Entrar
Clique aqui para entrar

Juiz-foranos escolhem Carnaval de BH como novo destino: saiba o que fazer - Zine Cultural

Blog

Juiz-foranos escolhem Carnaval de BH como novo destino: saiba o que fazer

Por: Rívia Petermann

Após sucesso de crítica e público nos últimos anos, o Carnaval de Belo Horizonte caiu de vez no gosto de juiz-foranos. Se você é um dos felizardos que vai curtir a temporada por lá, prepare o fôlego: são mais de 500 blocos oficiais, com expectativa de aproximadamente 4,6 milhões de foliões, segundo a prefeitura da cidade. A festa começa no dia 16 de fevereiro e dura nada menos que 23 dias! Já sabe como se situar por lá? Saiba mais neste #BlogZine.

 

Carnaval de Belo Horizonte: blocos do carnaval 2019 BH
Carnaval de Belo Horizonte: saiba o que fazer (Foto: divulgação)

 

📌O zinético Felipe Marcelino curtiu o carnaval de BH em 2018 e conta sobre a experiência:

Felipe Marcelino
"
O carnaval de BH é simplesmente incrível! A cidade foi toda organizada e preparada para o evento. Desde a rodoviária até o hotel que fiquei, na Savassi, era tudo muito bem sinalizado, com bastante policiais nas regiões mais movimentadas. O que achei mais incrível: a cidade em todo momento estava sempre limpa. Até mesmo os foliões evitavam jogar lixo no chão e, após os blocos, sempre passavam garis limpando. Este ano, com mais blocos, promete ser ainda melhor. Infelizmente não poderei ir, mas, BH deixou saudade! Super indico!"

 

Carnaval de Belo Horizonte: blocos do carnaval 2019 BH
Carnaval de Belo Horizonte: centenas de bloco de rua na programação (Foto: divulgação)
 

Carnaval de Belo Horizonte: blocos do carnaval 2019 BH


Acompanhar a programação completa do Carnaval de Belo Horizonte é fácil:

• Pelo site oficial: basta selecionar uma data no calendário para conferir a programação diária. Além disso, é possível encontrar o rolê ideal nas seguintes categorias: Blocos de Rua, Palcos Oficiais, Escolas de Samba, Blocos Caricatos, Programação Associada e Carnaval Gastrô. Também há atualizações constantes sobre as novidades, curiosidades e utilidades sobre a festa popular;

👉 Clique aqui para acessar a programação do carnaval de Belo Horizonte

 

blocos do carnaval 2019 BH
Carnaval de Belo Horizonte (Foto: divulgação)

 

• Pelo aplicativo Belo Horizonte Surpreendente: disponível para IOS e Android. Com o app, é possível fazer uma breve imersão no que a cidade prepara, por meio de roteiros para foliões na capital - que inclui a arquitetura, pontos históricos e turísticos - , dicas de como unir folia e arte com o Roteiro Cultural, assim como de curiosidades e fatos históricos.

 

Carnaval de Belo Horizonte
Carnaval de Belo Horizonte (Foto: divulgação)

Trânsito, transporte e alertas climáticos no Carnaval de Belo Horizonte


Carnaval é um assunto sério para os mineiros da capital: no site, há um guia breve e útil sobre a operação de trânsito durante o período. Por lá, o internauta consegue saber como encontrar informações confiáveis sobre como acessar hospitais, linhas de ônibus, pontos de informação estratégicos, metrôs, os chamados "foliônibus", entre outros.
👉 clique aqui para conferir


Para ficar por dentro dos alertas climáticos durante o Carnaval de Belo Horizonte, vale ficar ligado no twitter oficial da Defesa Civil de BH, no qual há atualizações sobre as possíveis alterações no clima de cada região. 
👉 clique aqui para acessar

 

Carnaval de Belo Horizonte
Carnaval de Belo Horizonte: saiba o que fazer (Foto: divulgação)

 

Uma volta 360 sobre o Carnaval de Belo Horizonte: a folia é para todo mundo!


Com tantas opções e tantos blocos de rua, a diversidade é um dos diferenciais do Carnaval de Belo Horizonte, que conta com inúmeros temas, dos blocos clássicos aos de rock ou hip hop. 

