bastiana ou Traçados Silenciosos de uma Fé Chorosa


Dia: 10 de novembro

Horário: 21h

Local: Estação Palco

Direção: Matheus Menezes e Sidnaldo Lopes

Gênero: Drama

Elenco: Matheus Menezes e Sidnaldo Lopes

Classificação Etária: 12 anos

Sinopse: A peça traz à tona críticas e explana sentimentos subjetivos de um interiorano na capital, além do silêncio em todo o espetáculo, a não verbalização, em metáfora ao emudecimento xenofóbico, a luta e luto estrangeiro, mesclado ao emudecimento do cansaço em uma nova cidade em que o caos, o drama e o tempo líquido são constantes. “Prosódia Bastiana ou Traçados Silenciosos de uma Fé Chorosa”, peça ultra-documental definida como um risco de Matheus Menezes e Sidnaldo Lopes, fala sobre o trabalho e a sobrevivência, a solidão e a solitude, o amor que se constrói no meio a prédios e danos, através da visão estética e afetiva de quem vive o êxodo de seu interior para a capital.

 

 

Filho Pródigo


O Ministério Peniel de Teatro, trabalha com o religioso poético e vem da cidade de Ubá, para nos agraciar com seu trabalho. Peniel Minst. De Teatro.

Dia: 11 de novembro

Horário: 18h 

Local: Estação Palco

Direção: Marcelo Augusto

Gênero: Alternativo

Elenco: Bruno Gumier

Classificação Etária: 12 anos

Sinopse: “Vou continuar caindo após alguns tropeços Vou continuar fraco por muito tempo...” Combates iminentes e constantes por diversas vezes nos levam a caminhos difíceis... Em um mundo de relacionamentos desfeitos a alegria de saber que alguém – família – sempre nos acolhe de volta. Um olhar sobre a parábola do Filho Pródigo.

 

 

Geni


Grupo: Coletivo de Teatro Experimental Libertas, trabalha com tragicomico todo musicado e instrumentado ao vivo, contando a vida da personagem Geni e vem da cidade de Ubá, para nos agraciar com seu trabalho. Coletivo de Teatro Experimental Libertas – Geni

Dia: 11 de novembro

Horário: 19h

Local: Estação Palco

Direção: Lucas Menezes

Autor: Gladston Ramos (Baseado em Rosas Brancas para Salomé do Avon).

Adaptação: Lucas Menezes. Elenco: Maykon Ray Classificação Etária: 12 anos Direção

Musical: Fabiano Martins. Musicos: Fabiano Martins, Lucas Menezes, Kadjany Cruz, Stella Moreira e Cláudia Mara.

Gênero: Tragicômico Musical

Sinopse: “Geni” inspirado na “Ópera do Malandro” de Chico Buarque de Holanda e no Texto de Gladston Ramos “Rosas Brancas para Salomé do Avon” é um musical que retrata a vida dessa grande personagem: “Geni”. Damos enlevo, a grande e heroica existência dessa, enfocamos a sua vida, coberta de sofrimentos, amarguras, anseios, desamores, medos, preconceitos, enfim, exaltamos a relevante existência dessa personagem. O espetáculo é uma mescla de textos e canções de grande renome da Música Popular Brasileira, com músicas de: Maysa Matarazzo, Maria Bethânia; Chico Buarque de Holanda (Geni e o Zepelim), Caetano Veloso, Cartola, Ângela Maria, Elizabeth Cardoso, Elza Soares, Dalva de Oliveira e Nelson Gonçalves. Uma junção do lirismo advindo do texto de Gladston Ramos com músicas que contextualizam e fazem com que o público, com grande saudosismo, se encante pela vida dessa grande “Persona”.

