Entrar
Clique aqui para entrar

Brasileiros no Exterior ganham voz por meio de podcast! - Zine Cultural

Blog

Brazucas pelo Mundo: o Podcast dos Brasileiros no Exterior

Por: Anderson Ferreira

Tirar um período sabático ou tentar a vida em um país diferente é o sonho de muita gente, né? Se o termo brasileiros no exterior chama a sua atenção e faz seus olhinhos brilharem, você precisa conhecer o projeto "Podcast Brazucas Pelo Mundo". Topa embarcar nessa viagem com a gente?
 

Brasileiros no Exterior

 

Mas pera aí, Zine! O que é "Brazuca"?

A gíria "Brazuca" é uma espécie de apelido para designar os brasileiros ou algo de origem do nosso país. Além disso, o termo ficou popularmente conhecido em 2014, ao ser eleito como nome da bola oficial da Copa do Mundo FIFA.  

Agora que você já sabe o que significa a expressão, confira os detalhes da entrevista que fizemos com o Mau Mendes, um dos responsáveis pelo "Podcast Brazucas pelo Mundo". 

 

Brasileiros no Exterior

 

ZINE: Como surgiu a iniciativa de dar voz aos brasileiros que vivem no exterior"?

Mau Mendes: "O Podcast Brazucas pelo Mundo surgiu a partir da ideia do mentor do projeto, o Fábio Santos. Ele mesmo, um "Brazuca" residente na província do Quebèc no Canadá, percebeu que os brasileiros que moram fora do Brasil têm muitas histórias pra contar sobre suas vidas como imigrantes". 


ZINE: Qual o objetivo do projeto?

Mau Mendes: "A proposta é justamente levar informações relevantes sobre como é a experiência de quem vive longe de sua terra, de sua família e que, com a mudança, passa a conviver com uma nova língua, outros hábitos e com diferentes comportamentos. 

Procuramos descrever, com o depoimento dos entrevistados, os sentimentos e as sensações às quais os Brazucas estão expostos: da saudade do feijão com arroz até a convivência com a nova cultura".  

 

Brasileiros no Exterior

 

ZINEQuais são os nomes por trás do Podcast Brazucas pelo Mundo?  

Mau Mendes: Além do Fábio Santos, compõem o time o André Costa, residente na cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos. E eu, Mau Mendes, único dos três que vive no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro. 

A partir da ideia do podcast, o Fábio convidou o André e eu para tocarmos o projeto juntos. Cada um assumiu um papel importante no desenvolvimento do projeto.

O André faz toda a parte tecnológica, alimenta o site e cuida das postagens nas redes sociais, enquanto o Fábio fica responsável pela pesquisa e pela edição das entrevistas. Eu faço a criação e a revisão de textos e participo da parte artística, além de atuar como entrevistador, função que revezo com Fábio que também conduz algumas entrevistas.  

 

Brasileiros no Exterior
(Fábio Santos, Mau Mendes e André Costa - foto: divulgação)

 

ZINE: Como vocês selecionam os entrevistados? 

Mau Mendes: "A princípio, pensamos nos amigos, nos conhecidos e nos amigos dos amigos. Afinal, todo mundo conhece alguém que mora fora do Brasil e pode pensar rapidamente em uma indicação pra nos passar. 

Agora, além destes, também estamos recebendo inscrições pelo site, o qual os "Brazucas" interessados em contarem suas histórias entram em contato diretamente conosco. O candidato a entrevistado envia um breve relato sobre sua trajetória pra gente e, a partir destas histórias, selecionamos aquelas que vamos contar. São trajetórias de vida, aventuras, momentos interessantes, divertidos e emocionantes".

 

ZINE: Com qual frequência os conteúdos são publicados e onde podem ser acessados? 

Mau Mendes: "O nosso primeiro episódio foi ao ar no dia 15 de maio de 2020 e neste momento já temos cinco outras entrevistas publicadas. Inicialmente a frequência é quinzenal, com novas histórias sempre aos domingos. Mas planejamos em breve disponibilizar novos conteúdos semanalmente. 

Todos os episódios permanecem disponíveis em nosso site e também nas principais plataformas de podcast como Apple Podcast, Spotify, Deezer, Google Podcasts e Stitcher. Basta clicar e se deliciar com as histórias dos Brazucas pelo Mundo".

 

Brasileiros no Exterior

 

E aí, de qual lado você está? Caso seja brasileiro residente no exterior e quiser ser entrevistado, clique aqui. Se estiver no Brasil e quer trocar uma ideia com o Fábio, o Mau e o André, acesse aqui!

O projeto Podcast Brazucas Pelo Mundo também está nas principais redes sociais, como Facebook e Instagram!

 



Você também pode se interessar por:

12 podcasts de notícias para você se informar!

Descubra 18 podcasts legais para você dar o play neste ano


Confira nossa seleção dos melhores e mais ouvidos podcasts brasileiros!

Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!
Publicidade