Entrar
Clique aqui para entrar

Teófilo - Um Sonho de Liberdade @ Cine-Theatro Central - Zine Cultural

Out
01
2017

Teófilo - Um Sonho de Liberdade @ Cine-Theatro Central



O teatro conta a história de Teófilo: negro, escravizado que viveu em Belmiro Braga.


Ingressos

Nos eventos que oferecem a possibilidade de ingressos "meia-entrada", é necessário comprovar a condição com documentação específica.

EVENTO JÁ REALIZADO

No dia 1º de outubro, a peça "Teófilo: Um sonho de Liberdade" chega ao Cine-Theatro Central. Uma peça teatral baseada em fatos reais, que conta a história de Teófilo: negro, escravizado que viveu em Belmiro Braga/MG no século XIX. O espetáculo, além de levar ao público a história real do escravo, aborda de maneira explicativa a questão da resistência dos negros no período escravocrata. O espetáculo mescla música, dança e teatro, e tem como elenco os atores Adêh Benedito, que também é autor e produtor da peça, Sandra Almeida, Marcos Languanje e o também diretor da trama, Maurício Ribeiro. Na apresentação, serão arrecadados alimentos para o Abrigo Santa Helena, para isso, quem levar 1kg de alimento paga meia-entrada. 



De acordo com documentos do Arquivo Histórico de Juiz de Fora, Teófilo vivia com a mulher e os filhos em uma fazenda de propriedade de Francisca Umbelina Nazaré. Depois de muito tempo, o homem resolveu fugir, sendo recapturado quatro anos mais tarde pelo italiano Domingos Lamoniaca. Os artistas tratam com suavidade a questão racial e abordam a emoção como ponto principal. A trilha sonora terá execução ao vivo, com o fim de adicionar ainda mais comoção e veracidade ao espetáculo.



Teófilo: Um sonho de Liberdade - fotos: divulgação
 

A peça foi contemplada pela Lei de Incentivo à Cultura Murilo Mendes no ano de 2013 e resgata o contato do público com o tema da escravidão em Minas Gerais, onde se concentrou grande mão-de-obra escrava. Na época de sua idealização, a iniciativa se expandiu com a realização de oficina em comunidades quilombolas, em parceria com a UFJF. O Projeto Luz da Terra, lançado pela Pró-reitoria de Cultura da UFJF para ocupação do Cine-Theatro Central por produtores locais, incentivando sua produção, tem como propósito educar, divertir e instruir o público por meio da arte.
 

Pontos de venda: 

  • Livraria Leitura (Av. Barão do Rio Branco, 2161 - Centro) | (32) 3313-1000
     
  • Espaço Excalibur (R. São Mateus 265, São Mateus) | (32) 3211-0373
O Zine Cultural não se responsabiliza por alterações de última hora efetuadas na programação deste evento sem comunicação prévia à redação.
Publicidade

Você também pode gostar!

Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!

Publicidade