 

 

Motriz


Dia: 18 de novembro

Horário: 19h

Local: Sala de Giz

Concepção: Juliana Mota e Maria Clara Ferrer

Direção: Maria Clara Ferrer

Sinopse: Juliana Mota Motriz é uma travessia sonora na escuridão, um concerto para voz e afetos que convoca diferentes modos e texturas da oralidade: canções, falas, choros, risos, soluços e suspiros. Em cena uma voz-mulher-negra dispara um fluxo de músicas e palavras que adentram a memoria dos espectadores em torno dela. A experiência da escuridão transforma radicalmente a relação de escuta entre a atriz e os espectadores, potencializando a produção de imagens mentais do espectador e despertando seus conteúdos íntimos. Trata-se menos de representar o mundo interior da mulher em cena do que criar um espaço de imersão, uma paisagem mental criada através de uma experiência meditativa e imaginativa. 

 

 


 

Cenas Curtas:

 

15/11 (quinta-feira): 18h30 | Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM)

 

 Alarme – Fetiche


Gênero: Comédia

Direção: Alarme (sobre proposta de Táscia Souza)

Elenco: Amanda Corrêa e Leony de Paula

Duração: 7 min

Sinopse: Numa mesa de bar, Amigo declara-se apaixonado por Constância, que lhe fez juras de amor enquanto lhe entregava a calcinha. O outro parece mais interessado na calcinha que na garota.

 

Núcleo Teatral Prisma - 40 segundos


Gênero: Drama

Direção: Gabriel Bittencourt

Duração: 12 min

Elenco: Gabi Guarabyra e Pablo Abritta

Sinopse: A cena curta explora o peso do não dito em um diálogo entre duas personagens, Olívia e Luan. O conflito proposto reflete os desdobramentos e consequências da falta de atenção e empatia ao outro na era contemporânea. Afinal, o que pode acontecer em um espaço de 40 segundos?

 

Baseado em Escrotos Reais


Gênero: Drama

Direção: Jô Brandão

Duração: 12 min

Elenco: Jô Brandão

Sinopse: Do sofrimento à poesia, do abusivo ao artístico, da fala de amor para o amor próprio. Muito se fala sobre mulheres ou o que elas devem ou não fazer, mas nada se sabe REALMENTE sobre nós. E nós? Nós somos nosso próprio lar! (De Geni a Frida Kahlo).

 

Hupokhondría – Rolhas


Gênero: Drama

Direção: Táscia Souza

Duração: 15 min

Elenco: Gustavo Burla

Sinopse: Para cada rolha, uma história. Ao mudar para a casa nova, o personagem ganha da mãe um guarda-rolhas e faz de seu preenchimento uma cerimônia de recordações. Diverte-se com cada história, buscando nelas momentos felizes. Ou nem tanto.

 

Coletivo Feminino – Boneca


Gênero: Alternativo

Direção: Gabi Guarabyra

Duração: 13 min

Elenco: Ester Vargas e Vitória Menezes

Sinopse: "Boneca" narra uma festa de aniversário em uma perspectiva inusitada, refletindo sobre o ser humano e seus medos a partir de olhos esquecidos na estante.

 

16/11 (sexta-feira): 18h30 | Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM)

 

Fresta


Gênero:  Drama

Direção: coletiva

Duração: 20 min

Elenco: Gustavo Bacchini e Danyela Silvério

Sinopse: O drama do indivíduo que considera sua própria existência pragmática deixando a mostra seus conflitos como frestas.

 

Cia EITA! – Fragmentos (Companhia de teatro do Programa “Gente em Primeiro Lugar”)


Gênero: Drama

Direção: Lucas Nunes

Duração: 15 min

Elenco: Ygor Ventura, Leandro Stephan, Julia Carvalho, Marina Menezes, Giovanna Stehling, Jeann Cavallari e Ana Beatriz.

Sinopse: Pedaço de coisa que se quebrou, cortou e rasgou etc. Assim se é traduzido o significado da palavra fragmento. Fazendo um comparativo com as relações humanas, a cena “FRAGMENTOS” busca mostrar as sutilezas e detalhes de relações humanas desgastadas.

 

Fora da Caixa – Perdas


Gênero: Drama

Direção: Lucas Vieira

Duração: 15 min

Elenco: Luidy Mendonça

Sinopse: Amanda, cujo marido está sempre viajando, fica desempregada. Sozinha, numa manhã de segunda feira acorda e percebe que perdera completamente a audição.

