Entrar
Clique aqui para entrar

Clipe colaborativo homenageia 170 anos de Juiz de Fora - Zine Cultural

Blog

Veja o clipe colaborativo que homenageou os 170 anos de Juiz de Fora!

Por: Tainá Voltas



Teaser do clipe que será lançado no aniversário de Juiz de Fora (edição Impulso Filmes)


No último dia 31/05 (domingo), Juiz de Fora fez mais um aniversário. A cidade, que já foi considerada a manchester mineira, completa 170 anos! Para comemorar a data, a Prefeitura de Juiz de Fora, por meio da Fundação Cultural Alfredo Ferreira Lage (FUNALFA), abraçou os desafios do isolamento social e planejou uma homenagem feita em conjunto com o programa "Gente em Primeiro Lugar". Tudo de forma REMOTA! O hino da cidade ganhou um clipe e uma nova versão gravados a distância. Confira abaixo os bastidores dessa iniciativa e o seu resultado! 

 


Foto antiga de Juiz de Fora em comemoração aos 170 da cidade (Postado originalmente como #TBT no instagram da @funalfacultura)

 

Para a celebração do Aniversário de Juiz de Fora, a Funalfa encabeçou diversas atividades culturais, que foram lançadas aqui. Dentre elas, o vídeo-clipe com o hino oficial da cidade, entoado por alunos do Programa “Gente em Primeiro Lugar”, com idades de 14 a 18 anos. O material foi gravado à distância e foi o carro-chefe da campanha de parabéns à cidade em 2020!

A homenagem contou com a participação de seis jovens do programa, de diferentes localidades: Kesya de Souza Benedito Marques (Santa Terezinha), Sarah Chrispim da Silva Vitorino (Vista Alegre), Edwirges Margarita da Silva Apolinário (Grama), Evelyn Camila da Silva Apolinário (Grama), João Paulo dos Reis Oliveira (Ponte Preta) e Bruna Cristina Da Silva Souza (Santa Cecília). Além disso, a iniciativa foi direcionada pela equipe de edição da Impulso Filmes, junto à coordenadoria do Gente em Primeiro Lugar, assinada por Onély Edwiges Teixeira, e pela articuladora de música do programa, Aline Henriques.

 



O resultado desse trabalho em conjunto, foi um audiovisual singelo, mas que os organizadores garantem passar bastante emoção, uma vez que, segundo Daniel Couto - Sócio-Diretor da empresa Impulso Filmes, " as pessoas estão saudosas de ações coletivas em meio ao distanciamento social".  Ele ainda completa: "O clipe é essencialmente simples, mas é sincero em sua essência. Foi emocionante juntar essas crianças através da edição para tocar uma versão modernizada do hino de nossa cidade. Assim, apesar de tudo, não deixamos essa data tão importante passar em branco. Apesar de tudo"! 

 


Crianças do Programa "Gente em Primeiro Lugar" em uma apresentação passada no evento Som Aberto. (Foto: Divulgação) 

 

E você deve ter se perguntado, como as gravações funcionaram na prática neste cenário em que o distanciamento social é necessário? Tanto a coordenadora do "Gente em primeiro Lugar", quanto a articuladora de música do programa exaltam o compromisso, a vontade e disponibilidade das crianças para colocar a iniciativa em prática. Eles precisaram aprender uma música, que ainda não havia sido ensaiada de forma física, participar dos ensaios online e cada uma gravar a sua parte da apresentação - claro, com a mentoria das duas.
 

"Por ser um  clipe com vários instrumentos diferentes, o nosso maior desafio foi a questão da distância e a impossibilidade de ensaios presenciais. As orientações foram passadas virtualmente e apesar de ser uma música nova no repertório dos alunos e o resultado foi excelente! Estou muito orgulhosa deles!" - Aline Henriques - Articuladora de música Projeto Gente em Primeiro Lugar

 

"Foi bastante desafiador exatamente pela distância e por ser uma música que ainda não tinha sido ensaiada durante as oficinas presenciais. O Gente em Primeiro Lugar sempre participou das comemorações do aniversário da cidade. Como esse ano não será possível ações presenciais, ficamos felizes de poder de alguma forma participar" - Onély Edwiges Teixeira coordenadora do Gente em Primeiro Lugar 

 


Daniel Couto (Impulso Filmes), Aline Henriques (Articuladora de Música "Gente em Primeiro Lugar") e Onély Edwiges Teixeira (Coordenadora "Gente em Primeiro Lugar") foram os responsáveis por guiar as crianças na gravação da homenagem a Juiz de Fora. 



Para conhecer os rostinhos das crianças que toparam esse desafio e ainda conferir como ficou o produto final dessa ideias, é só dar o play abaixo! Você também pode acompanhar os perfis dos envolvidos:  @genteemprimeirolugar e da @funalfacultura.

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Funalfa (@funalfacultura) em

 

 

Ficha técnica

Canto - Evelyn Camila da Silva Apolinário / Bairro Grama
Caixa - João Paulo dos Reis Oliveira / Bairro Ponte Preta
Flauta Doce - Kesya de Souza Benedito Marques / Bairro Santa Terezinha
Flauta transversa - Edwirges Margarita da Silva Apolinário / Bairro Grama
Percussão efeitos - Bruna Cristina Da Silva Souza / Bairro Santa Cecília
Surdo - Sarah Chrispim da Silva Vitorino / Bairro Vista Alegre

Direção: Daniel Couto
Edição e mixagem de som: Daniel Madão
Design Gráfico: Diogo China Moreira

 


 


👉 Para conhecer mais sobre o Projeto Gente em Primeiro Lugar: clique aqui!
👉 Para conhecer mais sobre a Funalfa: clique aqui!
👉 Para conhecer mais sobre a Impulso Filmes: clique aqui! 

 
Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!
Publicidade