O antes e depois do Sítio do Picapau Amarelo: saiba como estão os atores hoje!
Em todo 18 de abril comemora-se o Dia do autor Monteiro Lobato.
Uma de suas obras mais conhecidas é o Sítio do Picapau Amarelo! A série da Rede Globo, baseada em seus livros, foi um sucesso em diversas gerações, sendo a de 2001 uma das mais lembradas.
Para recordarmos uma época tão bacana, mostraremos o antes e depois dos atores do programa!
Comece com um momento nostalgia ao dar o play o tema de abertura abertura:
1) Emília - Isabelle Drumond
Isabelle Drummond deu vida a um dos personagens mais importantes do Sítio do Pica Pau Amarelo. A atriz era a boneca de pano Emília.
Na trama criada por Lobato, Emília foi feita por Tia Nastácia como uma boneca de pano cheia de macela, para servir de presente à menina Narizinho.
Nasceu muda e foi curada pelo dr. Caramujo que lhe receitou uma "pílula falante". Depois de tomá-la a boneca nunca mais parou de falar, pelo contrário, era conhecida pela tagarelice.
Isabelle já havia atuado em outros projetos antes, como em "Os Maias", mas foi ao dar vida à Emília que se tornou conhecida nacionalmente. O programa durou de 2001 a 2006.
Atualmente, a artista tem 27 anos e sua última novela global foi "Verão 90", de 2018. Já nos cinemas ela interpreta "Tina" em "Turma da Mônica - Lições", previsto para estreia em 2021. A atriz também voltou a fazer Emília depois de mais velha em um especial da Globo.
2) Narizinho - Lara Rodrigues
Em Sítio do Pica Pau Amarelo, obra que veio de uma ideia propulsora de 1920, A Menina do Narizinho Arrebitado, de Monteiro Lobato, Narizinho era uma das personagens centrais da história e marcou a literatura infanto-juvenil do Brasil e também dos programas de TV.
Com nome de batismo Lúcia Encerrabodes de Oliveira, ganhou este apelido devido ao nariz. Era, inclusive, conhecida como "A Menina do nariz Arrebitado", e por ser neta de Dona Benta e dona da boneca Emília.
De 2001 a 2016 quem interpretou a menina foi Lara Rodrigues, que há alguns anos trabalha como diretora e se dedica à sua produtora, a Malícia Virtual, mas também planeja voltar a atuar.
3) Pedrinho - César Cardadeiro
Com 10 anos, Pedrinho, ou Pedro Encerrabodes de Oliveira, é primo de Narizinho e um menino corajoso que vive na cidade.
Durante as férias ele vai passar os dias de folga no sítio da avó Benta, onde junto com sua prima, Emília, Visconde de Sabugosa e outros personagens, vive aventuras inigualáveis.
Na segunda temporada de maior sucesso do programa global, César Cardadeiro era responsável por interpretá-lo, aos 11 anos. Hoje em dia faz parte do cast de atores da Rede Record.
4) Saci - Izak Dahora
Vindo do Folclore brasileiro, o personagem Saci-Pererê foi introduzido por Monteiro Lobato na obra Sítio do Pica Pau Amarelo com suas características já conhecidas: menino travesso e brincalhão, de uma só perna e que usava roupa e gorro vermelho.
Sempre surgia pelos arredores do Sítio do Picapau para se divertir ou aprontar com as crianças. Foi interpretado por Izak Dahora, que atualmente é Doutorando em Artes (UERJ), professor universitário (UNESA), ator, escritor e músico.
5) Tio Barnabé - João Acaiabe
Tio Barnabé vive no Sítio do Picapau Amarelo ajudando Dona Benta nas diversas funções da roça. Conhece tudo sobre a floresta, superstições, os seres folclóricos e sobre como capturar o Saci.
Na história de Lobato, Barnabé é um negro velhinho que vive fumando cachimbo e é um grande amigo do menino Pedrinho.
No ciclo de 2001 a 2006 o papel era do ator João Acaiabe, que infelizmente veio a falecer em 2021, aos 76 anos, vítima de Covid-19. Outro papel de grande importância do ator e lembrado por todo o público é o Chef Chico de Chiquititas.
6) Tia Nastácia - Dhu Moraes
Em Sítio do Picapau Amarelo, Tia Nastácia representa a sabedoria popular e as experiências do povo. É uma quituteira de mão cheia reconhecida por suas delícias, principalmente, pela receita de bolinho de chuva.
Além disso, é uma amiga confidente de Dona Benta e nutre um carinho enorme pelos netos dela, Pedrinho e Narizinho. Foi também a criadora da boneca Emília.
Na TV, Dulcilene Moraes, mais conhecida como Dhu Moraes, foi quem deu vida à personagem.
A atriz e cantora brasileira tem uma sólida carreira, tendo começado em 1970, na qual além de ser Tia Nastácia de O Sítio do Picapau Amarelo durante sete anos, integrou o grupo musical Frenéticas, e passou recentemente na Globo na reprise da novela Novo Mundo.
7) Visconde de Sabugosa - Cândido Damm
Assim como Emília, o Visconde de Sabugosa é um ser inanimado que acaba ganhando vida e trejeitos de gente.
Um sabugo de milho que anda, fala e pensa como humano, além de representar, no Sítio do Picapau Amarelo, a figura do cientista.
Tem na biblioteca de Dona Benta sua grande aliada, na qual leu diversos livros e aprendeu muito sobre muitas coisas. Aumentou seus conhecimentos dia a dia, tornando-se um grande inventor.
Mesmo sendo um Visconde, tem como único pertence uma cartola e, nas aventuras dos meninos no Sítio, é escolhido por Pedrinho para as tarefas mais perigosas, uma vez que o menino acredita que, a qualquer dano, Dona Benta possa consertar o Sabugo.
Também tem medo de Emília e por isso vive fazendo tudo que a bonequinha manda.
Na TV, o Sabugo era vivido pelo ator Cândido Damm, que de 2015 a 2020 foi integrante do humorístico Zorra, da Rede Globo.
8) Dona Benta - Nicette Bruno
Dona Benta, doce e afetuosa, é a proprietária do Sítio do Picapau Amarelo e recebe seus netos todas as férias para seus dias de lazer.
Ela é a responsável por contar histórias para as crianças e por representar as vovós de toda família! Experiência e muito carinho fazem parte de suas características.
A personagem também é uma grande amiga de Tia Nastácia.
Quem a interpretou a partir de 2001 foi Nicette Bruno. Infelizmente, em dezembro de 2020, aos 87 anos a atriz faleceu vítima de Covid-19.
Bateu uma saudade do Sítio do Picapau Amarelo por aí?
Então continue a leitura descobrindo as principais curiosidades sobre o programa e onde assisti-lo atualmente. Spoiler: a Claro Now pode te ajudar :)