Entrar
Clique aqui para entrar

Caminhada pelo fim da violência contra as mulheres! - Zine Cultural

Blog

Caminhada pelo fim da violência contra as mulheres em Juiz de Fora: saiba como participar!

Por: Tainá Voltas

Neste domingo (08/12), Juiz de Fora integra as mais de 20 cidades brasileiras a se mobilizar pelo combate e conscientização acerca da violência contra mulher. Para isso, o Grupo Mulheres do Brasil realiza a 3ª Caminhada pelo Fim da Violência contra as Mulheres em todo país. Veja abaixo como participar da ação, aberta a todos e todas, aqui na cidade.  

 


Foto: Grupo Mulheres do Brasil 
 

Antes de saber onde ocorre a caminhada em Juiz de Fora, é importante se conscientizar acerca de algumas estatísticas alarmantes sobre o assunto. Dados do último Atlas da Violência, do Ipea, de 2017, apontam que a taxa de mortes de mulheres bateu recorde e chegou a 4,7 assassinatos a cada 100 mil habitantes. Segundo o Ministério da Saúde, em 2018 foram registrados mais de 145 mil casos de violência - física, sexual, psicológica e/ou de outros tipos - contra vítimas mulheres que sobreviveram (cada registro pode incluir mais de um tipo de violência). Ainda de acordo com o órgão, estupros coletivos contra mulheres foram 3.837, em 2018. Além disso, a cada quatro minutos uma mulher é agredida por ao menos um homem.

 


Segundo Luiza Helena Trajano, presidente do Grupo Mulheres do Brasil, a 3ª Caminhada vai ser uma grande mobilização para colocar nas ruas a voz de todas as pessoas com um pedido em comum: o basta aos índices da violência contra as mulheres.


"Não podemos mais aceitar que o Brasil ocupe o 5º. lugar no ranking mundial do feminicídio, em que uma mulher é morta a cada duas horas e há um estupro a cada 11 minutos. Temos que mudar essa realidade de forma urgente. Essa é a a união de todos e todas por uma causa global”. Luiza Helena Trajano

 

 

A iniciativa integra os “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” – uma campanha internacional apoiada pela ONU Mulheres, que consiste numa mobilização global da sociedade civil em torno desse propósito. No Brasil, a mobilização dura 21 dias com início em 20/11 (Dia Consciência Negra), uma vez que mulheres negras são as maiores vítimas desse tipo de violência, e se encerra em 10 de dezembro (Dia Internacional dos Direitos Humanos)

 

 

E dentro desta programação que a 3ª Caminhada pelo Fim da Violência contra as Mulheres está inserida. Em Juiz de Fora a ação tem saída marcada na Praça Jarbas de Lery, no bairro São Mateus, a partir das 09h, com trajeto que segue pela R. Dr. Romualdo e percorrer a Av. Rio Branco, sentido Bom Pastor, até o cruzamento da Procópio Teixeira.


“Já tivemos grandes avanços com a Lei Maria da Penha e as delegacias da mulher, mas ainda temos muito a fazer para garantir uma assistência adequada às vítimas de violência... lutando por legislações favoráveis a elas, detectando os casos e recuperando os agressores, por exemplo. Essa campanha de conscientização é uma grande ação, pois chama a atenção de toda a sociedade para um problema que diz respeito a todos nós”. Raquel Sousa, coordenadora do Grupo Mulheres do Brasil Núcleo Juiz de Fora.


  

 

A Caminhada pelo Fim da Violência contra as Mulheres tem o patrocínio do Magazine Luiza e apoio do Instituto Avon, empresas comprometidas com a causa e que desenvolvem ações contra a violência doméstica.

 


 

🎥 SERVIÇO: CAMINHADA PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES

📅 Quando: 08/12

⌚ Horário: Concentração a partir das 9h | Início da caminhada às 10h

📍 Percurso:  Saindo da Praça Jarbas de Lery (São Mateus) e percorrendo as ruas Dr. Romualdo e Avenida Rio Branco até o cruzamento do Bom Pastor.


 


 

Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!
Publicidade