Entrar
Clique aqui para entrar

A legítima Pizza Napolitana - Zine Cultural

Blog

A legítima Pizza Napolitana

Por: Vinícius Barreto

A história conta que a primeira margherita a sair do forno a lenha foi feita pelo pizzaiolo Raffaele Esposito para servir à rainha Margherita di Savoia e seu marido Umberto I, reis da Itália, em 1889. De lá pra cá, a receita da tradicional pizza napolitana acabou sendo deixada de lado, devido à popularização da pizza em tudo mundo. Pensando em resgatar a originalidade da receita, foi criada a Associação da Verdadeira Pizza Napolitana (Associazione Verace Pizza Napoletana, em italiano) com a missão de promover a culinária e a tradição da pizza napolitana. 
Foto: Divulgação
E para deleite dos apreciadores da pizza, Juiz de Fora conta com o único associado da AVPN de Minas Gerais. Antero Filho é pizzaiolo há mais de 12 anos e proprietário da Pizzaria Artenanalle, onde a receita da verdadeira pizza napolitana é mantida. Antero foi até Napoli para participar do mais tradicional curso de pizzaiolo do mundo e, após um ano em avaliação, conseguiu o certificado da AVPN, tornando a Artezanalle a 442ª pizzaria a poder produzir a verdadeira pizza napolitana no mundo. 
Além de sair com o conhecimento sobre a história da pizza, Antero trouxe para cá a verdadeira receita e o tipo de forno à lenha adequado, que faz com que a pizza fique pronta em um minuto. Sim, eu fui lá e comprovei. Além de ser super deliciosa, fica pronta muita rápida. Lá percebi que a pizza napolitana tem algumas particularidades. São pizzas individuais, servidas em um prato com um único corte vertical. A massa é diferente das pizzas tradicionais, tem uma consistência mais elástica e dourada. Super saborosa. E possuem só três opções de sabores: 
Marinara: tomate, azeite de oliva, orégano (orégão) e alho.
Margherita: tomate, azeite de oliva, queijo mozzarella e manjericão.
Formaggio e Pomodoro: tomate, azeite de oliva e queijo parmesão ralado. 
 
Quando perguntado da receita, Antero não fez mistério: Farinha 00, água mineral sem cloro, sal, fermento e o último e mais importante ingrediente, paixão. Segundo ele, nos livros italianos com as receitas originais, paixão é citados em todos. É um ingrediente indispensável. 
Antero ainda ministra cursos na Casa D'Itália de Juiz de Fora. Informações pelo telefone: (32) 3215-5957
Além das deliciosas pizzas artesanais, a Artezanalle também tem pizzas tradicionais, ceveja e refrigerentes também feito por lá - que ficam para uma outra matéria. Quer experimentar as delícias de lá? A Artezanalle fica na rua Aurora Tristão, 166, Bandeirante. 
Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!
Publicidade