No dia 23 de agosto, Venina Sparano expõe pela primeir vez em Juiz de Fora com a Mostra "O Segundo Original: Influências do Pós-Impressionismo". A artista lança sua releitura pessoal para 16 quadros do final do século XIX. Com grande reverência, desloca a pintura para a arte têxtil. Dentre as telas escolhidas, estão conhecidos quadros de Gauguin, Matisse, Van Gogh, Toulouse-Lautrec, entre outros.
Nessa mostra, a artista têxtil explora os pós-impressionistas, como o grupo Nabis a Vuillard indo até mais adiante com aqueles que beberam da fonte das cores planas, como o Picasso cubista, Diego Rivera e Anita Malfatti. Em uma das salas, projeções apresentarão filmes do processo de trabalho da artista, bem como sua producão de forma mais ampla.
Sobre Venina Sparano
Arquiteta com formação pela UFRJ, ela foi por muitos anos figurinista da TV Globo. Há dez anos criou uma técnica única, onde pincel e tinta sõ substituídos por linha e agulha, fragmentos de panos e bordados feitos à mão. Por vezes vindos de roupas carregadas de memórias, os tecidos recompostos contam histórias que trazem um sentido simbólico ao novo contexto.
