
Agenda Fórum da Cultura
Mostra “As vidas da natureza morta”
No dia 1º/04 (terça-feira) o Forum da Cultura da UFJF recebe a abertura da mostra “As vidas da natureza morta”, do artista plástico Everaldo Silva.
A exposição dá início ao edital de ocupação da Galeria de Arte de 2025.
Em sua estreia, o artista realizará a pintura de um quadro para apreciação do público presente, a partir das 18h.
Além disso, a mostra contará com 10 telas inéditas criadas a partir da técnica de óleo sobre tela.
A exposição ocorre até o dia 25/04 (sexta-feira) e as visitações ocorrem de segunda à sexta-feira, das 10h às 19h. A entrada é gratuita.
Exposição " As vidas da natureza morta" no Fórum da Cultura
Sobre a exposição:
A exposição de Everaldo Silva conta sobre a evolução do gênero pictórico, suas variações e peculiaridades ao longo dos séculos.
O título ‘As vidas da natureza morta’ foi escolhido devido a história do estilo de pintura retratado, que possuiu diferentes fases, em diferentes localidades do mundo
As obras trazem representações de frutas, flores e objetos cotidianos. O artista busca explorar o poder da luz, das cores e sutileza para trazer a técnica hiper-realista.
Artista Everaldo Silva | Foto: Divulgação
Sobre o artista:
Natural de Tocantins (MG), Everaldo SIlva iniciou seu contato com a arte logo quando criança, quando seu maior hobbie era desenhar.
Quando se mudou para Juiz de Fora, o artista decidiu se dedicar a pintura. Entre suas inspirações estava o artista Pedro Guedes, o responsável por encorajar seu desenvolvimento.
Atualemente, ele é professor no atelier de Pedro e possui seu próprio espaço.
Everaldo é graduado em Matemática e pós-graduado em Arte, Cultura e Educação, pelo Instituto de Artes e Design (IAD) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 2010.
Obra de Everaldo Silva | Foto: Divulgação
Exposição "Arte Indígena"
Durante todo mês de abril, o Forúm da Cultura recebe a mostra "Arte Indígena", em comemorção ao Dia Nacional dos Povos Indígenas, celebrado em 19 de abril.
A exposição reúne múltiplos artefatos de diferentes etnias. Ao total, o público terá acesso a 38 peças artesanais, entre elas: adereços, armas e alguns utensílios cotidianos.
Além disso, a exposição conta também com a exibição do documentário “Traços da Resistência”, dirigido e idealizado pela produtora e artista visual indígena Thaís Kokama.
A exposição ocorre até o dia 30/04 (quarta-feira) e as visitações ocorrem de segunda à sexta-feira, das 10h às 19h. A entrada é gratuita.
Exposição " Arte Indígena" no Fórum da Cultura | Foto: Divulgação
Sobre a exposição:
O principal objetivo da exposição é imergir o púbico na cultural indígena brasileira. Além de homenagiar e valorizar os povos originários.
“Arte indígena” conta com outros objetos de cerâmica, demonstrando como tal técnica era bastante explorada pelos povos originários.
A exposição conta com peças originárias de tribos de diferentes lugares do país, trazendo uma imensidão de conhecimento ao público.
Exposição "Arte Indígena" | Foto: Divulgação