Entrar
Clique aqui para entrar

Santa Casa de Juiz de Fora comemora 164 anos - Zine Cultural

Blog

Santa Casa de Juiz de Fora comemora 164 anos com ações para o público

Por: Rívia Petermann e Tainá Voltas

A Santa Casa de Misericórdia completa 164 anos de história em Juiz de Fora com ações comemorativas para o público externo e interno. Fundada em 6 de agosto de 1854, é a terceira instituição mais antiga da cidade, com uma trajetória pontuada pela tradição de aliar filantropia e atendimento vinculado às redes privada e pública de saúde, sempre com modernização constante e qualidade no atendimento. Atualmente, é o maior hospital da Zona da Mata, com realização de cerca de 188 cirurgias e mais de 840.000 exames de análise clínica por ano! Veja abaixo fatos importantes dessa trajetória e os eventos comemorativos!

 


Santa Casa de Juiz de Fora (Foto: Zine Cultural)
 

A Santa Casa, durante todos esses anos, conquistou o credenciamento em inúmeras áreas de alta complexidade, junto ao Ministério da Saúde, como cirurgia cardíaca, neurocirurgia, ortopedia, traumatologia, gestação de alto risco; e transplante renal de fígado, pâncreas, pâncreas isolado e de córnea.

 

Alguns dados de 2017 da Santa Casa de Misericórdia:

1042 cateterismos cardíacos realizados;
• 2166 partos;
• 1202 testes da orelhinha;
•  5348 ultrassons
• 777.292 exames de Análise Clínica
• 3373 endoscopias;
• 876.132 quilos de roupas higienizadas na lavanderia;
• 2161 colaboradores;
 Mais de 35 mil horas de treinamento para os funcionários.

 


(Equipe Santa Casa - Foto: Anderson Ferreira) 


Veja abaixo alguns pontos importantes que marcaram os 164 anos de Santa Casa Juiz de Fora.
 
 

1) Santa Casa é referência em transplantes!

 

O Brasil possui o maior programa público de transplante do mundo e Juiz de Fora tem uma grande parcela de participação nessa estatística: é o segundo polo transportador de Minas Gerais, de acordo com a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). Todos os procedimentos que envolvem um transplantes são 100% efetuados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). E neste sentido, a Santa Casa sai na frente! Desde 1983 a instituição atua na área, com o primeiro transplante de rim da região. 

 


Equipe de enfermagem com a RT Mara Daldegan e Dr. Gustavo Ferreira  (Foto: Santa Casa)

 

Atualmente, o hospital é credenciado para os transplantes de fígado, rim, pâncreas e córnea e possui um ambulatório de Transplante de Fígado. Trabalha com uma equipe multiprofissional que conta com médicos, anestesistas, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, fisioterapeutas, imunologistas e cirurgiões, que atuam conjuntamente em suas especialidades para que os procedimentos sejam eficazes.
 

Além disso, a Santa Casa se preocupa em promover e/ou apoiar ações de visibilidade à causa, como o Congresso Multidisciplinar de Transplantes da Zona da Mata (vídeo abaixo). Também realiza campanhas de captação de órgãos, inclusive de coração, para transplante em outros hospitais do Estado.

 

Marcos dentro da história de transplantes da Santa Casa 
 

• PRIMEIRO TRANSPLANTE SIMULTÂNEO DE ÓRGÃOS DE JF | 2018

No dia 12 de junho de 2018, a Santa Casa de Juiz de Fora marcou mais um episódio da Medicina juiz-forana, com o primeiro transplante simultâneo de órgãos da cidade! O paciente transplantado recebeu dois órgãos na mesma cirurgia: pâncreas e rim. A operação foi realizada com o apoio da Unidade Prática Integrada de Transplante  (UPI), com parceria com a MG Transplantes e Polícia Militar de Minas Gerais, que cederam o helicóptero da corporação para transportar os órgãos cedidos em Muriaé.

👉 Saiba mais detalhes AQUI.

