Entrar
Clique aqui para entrar

Cidade da Música realiza São João virtual em setembro! - Zine Cultural

Blog

Já conheceu a Cidade da Música?

Por: Tainá Voltas

A cultura, lazer e entretenimento ganharam novas roupagens durante o isolamento dos últimos meses.


As lives rodaram o Brasil (e o mundo), teatros, exposições e visitações em musues adotaram o formato online para permitir que o público mantivesse contato com essas expressões artísticas!


Pensando nisso e também na arte como um novo caminho para o futuro, a cidade de São João Nepomuceno aposta na música, nesse primeiro momento produzida de forma remota, com o projeto "Cidade da Música". 
 

Saiba todos os detalhes sobre a iniciativa, logo abaixo: 

 

 

  • O que é o Projeto Cidade da Música? 

     

O projeto CIDADE DA MÚSICA é uma iniciativa de um potente grupo de profissionais locais do setor musical, em parceria com o Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais e a Associação de Música no Interior (AMI). A ideia é diversificar a economia da cidade e fortalecer a integração de profissionais da música e do audiovisual da Zona da Mata Mineira.
 

Ao longo dos próximos meses irão ocorrer dezenas de ações culturais, com serestas, “lives” musicais, encontro de compositores, mostras de música instrumental, workshops, rodas didáticas de choro,  entre outras atrações.

 

“Esse é um sonho antigo do Polo Audiovisual, um arranjo criativo e produtivo regional que vai reunir e integrar de maneira duradoura toda a potência do setor do áudio e da música, junto às produções de cinema, televisão, animação, entre outras que já estamos realizando e as que virão em futuro breve. Tenho a certeza de que estamos inaugurando assim um novo ciclo em nosso trabalho, de profissionalismo no setor cultural com relevância para o desenvolvimento de nossa região.”  - Cesar Piva, presidente da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata mineira.
 

 


Em tempos de pré-pandemia, as serestas de São João Nopomuceno atraíam cerca de 200 pessoas e mostravam as veias artísticas da cidade. Abaixo você confere como ocorrerão as atividades culturais no projeto.

 

 

  • Quais são as atividades do Cidade da Música? 

 

O projeto CIDADE DA MÚSICA desenvolverá diversas atividades artísticas e de formação dentro do universo da música, que devido ao momento, serão realizadas de forma remota, com transmissão pela internet, seguindo todos os protocolos de segurança para seus participantes e o público. 


O pontapé inicial do projeto foi dado com o evento “São João ao Luar”, atividade que ocorreu no mês de setembro, com a realização de cortejos de serestas pelas ruas dos distritos Taruaçu, Roça Grande, Carlos Alves, Ituí, Araci e no Centro de São João Nepomuceno. O público foi convidado para assistir a performance das janelas de suas casa, como forma de garantir o distanciamento social.


Ainda em setembro, o Projeto realizou duas ações: “São João Fique em Cena” e “Estação Autoral”.


Na primeira, 30 músicos e intérpretes saojoanenses foram selecionados para uma série de apresentações virtuais. Já a última, 24 compositores de toda a Zona da Mata mineira se apresentaram em uma Mostra Regional.


Para outubro a programação contará com as lives, que começarão a partir do dia 19, com transmissão por meio da plataforma do Polo Audiovisual TV.


Nos dias 13 e 14 de outubro, ocorrerá o Workshop gratuito "Aspectos da composição e produção musical de trilha no audiovisual” com o Maestro David Tygel (Boca Livre). As vagas são limitadas e as inscrições estão abertas até o dia 12 no site oficial.
 

 



De acordo com o músico Ricardo Itaborahy, um dos idealizadores do projeto, “essa quantidade expressiva de músicos em São João Nepomuceno, não é à toa, a cidade carrega a música em seu DNA. Além das orquestras Eldorado e Conjunto Itaborahy, que tiveram atuação muito importante nas décadas de 1960 e 1970, o município ainda conta com as fanfarras e três escolas de samba, que permanecem ativas até os dias de hoje. Nós temos tradição nas escolas de samba, cada bateria nossa aqui tem mais ou menos 40 pessoas, muitos dos nossos músicos passaram por elas”.
 

 


 Ricardo Itaborahy  tocando sanfona em seresta realizada em São João Nepomuceno

 

E não é só de músicos que se faz uma Cidade da Música. O município conta com uma consolidada estrutura da indústria fonográfica. No total, são três estúdios, incluindo o Estúdio Versão Acústica, que é administrado pelo reconhecido músico Emmerson Nogueira. 

 

Confira abaixo como foi o lançamento do projeto realizado no dia 10/09, online:

 

 

  • Como realizar a sua inscrição para os projetos do Cidade da Música:


O Workshop "Aspectos da composição e produção musical de trilha no audiovisual” com o Maestro David Tygel (Boca Livre) está com as inscrições abertas.


A atividade é oferecida gratuitamente e com vagas limitadas.


As inscrições vão até o dia 12/10. Para realizá-la, os interessados devem preencher um formulário próprio disponível no site www.cidadedamusica.com.br

 

 

 

 


Para ficar por dentro dessa e de outros iniciativas de São João Nepomuceno, fique atento às redes e sites do Polo Audiovisual 👇
  
www.poloaudiovisual.tv 

www.poloaudiovisual.org.br 

•www.cidadedamusica.com.br/
 
Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!
Publicidade