- 01 de abril, 09:00h - 18:00h
- Classificação: 18 anos
- Gênero: Não Informado
- Entre em contato
-
Os valores estão sujeitos a alteração sem aviso prévio.
Veja a lista completa de datas e horários:
- 01/04 - 09:00h às 18:00h -
O Museu de Arte Murilo Mendes (MAMM) abriga a biblioteca e a coleção de artes visuais do escritor, além de outras exposições.
Confira a programação completa do museu:
Foto: Maria Pontes/Coletivo JF Fotográfico
Programação MAMM
"Pontos cantados, pontos riscados: um pensamento-desenho afro"
🎨 Artista: Cipriano
📆 Data: 23/03 (QUINTA-FEIRA)
⏰ Horário: 19h30
💰 Visitação: entrada franca, de terça a sábado, das 9 às 18 horas, e domingo, das 13 às 18 horas, até 04/06.
💬 Proposta:
Com a proposta de desconstrução da visão pejorativa que permeia as cantigas dos terreiros de Umbanda, o artista plástico Cipriano leva à galeria Retratos-Relâmpago, do Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm/UFJF), uma série de 47 obras concebidas para a exposição “Pontos cantados, pontos riscados: um pensamento-desenho afro”, em cartaz a partir do dia 23/03.
Trata-se da primeira mostra individual do artista, que traz ao público uma reflexão sobre a “gira”, que, na umbanda, representa a reunião de vários espíritos incorporados em médiuns. A ideia de Cipriano é instigar o espectador, celebrando a maneira de cantar e pintar a vida, descolonizar a mente e promover a arte afrodescendente, a fim de escrever uma história que revisita os antepassados por intermédio da criação artística como conhecimento e direito humano.
Os trabalhos são produzidos com materiais como o pó xadrez preto, a cal, o carvão vegetal e a pemba, que carregam forte simbolismo nos terreiros de macumba. Os desenhos envolvem técnicas mistas realizadas sobre papel Paraná; monotipia em papel Paraná, em tecido algodão, em papel Canson e em papel pardo; tecido e lençol.