Entrar
Clique aqui para entrar

Um sopro de criatividade - Zine Cultural

Blog

Um sopro de criatividade

Por: Talita Scoralick

Num mundo particular, como a cabeça de uma criança, histórias ganham vidas e são muito mais do que um amontoado de palavras. Xanxão de Alvarenga tenta transmitir essa ideia com seu primeiro livro, "Soprei a pluma no ar", que será lançado no sábado, 24, na Livraria Liberdade. O livro narra as aventuras de uma pluma jogada ao ar.  O Livro teve patrocínio da Lei Murilo Mendes e tem texto e ilustração do próprio Xanxão, que conta um pouco do processo de criação do livro ao Zine Cultural. 
 
 
Esse é seu primeiro livro publicado?
Este é meu primeiro livro. Tenho outros já escritos e ilustrados, que pretendo lançar assim que puder. Também um romance para adolescentes aguardando impressão.
 
Como surgiu a ideia de criá-lo?
Observando como as pequenas plumas voam bonito, pousam e fixam-se nas coisas. E como tem gente vaidosa que não suporta ter um fiapinho na roupa. rsrsrs.
 
As ilustrações também são suas, né? Como foi esse processo de desenvolvimento do livro?
Neste tipo de obra, álbum ilustrado, as imagens são tão importantes como o texto. Então, poema e ilustrações foram feitos juntos, um dialogando com o outro.
 
Qual a lição que a obra carrega?
Por ser um poema, não traz a intenção explícita de uma "moral da história", é algo mais aberto. No entanto, tem aí uma reflexão bem-humorada sobre o excesso de apego a posses e títulos, como isso pode nos deixar rígidos e nos impedir de perceber beleza ou alegria nas coisas  mais simples.
 
E você pretende lançar outros?
Gato azul na janela verde; Vogal no país das consoantes; O rei dos espantalhos; O menino vê; Perro, Perrito. Esses são os títulos que pretendo lançar assim que for possível. E para adolescentes, o romance A Garota Maravilha e a lei de Talião.
 
Como avalia o cenário literário (leitores e mercado) atualmente?
Esse mercado passa por grandes transformações, no que diz respeito aos meios: produção distribuição, etc, como acontece também com outros meios impressos, ou com o cinema, a música e mesmo a televisão. Mas permanece e cresce o interesse por boas histórias e obras que demonstrem carinho e respeito por seu público.
Xanxão de Alvarenga
Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!
Publicidade