Entrar
Clique aqui para entrar

10 Dicas para navegar com segurança na internet - Zine Cultural

Blog

10 Dicas para navegar com segurança na internet

Por: Rívia Petermann

Não é difícil ouvir histórias de pessoas que foram vítimas de hackers e criminosos virtuais. Por meio de malwares e programas sofisticados, eles invadem computadores pessoais com facilidade em busca de dados. Os dias de assalto ao banco ficaram na ficção, e na nossa realidade podemos ser desfalcados sem mesmo nos dar conta. Com o fim de ano chega também o período de compras, décimo terceiro, e de gastar as economias do ano todo em alguma programação especial. Consequentemente, é a época em que os ladrões cibernéticos estão na ativa. No entanto, nem tudo está perdido. Para se proteger e não cair em nenhuma armadilha, a professora Michele Bazana, Coordenadora do curso de Engenharia de Computação da Faculdade de Tecnologia Termomecanica – FTT, fala sobre algumas dicas de segurança para você curtir sua passagem de ano tranquilo. Então, fique atento!


Michele Bazana
"Além das nossas preferências de conexão e lixos eletrônicos, o nosso computador armazena senhas de acesso à portais e bancos eletrônicos, dados como RG, CPF e endereço residencial e tantas outras informações pessoais, tornando a vida privada mais pública do que nunca”.

1 - Senhas
Crie senhas com caracteres especiais. Sempre uma combinação de letras e números.

2 -  Antivírus
Utilize um antivírus e o atualize com frequência para diminuir a vulnerabilidade.

Imagem: Google


3 - Firewall
H​abilite o firewall – software que filtra o tráfego malicioso da internet impedindo que estranhos acessem sua máquina, como hackers e vírus;


4 - E-mails
Evite abrir e-mails de remetentes desconhecidos que em sua maioria encobrem arquivos do tipo espião, cuja característica é vasculhar sua máquina.

Imagem: Google


5 - Redes sociais
Tenha cuidado com as informações que compartilha e com as solicitações de amizade que aceita. Desconhecidos podem ter acesso a informações muito pessoais.


6 - HTTPS
Ao acessar um site para fazer transações financeiras, verifique se o endereço contém o “S” após a sequência de letras “http” (ex: https://endereço). Se houver, significa que o site tem um protocolo de segurança.

Imagem: Google


7 -  Bloqueios de Segurança
Utilize bloqueios de segurança no aparelho móvel. Aqueles padrões de desbloqueio que você precisa ligar os pontos na tela são muito previsíveis. Na internet é possível encontrar inúmeras pesquisas que revelam os “desenhos” mais utilizados para bloqueio.

Imagem: Google

8 - Ransomware 
Um tipo de crime chamado de ransomware, uma forma de extorsão por meio de sequestro de dados, tem se tornado muito comum. O vírus é instalado no momento em que a vítima faz o download de um navegador e permite que o hacker roube todos os arquivos do computador. Após o roubo, o bandido entra em contato para pedir o resgate.


9 - Rede Pública
Evite o acesso a bancos em rede wi-fi pública ou abertas e, antes de se conectar a uma rede deste tipo, certifique-se que seu aparelho está configurado para usar uma conexão segura. É importante desabilitar a função de wi-fi automática.


10 - Como saber se fui hackeado?

Por fim, o endereço  https://haveibeenpwned.com/ pode te ajudar a descobrir se a sua conta já foi exposta. Digite o seu e-mail e, dependendo do diagnóstico, troque a sua senha imediatamente. Abaixo, o top 10 das violações mais comuns, de acordo com o site.


Imagem: https://haveibeenpwned.com/



Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!
Publicidade