Entrar
Clique aqui para entrar

Mostra Maxakali @ Jardim Botânico - Zine Cultural

Out
30
2021

Mostra Maxakali @ Jardim Botânico



Objetos e fotografias do povo Maxakali são exibidos no Jardim Botânico a partir do dia 30 de outubro. Confira a programação das ações realizadas no evento.


Ingressos

Nos eventos que oferecem a possibilidade de ingressos "meia-entrada", é necessário comprovar a condição com documentação específica.

EVENTO JÁ REALIZADO

A partir do dia 30/10 (sábado) será reaberta a visitação, por meio de grupos mediados, mostra Maxakali -  A Resistência de um Povo, no Jardim Botânico, nas Galerias Mehtl’on e Tlegapé.


A exposição conta com artefatos e imagens que integram a coleção etnográfica do Museu de Arqueologia e Etnologia Americana (MAEA/Procult/UFJF), sendo exposto materiais como ferramentas, cerâmicas, chocalhos, redes de pesca, cestos, brinquedos e esculturas que foram doados pela antropóloga Neli Nascimento na década de 1990.

 

A exposição é retomada após 18 meses de interrupção ocasionada pela pandemia. 

 


Mostra Maxakali, no Jardim Botânico exibe ferramentas, artesanatos e brinquedos do povo (Foto: Ramon Rafaello)

 

A Mostra Maxakali, no Jardim Botânico, que tem como tema "A Resistência de um Povo", é complementada pela exposição de fotografias e participação do fotógrafo Ramon Rafaello. As fotos captadas por ele se somam às imagens tiradas pelas pesquisadoras do MAEA Luciane Monteiro de Oliveira e Cecília Belindo de Araújo Porto. Elas retratam o modo de vida dos Maxakali.


 


Exposição de fotografias durante a Mostra Maxakali, no Jardim Botânico (Foto: Acervo MAEA)

 

O povo Maxakali habitam a região nordeste do estado de Minas Gerais. Eles são um dos poucos povos nativos do país a chegar no século XXI com a língua original viva e falada pela maioria de seu povo. Hoje eles vivem de cultivo de roças e artesanato feito pelas mulheres do grupo. No evento, alguns integrantes do povo Maxakali participam de ações que acontecem no Jardim Botânico e no Centro de Ciências da UFJF. Confira a programação.


 

VISITAÇÕES



O agendamento deverá ser realizado no ato da visita, no sábado à tarde ou no domingo pela manhã, na portaria da casa-sede onde estão localizadas as galerias Mehtl’on e Tlegapé do Jardim Botânico, respeitando-se a disponibilidade de vagas.


•Sábados 14h às 16h
•​​​​Domingos, das 9h às 11h
•Feriados: sob consulta
•Número de vagas por sessão: 10 pessoas

 

O Zine Cultural não se responsabiliza por alterações de última hora efetuadas na programação deste evento sem comunicação prévia à redação.
Publicidade

Você também pode gostar!

Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!

Publicidade