No próximo sábado (26/08), o projeto Música na Biblioteca apresenta uma edição especial, com duas jovens personalidades da música instrumental brasileira: Caetano Brasil e Pedro Franco! O evento acontece na Biblioteca Redentorista, com entrada gratuita.
Pedro Franco, gaúcho de Porto Alegre, toca violão de 7 cordas, bandolim, guitarra, baixo e violino. Aos oito anos, já tinha decidido seguir a carreira de músico e ingressou na Escola da OSPA (Orquestra Sinfônica de Porto Alegre). Lá, estudou choro e improvisação. No Rio de Janeiro, cidade onde reside até hoje, cursou Bacharelado em Violão na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Acompanhando grandes cantoras como Maria Bethânia, Mariene de Castro e Zélia Ducan, o violonista desenvolve paralelamente trabalhos com sua orquestra e prevê, ainda para este ano, o lançamento de seu primeiro disco, “Pedro Franco”.
Caetano Brasil, mineiro de Juiz de Fora, é clarinetista e saxofonista, além de compositor, arranjador e produtor musical. Praticamente autodidata, aos 15 anos já era membro do Clube do Choro na cidade e, pouco tempo depois, começou a dividir o palco com importantes nomes da música, como Dudu Lima, Lúdica Música, Elba Ramalho e Cristóvão Bastos. Com forte influência do jazz e da constante pesquisa que faz sobre os gêneros tradicionais e folclóricos ao redor do mundo, criou em 2014 o projeto “Um ano, 100 músicas”, em que se propôs a compor uma centena de temas originais dentro do universo do choro. Lançou seu primeiro disco, “Caetano Brasil”, em 2015.
