Entrar
Clique aqui para entrar

II Circuito Regional Autoral - Zine Cultural

Blog

II Circuito Regional Autoral

Por: Karina Gomes


Juiz de Fora possui diversos talentos musicais com composições autorais e, neste mês de novembro, a cidade recebe a segunda edição do Circuito Regional Autoral. O evento tem o intuito de valorizar e incentivar as canções próprias dos artistas juiz-foranos e conta com 20 shows.


As apresentações acontecem no Café Muzik e no Bar da Fábrica. Confira as datas, as bandas que já se apresentaram e as que ainda vão tocar:

  • 10/11 (quinta), Café Muzik, 21h:  Blend 87, Vivenci, Coroña e Martiataka
  • 13/11 (domingo), Bar da Fábrica, 17h: Unconscious, Hagbard, Algar e La Macchina 
  • 17/11 (quinta), Café Muzik, 21h:  Elefunk, Visco, Los Kactus e Frickets
  • 20/11 (domingo), Bar da Fábrica, 17h: Dignatários do Inferno, Smouke, Éllyot e Insannica
  • 24/11 (quinta), Café Muzik, 21h: Guido Del’ Duca, Soul Rueiro, Obey! e Pathos
Quer conhecer um pouquinho dos artistas que já passaram pelo evento e os que se apresentam hoje? Se liga só na lista que preparamos:

Blend 87

A banda surgiu da mistura de sons, referências e vertentes. Suas músicas passam pelo MBP, POP Internacional e Rock, o que proporciona uma junção de clássicos com inovações de notas e letras com identidade própria. Confira o vídeo da música "Mais Dias":


 

Vivenci

Fundada em 2012 por Victor Polato (baixo e vocais), Vinícius Polato (guitarra e vocais) e João Nascimento (bateria), a Vivenci possui um som original, com influências do estilo Hard Rock e Rock n' Roll e composições em português. O primeiro EP da banda foi lançado em 2014 de forma independente e com 6 músicas inéditas. Em menos de um ano, Victor, Vinícius e João gravaram o segundo EP com o mesmo número de músicas do anterior e que leva o nome de "O Seguinte". Assista o vídeo da música "Nunca Vi", deste último trabalho da banda:



Coroña

A fundação do grupo foi em 2015 e suas principais influências são Grunge, Punk, Stoner e Mosh. A Coroña é composta por Jordan Pereira (vocal e guitarra), Ramon Montorse (baixo) e Leonel Prestes (bateria).  Aperte o play no clipe da canção M.O.D.A. e conheça a banda que intitula seu som como "um murro no ouvido em forma de música":



Martiataka

O início da banda foi em 2001, e no mesmo ano surgiu o primeiro CD demo. Após esse trabalho, surgiram o segundo CD demo, dois discos e um EP. O estilo da Martiataka é definido como rock tradicional, despudorado, com referências dos anos 60, 70 e 80, além de punk, blues, hard rock e heavy metal. O sexteto já dividiu o palco com grandes nomes da música, como Autoramas, Lobão e Cachorro Grande. Quer conferir o trabalho deles? É só assistir ao vídeo retirado do DVD "Martiataka Ao Vivo - Tá Alto Pra C@#$%&*":



Unconscious

Composta por Alexandre Medeiros (vocal), Thales Almeida (baixo), Johnny Gomes (guitarra), Anderson Soares (bateria) e Thiago Menini (teclado), a banda existe há 4 anos e tem em suas músicas os estilos heavy metal e metal progressivo. Em suas apresentações, a banda possui também covers de outros artistas, como o que você confere abaixo:



Hagbard

Banda de folk metal formada pelos músicos: Igor Rhein (vocal), Gabriel Soares (reclado/flauta/vocais), Danilo "Marreta" Souza (guitarra) Rômulo "Sancho" Piovezana (graves/backing vocals) e Everton Moreira (bateria). Em maio deste ano, a Hagbard lançou o álbum "Vortex to an Iron Age" e o vídeo abaixo é o clipe da faixa "Iron Fleet Commander":


Algar

Quando os irmãos Felipe e Nathan Eiterer decidiram unir forças e aproveitar um material que já estava sendo escrito em casa pelos músicos e se juntaram ao amigo Leo Barbosa, surgiu a Algar. A ideia do grupo é produzir um som crítico, que agrega filosofia, política e heavy metal. As composições falam, com músicas limpas e claras, sobre sociedade, consumismo, vida cotidiana e senso comum. O trio faz parte do movimento underground e busca produzir trabalhos de baixo custo e gravações caseiras. Um exemplo é a música "Need To Kill":

La Macchina

Rock Groovy Blues é a natureza do La Macchina, que tem canções em inglês e arranjos inspirados na música negra americana. Seus integrantes são Alvaro Rosa, Hugo Schettino, Gutto Ribeiro e Hélcio Leão. O primeiro disco com músicas totalmente autorais foi lançado neste ano. O vídeo a seguir é de uma apresentação ao vivo no Cultural Bar:


ELEFUNK

Os membros são Arthur Cota, Eric Esteves, Gustavo Tagliati, Iuri Mourão, Mariana Assis e Thalles Oliveira e o início da banda foi em 2015. A ELEFUNK aposta na diversidade de influências, que vão da black music ao samba, passando pelo reggae e outros estilos musicais que agradam os ouvidos. Confira uma apresentação do grupo:


Visco

O grupo é influenciado pelos gêneros pop e rock tanto nacionais quanto internacionais. Seu primeiro álbum foi lançado em 2012 com 11 faixas autorais. Os músicos são Daniel Marques (voz), Jean Michel (guitarra), Roney Gonçalves (baixo) e Michel Pedretti (bateria). A Visco já dividiu palco com artistass de renome nacional, como Biquini Cavadão, Pitty, RPM, Moptop, Marcelo D2, Forgotten Boys, Cachorro Grande, Tihuana, Marcelo Camelo, Detonautas e Titãs. Para conhecer o som da banda, dê o play:



Los Kactus
Foi em 1998 a fundação da Los Kactus, que em 2000 lançou seu primeiro álbum, com 11 composições, e vendeu cerca de 1000 cópias. A banda opta por trabalhar canções com arranjos intimistas de sonoridade e colagens e convenções elaboradas e ao mesmo tempo com lirismo simples e objetivo. A proposta do grupo é apresentar um repertório com canções internacionais e brasileiras apoiando-se no Rock e no MPB. A sonoridade deles tem um forte apelo pelo regionalismo, e a Los Kactus propõe uma releitura de canções representativas, com inserção de elementos musicais que os influenciaram individualmente e que assimilaram ao longo do tempo. A formação é: Anderson Guimarães ( voz, flauta e percussões), Edimar Lima (voz e violão), Hudson Martins (baixo), Julio Slayer (bateria), Leandro Trombini (guitarra e voz) e Pérsio Granato (guitarra). Confira a apresentação da música "Aquela Canção":



Frickets

Formada em 2014, é uma banda de rock alternativo que reverencia as grandes lendas da história do ritmo, sem perder a originalidade. Seu repertório passa por indie, blues, rock n' roll e hardrock. Conheça o grupo no vídeo da música "OUTSIDER":



E aí, gostou desses artistas autorais de Juiz de Fora? Conte pra gente qual foi seu preferido e não perca a chance de conferir os próximos shows! 

Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!
Publicidade