Entrar
Clique aqui para entrar

Vou Voltar @ Teatro do Colégio Estadual - Barbacena/MG - Zine Cultural

Ago
11
2017

Vou Voltar @ Teatro do Colégio Estadual - Barbacena/MG



Novo espetáculo do grupo Ponto de Partida!


Ingressos

Nos eventos que oferecem a possibilidade de ingressos "meia-entrada", é necessário comprovar a condição com documentação específica.

EVENTO JÁ REALIZADO

Em agosto, o Ponto de Partida apresenta ao público o seu novo espetáculo, "Vou Voltar". A peça se debruça sobre a questão dos refugiados a partir de exílio do grupo de teatro mais antigo da América Latina. A estreia será dias 11 e 12 de agosto, em Barbacena, no Teatro do Colégio Estadual. Em seguida, parte para Belo Horizonte, nos dias 19 e 19 de agosto, com apresentações no Teatro Bradesco Minas Tênis Clube.

 

 

"Vou Voltar" aborda o medo, a perda da identidade, o acolhimento, a rejeição, a coragem, a violência, as opções políticas e econômicas que impelem milhares e milhares de seres humanos a deixar suas casas e buscar refúgio, onde “ser possível viver” ainda seja um território alcançável. Todas as questões serão apresentadas a partir da história do grupo uruguaio El Galpón. El Galpón, o mais antigo da América Latina, esta às vésperas de completar 70 anos de atividades ininterruptas e tem uma história inspiradora. Durante a Ditatura Militar, no Uruguai e em grande parte da América Latina, o grupo foi decretado ilegal. Seu teatro e todos os seus bens foram confiscados, seus principais atores proibidos de atuar, seus diretores presos e torturados. Soltos por pressão internacional, parte do grupo pediu asilo na embaixada mexicana e se refugiou no México, onde permaneceu por nove anos.

 

 

O inusitado é que, mesmo exilados, eles se mantiveram em atividade como grupo de teatro. Cortaram o México de ponta a ponta fazendo espetáculos e apresentaram-se em 17 países. Depois de cada apresentação, denunciavam a situação política do Uruguai e da América Latina e construíram uma rede de solidariedade. Quando voltaram, uma multidão lotou os 22 quilômetros que separavam o aeroporto, do Estádio Centenário, onde outras milhares de pessoas os esperavam.

 

Ponto de Venda antecipado em Barbacena:  Estação Ponto de Partida na antiga sericícola.

 

COMPRAS PARA O ESPETÁCULO DE BELO HORIZONTE NO BOTÃO ABAIXO:

 

 

Esta história é o pano de fundo do espetáculo que também quer prestar uma homenagem aos milhares de artistas que foram perseguidos ao longo da História e se mantiveram firmemente ancorados às suas convicções, à poesia e a beleza, ao compromisso de reinventar e recontar a vida.A peça não se estrutura como um musical, mas é pontuado por canções latinas e brasileiras, algumas compostas especialmente para o espetáculo, por Pitágoras Silveira e Pablo Bertola, que também assina a direção musical.

 

Ponto de Partida

 

O Ponto de Partida é um grupo fundado em Barbacena, em 1980, por artistas que decidiram que não deixariam a cidade, mas também não aceitariam os limites da província. Nascido como movimento cultural tornou-se um grupo de teatro de repertório, itinerante e independente, com 20 profissionais em exercício permanente. Criou e sistematizou métodos e processos de produção e criação e desenvolveu uma linguagem própria e uma dramaturgia brasileira que sustenta seus 36 espetáculos. Mais informações em http://www.grupopontodepartida.com.br/

O Zine Cultural não se responsabiliza por alterações de última hora efetuadas na programação deste evento sem comunicação prévia à redação.
Publicidade

Você também pode gostar!

Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!

Publicidade