 


Equipe de transplantes Santa Casa de Juiz de Fora (Foto: Anderson Ferreira)

 

• PRIMEIRO TRANSPLANTE DE FÍGADO EM JUIZ DE FORA | 2017 

Em fevereiro de 2017, a Santa Casa de Juiz de Fora foi habilitada pelo Ministério da Saúde a realizar transplantes de fígado. No mês de agosto do mesmo ano, foi realizado o 1° procedimento na instituição, após reestruturação e trabalhos de captação dos órgãos. Dezenove doações foram feitas no período, com operação realizada com sucesso no mesmo mês!

👉 Saiba mais detalhes AQUI.

 


Médicos de Juiz de Fora e Belo Horizonte uniram-se para realizar o primeiro transplante na Santa Casa de Juiz de Fora

 

2) A Santa Casa já ganhou o Oscar da Saúde!

 

O Oscar da Saúde, um dos maiores e mais reconhecidos prêmios nacionais na área de Medicina homenageou, em março de 2018, os "100 mais Influentes da Saúde". Dr. Renato Villela Loures, Presidente da Santa Casa de Juiz de Fora, foi premiado no quesito filantropia pelos trabalhos executados na instituição!
 

👉 Clique aqui e confira a entrevista completa com Dr. Renato sobre a premiação.
 


Cerimônia da entrega de troféus dos 100 Mais Influentes da Saúde realizada em 15/03/2018, em São Paulo, na feira SAHE - South American Healthcare Exibithion. Nas fotos: Dr. Renato Villela Loures recebe o Oscar por destaque na categoria filantropia.

 

3) A instituição conta com ações inovadoras e certificações 

 

  • A Santa Casa é acreditada pela ONA (1 e 2) e pela ONA Excelência. Tem Certificação pela ISO 9001:2015 que confirma a sua autossuficiência na gestão de qualidade de seus processos, resultando na segurança do paciente.
     
  • Também foi credenciada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF e pela Organização Mundial de Saúde – OMS como “Hospital Amigo da Criança”. O que o identifica como uma instituição referência no aleitamento materno e proteção das novas vidas.
     
  • Tem convênio com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para realização de estágio curricular para alunos da graduação em Medicina e de residentes em Ginecologia e Obstetrícia.
     
  • Conta com uma Unidade Neonatal atualizada na ala oeste do décimo andar, com 30 leitos.

 


(Foto: Zine Cultural)

 

Agora que você já conheceu um pouco dos 164 anos da Santa Casa, que tal comemorar o avanço e referência que a instituição representa para a saúde da cidade e do país? O hospital preparou para os próximos dias uma agenda comemorativa repleta de atividades internas e externas. Verifique:

 

O evento Arte na Praça ocorre na praça do Hospital (Av. Rio Branco, 3353), de terça-feira a domingo (07 a 12/08), de 9 às 17h.

Durante os seis dias de evento, serão reunidos - ao ar livre em feira de artesanato - os trabalhos manuais, doces e salgados feito pelos colaboradores da instituição e por seus familiares. A entrada é franca.

 


 

Nos dias 17 e 18/08 (sexta e sábado), o Gran Victory Hotel (novo Trade Hotel) sedia o II CMTx – Congresso Multidisciplinar de Transplantes em Juiz de Fora. A abertura oficial ocorre no dia 16/08, no Privilège JF, com um coquetel de abertura, para todos os inscritos no evento sem valor adicional. O evento é o maior Congresso de transplantes do Brasil, com presença de importantes nomes do cenário, e conta com taxa de inscrição.


 


 

No domingo (19/08), a comemoração dos 164 anos de Santa Casa será realizada na Praça Cívica da UFJF, com à Feira de Saúde + Dia da Família em Movimento. O evento é promovido por meio de uma parceria entre Santa Casa e TV Integração, é gratuito, e começa a partir das 9h. No dia, os participantes poderão fazer aferição de pressão arterial (PA), aferição de glicose, medida de circunferência abdominal, cálculo de índice de massa corporal (IMC) e avaliação de postura com uma fisioterapeuta. Um médico estará à disposição para orientações em busca da qualidade de vida.

 

As demais programações que integram a grade comemorativa da Santa Casa em seus 164 anos serão destinadas somente ao público interno do hospital.


Fotos antigas e mais recentes da Santa Casa (Foto: Santa Casa)

 

 

Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!
Publicidade