 

Núcleo Teatral Prisma - Band-Aid


Gênero: Drama

Direção: Gabi Guarabyra

Duração: 15 min

Elenco: Pablo Abritta

Sinopse: Com um tom provocativo e bem próximo da realidade social, Band- Aid nos permite a sensação da vulnerabilidade que o protagonista se submete ao fim de um relacionamento de longa data e os desdobramentos causados pelo trauma e pelas pessoas do seu convívio. A cena escancara a livre verbo toda escassez de emoções que o personagem expõe em um labirinto do qual nunca pediu para participar.

 

Corre Cotia Produção Cultural - O Teste


Gênero: Comédia

Direção: Larissa Zimmermann

Duração: 15 min

Elenco: Victor Araújo, Izabela Fidelis e Emmanuel Castro

Sinopse: Um diretor testando atores para a montagem de uma peça de teatro. Fragmento adaptado do espetáculo Clandestinos de 2008.

 


 

17/11 (sábado): 18h30 | Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM)

 

Produção Independente – Rastro


Gênero: Drama

Direção: Lucas Nunes

Duração: 15 min

Elenco: Lucas Nunes, Lidiane Oliveira e Thafarel Araújo

Sinopse: Durante muitos anos, Robson através dos rastros deixados por Edgar, procurava o sentido pelo abandono, pela mágoa e tristeza que o assolava. Eis, que por um momento, a vida lhe dá um chance de desvendar suas dúvidas.

 

Corre Cotia Produção Cultural - Mais Alguma Coisa


Gênero: Comédia

Direção: Léo Mota

Duração: 15 min

Elenco: Marcelo Bonfante e Sandra Almeida

Sinopse: Um casal está numa mesa de restaurante tentando terminar o relacionamento.

 

Marcus Amaral – Iauaretê


Gênero: Drama

Direção: Marcus Amaral

Duração: 15 min

Elenco: Marcus Amaral

Sinopse: Beró, bugre e ex- caçador de onças, vive isolado no sertão das Gerais, quando numa noite recebe a visita de um mascate, perdido de seu bando. Ao acolher o visitante, a relação dos dois é de confidência, memória e curiosidades, mas há um mistério que virá à tona e mudará o rumo da prosa. Baseado no conto de Guimarães Rosa "Meu tio, o Iauaretê".

 

Davidson Delanus Arte Poesia – Sua


Gênero: Alternativo

Direção: Davidson Delanus

Duração: 5 min

Elenco: Davidson Delanus

Sinopse: Texto autoral que narra, canta, desdobra-se sobre a luta e força do feminino proibido.

 

Cia. Fórum – A Morte do Boi


Gênero: Alternativo

Direção: Raíssa Garcia

Duração: 20 min

Elenco: Raíssa Garcia, Bruno de Paula, Bruna Guimarães, Edson Lima, Pâmela Larraona, Sabrine Maria, Valéria Freitas.

Sinopse: A cena "A morte do" conta a história de um menino, que muito bem com o seu boi entendia, parecia até coisa de doido para quem via, até que um dia o seu boi perdeu a vida. Ficou curioso pra saber mais dessa história bonita? Então bora assistir essa cena e alegrar a vida.

 


 

Oficinas:

Oficina: Performance: Espaço-Corpo- Espaço 

Carga horária: 3 horas.

Dia/horário: 10 de novembro de 10h as 13h.

Ementa: Estudo básico teórico e prático da performance art com ênfase do contato do corpo no espaço geográfico, do espaço geográfico em contato com o corpo e do espaço-corpo, macro, micro e inter-espaço e o viewpoints como método de intersecções espaciais.

Limite de pessoas: 20 Orientador/Facilitador 

Valor: R$25,00 (por participante)

Local: Estação Palco

 

 


 

O Zine Cultural não se responsabiliza por alterações de última hora efetuadas na programação deste evento sem comunicação prévia à redação.
Publicidade

Você também pode gostar!

Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!

Publicidade