Neste ano, houve um aumento de 40% dos blocos de rua, desde a última edição. A regional Centro-Sul tem a maior concentração com 36% deles, seguida pelas regionais Leste, com 17%, e Noroeste, com 14%. As regionais Nordeste, Pampulha e Norte concentram 9% , 8% e 6% respectivamente. E, por fim, Barreiro e Venda Nova têm 2% dos blocos.

 

Carnaval de Belo Horizonte
Carnaval de Belo Horizonte: realeza da temporada 2019 (Foto: divulgação)

 

❗ Qual é o seu rolê no Carnaval de Belo Horizonte?! Alguns exemplos do que rola por lá: 


📌 Para quem procura blocos afros, há o Afoxé Bandarerê, Afro Magia Negra, Afrodum, Thirey Afoxé Ilê Odara; 

📌 Para quem é do rock and roll, há a Alcova Libertina e o Bloco dos Camisa Preta;

📌 Para a galera do jazz, o Magnólia, o Sou Jazz Bloco, o Bloco Fúnebre;

📌 Carimbó? Bloco da Fofoca;

📌 Se a ideia é pular Carnaval com seu animal de estimação, o Blocão é uma das opções;

📌 Para se divertir com o universo brega, há o Beiço do Wando e o US Beethoven;

📌 Alô Abacaxi e Garotas Solteiras são conhecidos pela defesa da causa LGBT;

 

Carnaval de Belo Horizonte
Carnaval de Belo Horizonte: saiba o que fazer (Foto: divulgação)

 

📌 Já o Sagrada Profana e o bloco Bruta Flor, reforçam o empoderamento feminino;

📌 Para quem carnaval com cosplay, a pedida é o Unidos da Estrela da Morte;

📌 É forrozeiro? Há o Pisa na Fulô, Baião de Rua, Forrozeiros de Rua;

📌 Religiosos também participam do cortejo, com o Unidos de Guadalupe ou o Bloco Se Joga;

📌 Para as crianças, a agenda é extensa: tem o Padecendo no Paraíso, o Circo Marimbondo Show, o Fera Neném, o Bloco dos Super Heróis, o Bloco da Bolinha Preta, o Bloquim Dubem, o Ser criança é ser feliz e o Bloco PufTictá, entre outros;

📌 Quer pular ao som de grandes nomes da música? O Ziriguidum Stardut reúne sua bateria para executar clássicos de David Bowie. Chama o Síndico revive sucessos de Tim Maia e Jorge Ben. Tem o Toca Raul, que homenageia Raul Seixas. Filhos de Clara revive Clara Nunes. O Bloco do Amor convida o público a cantar os sucessos imortais de Gonzaguinha;

 

Carnaval de Belo Horizonte
Carnaval de Belo Horizonte: saiba o que fazer (Foto: divulgação)

 

📌 Não pode faltar sertanejo? O bloco Amô Levou mais de 120 mil foliões  para o coração da Savassi, com a mistura de sertanejo dos anos 80 e 90 com bateria de Carnaval;

📌 Alô, galera do Hip Hop: A proposta do Carnarap é unir as vertentas do rap underground ao trap, além de agregar outras culturas da periferia, como o funk, porque tem uma história de luta contra o preconceito. 

📌 Festa popular tem que ser inclusiva: o bloco Todo Mundo Cabe no Mundo acolhe pessoas com deficiências de todos os tipos. Foi criado pelo cadeirante Marcelo Xavier em 2016, que defende a democracia da sua bateria - quem chegar é bem-vindo: 
 

Marcelo Xavier
“Festa popular sem a inclusão absoluta de todos, que condene parte da população, seja ela qual for, a meros espectadores é um contrassenso. Conhecemos muito bem o grande inimigo do ideal de inclusão social: o preconceito. Sabemos, também, da força de armas como a arte, o folclore, a alegria, o compartilhamento no combate a esse inimigo. O nosso Carnaval tem essas armas e é com elas que botamos o nosso bloco na rua”


Preparadxs para curtir essa experiência? Sempre vale lembrar que: "se beber, não dirija" e "não é não".

 

Carnaval de Belo Horizonte
Carnaval de Belo Horizonte: saiba o que fazer (Foto: divulgação)
 

Ah, enquanto a sua hora de curtir o Carnaval de Belo Horizonte, não falta folia em Juiz de Fora: confira a programação completa da cidade AQUI - quem sabe o Zine não esbarra em você num desses rolês?  

 


 

Zine Imóveis

// Imóveis em destaque!
Publicidade