Entrar
Clique aqui para entrar

Mostra Santo Antônio @ Fórum da Cultura da UFJF - Zine Cultural

Jun
21
2017

Mostra Santo Antônio @ Fórum da Cultura da UFJF



Homenagem ao padroeiro de Juiz de Fora.


Ingressos

Nos eventos que oferecem a possibilidade de ingressos "meia-entrada", é necessário comprovar a condição com documentação específica.

EVENTO JÁ REALIZADO

Durante o mês de junho, o Museu de Cultura Popular exibe a mostra "Santo Antônio", que homenageia o padroeiro de Juiz de Fora, no Fórum da Cultura da UFJF.  As visitações podem ser feitas até o dia 30 de junho, de segunda a domingo, das 14 às 18h. A entrada é gratuita.

 


Imagem: divulgação

 

Sobre a mostra

 

Conhecido popularmente como o santo casamenteiro, Santo Antônio é comemorado no dia 13 de junho. Reverenciado, principalmente, pelas moças que sonham em se casar e pelos fiéis que buscam harmonia no matrimônio, o santo é um dos mais queridos e conhecidos entre os cristãos. Além das rezas e devocionais, existe uma variedade de simpatias feitas geralmente na noite que antecede o dia do santo, com o intuito de arrumar um bom marido e ter sorte no amor.

 


Imagem: divulgação

 

A mostra conta com várias representações de Santo Antônio em diversos materiais como cerâmica e madeira. Destaca-se uma imagem em madeira policromada do início do século XIX, oriunda da cidade de Ouro Preto-MG. O resplendor repousado sobre as cabeças do santo e do Menino Jesus ao colo, e a cruz em sua mão direita, produzidos em metal, carregam simbolismos da fé cristã. O público poderá conferir ainda obras oriundas de Aparecida do Norte, São Paulo, Juazeiro do Norte, Ceará e de Pádua, Itália.

 


Imagem: divulgação

 

 Outro ponto da exposição destaca os festejos de junho tão tradicionais e comemorados em todo o Brasil. Uma maquete produzida por acadêmicos participantes do projeto Criação Cenográfica retrata os diversos elementos contidos em uma Festa Junina, como barraquinhas, roupas típicas e Quadrilha. Duas peças em cerâmica pintada, oriundas das cidades de Guaratinguetá e Taubaté, mostram o Casamento na Roça, festejo caipira celebrado nos arraiais do interior do país.

 


Imagem: divulgação

O Zine Cultural não se responsabiliza por alterações de última hora efetuadas na programação deste evento sem comunicação prévia à redação.
Publicidade

Você também pode gostar!

Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!

Publicidade