Entrar
Clique aqui para entrar

Territórios de Invenção: Residências Musicais @ UFJF - Zine Cultural

Ago
20
2018

Territórios de Invenção: Residências Musicais @ UFJF



Evento realizado pela Fundação de Educação Artística (FEA), proporciona troca de experiências entre artistas em seis cidades de mineiras!


Ingressos

Nos eventos que oferecem a possibilidade de ingressos "meia-entrada", é necessário comprovar a condição com documentação específica.

EVENTO JÁ REALIZADO


 

Entre os dias 20 e 31 de agosto, a 2ª edição do projeto Territórios de Invenção: Residências Musicais será realizada no Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), organizado pela Fundação de Educação Artística (FEA). O evento é sede da residência musical de Marina Cyrino e Matthias Koole. O projeto proporciona até outubro, o convívio e a troca de processos de criação musical entre artistas e músicos estudantes, em seis municípios do estado, além dos concertos abertos. Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente de 16 de julho a 6 de agosto.



Marina Cyrino | Foto: Netun Lima

 

Marina Cyrino e Matthias Koole são artistas com viés experimental, performativo e de liberdade artística com trabalhos colaborativos no Brasil e exterior. Ambos buscam na Residência Musical o "Improviso e Linguagens Musicais Contemporâneas", explorar aspectos técnicos da música de concerto que fogem às noções de certo e errado, desde a interpretação de partituras à forma de se tocar um instrumento. A atividade foca em obras de notações musicais alternativas (partituras gráficas, texto-partitura e partituras de forma musical aberta) e a escrita desses trabalhos a partir da improvisação livre.



Matthias Koole | Foto: Netun Lima
 

O público-alvo varia entre compositores, instrumentistas, cantores, estudantes, professores de música interessados em música experimental e contemporânea e em improviso livre. A residência disponibiliza 25 vagas aos interessados. Ao final da temporada, um concerto com uma seleção das peças trabalhadas e com improvisos livres será realizado pelos participantes da iniciativa.

 

Territórios de Invenção


A 2ª edição do projeto “Territórios de Invenção: Residências Musicais” promove, de julho a outubro, residenciais artísticas em seis cidades do estado para compartilhar práticas e processos de criação em música e performance com artistas e estudantes mineiros. Além da região metropolitana e o município de Varginha projeto acontece em Juiz de Fora (20 a 31 de agosto, com Marina Cyrino e Matthias Koole), São João Del Rei (3 a 14 de setembro, com Elise Pittenger e Fernando Rocha (Duo Qattus e Felipe José), Araçuaí (17 a 28 de setembro, com Titane e Makely Ka) e encerra em Araguari (15 a 26 de outubro, com Edson Fernando e Ricardo Passos).

 

Fundação de Educação Artística (FEA)

 


A Fundação de Educação Artística (FEA) é uma entidade sem fins lucrativos, de cunho social, com participação em todas as classes sociais. E tem como objetivo contribuir para a democratização, o aprimoramento e a atualização do ensino das artes e, em particular, da música. Criada, em maio de 1963, por um grupo de artistas e intelectuais mineiros, apresentou-se como um centro de experimentação, renovação e difusão artística de base cultural ampla.



Fundação de Educação Artística | Foto: Página oficial
 

No âmbito educacional, merece destaque o papel desempenhado pela FEA no processo de atualização do ensino musical, não só em Belo Horizonte, como também em diversos centros de formação do País. Por valorizar o intercâmbio entre as artes, a Fundação de Educação Artística mantém-se sempre aberta a novas ideias, experimentações, pesquisas e é, essencialmente, uma defensora contumaz da música de nosso tempo.

 

Onde faço minha inscrição?



 

 


 

O Zine Cultural não se responsabiliza por alterações de última hora efetuadas na programação deste evento sem comunicação prévia à redação.
Publicidade

Você também pode gostar!

Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!

Publicidade