Entrar
Clique aqui para entrar
Blog

Onde experimentar comida árabe em Juiz de Fora?

Por: Tainá Voltas

Se você gosta de comida e de experimentá-la em sua diversidade, seja provando as típicas, as simples, de inverno, boteco ou afins, é provável que você curta também conhecer as culinárias ao redor do mundo... certo? 


Cada país tem agregado à sua cultura uma gastronomia específica. Massas na Itália, Feijoada e caldos no Brasil, hot-dog nos Estados Unidos... enfim, opção é o que não falta para você se deliciar. 


Neste conteúdo vamos, inclusive, falar de uma dessas cozinhas cheias de tempero, sabor, tradição e história. E o melhor: você nem vai precisar viajar para prová-la.


Conheça abaixo tudo sobre Comida Árabe em Juiz de Fora. 

 

Veja onde provar comida árabe em Juiz de Fora além de algumas curiosidades sobre essa cozinha
Veja abaixo onde provar comida árabe em Juiz de Fora, além de algumas curiosidades sobre essa cozinha

 

O que é Comida árabe?


Quando falamos em comida árabe estamos olhando para a diversa culinária, sabores e temperos típicos contidos por todo o Mundo Árabe - do Iraque ao Marrocos, Egito, Líbano, Síria, entre outros muitos países. 


Além das famosas especiarias, frutas secas e tâmaras, a cozinha árabe é reconhecida também por sua dedicação aos pães, como o sírio, pelo destaque na confeitaria, além do preparo sublime de carnes como a de carneiro. 


Diz-se que sua origem se deu na região da antiga Mesopotâmia, entre os rios Tigre e Eufrates, resultando da combinação de cultura dos povos que habitavam o local.

 

Comida árabe em Juiz de Fora - conhecendo curiosidades sobre a culinária
Comida árabe em Juiz de Fora: tâmaras e frutas secas são presença garantida na culinária.



Por ser bastante fértil e próximo às passagens de água, era comum que na região se visse a prática da pesca, do cultivo de legumes, frutas, cereais, criação de gado e, consequentemente, também a retirada do leite para a produção de coalhada e seus derivados.


O mais interessante dessa culinária é que junto às suas infinitas receitas, veio também o costume de entender a alimentação como um verdadeiro ritual.  Um importante momento de reunião e boas experiências entre familiares e amigos. 


É uma das cozinhas mais antigas do mundo, super complexa e cheia de sabor. 


Com a migração dos povos árabes ao redor do mundo, sua culinária também passou a contar com referências das localidades de destino, como por exemplo o Brasil.

 

 Comida árabe em Juiz de Fora - o que é comida árabe
Comida árabe em Juiz de Fora: saiba abaixo quais são os principais pratos dessa cozinha. 

 

Quais são os principais pratos da Comida Árabe?


São muitas as opções para você experimentar no cardápio de comidas árabes. Abaixo você conhece as mais populares. 

 

  • Homus - a tradicional pasta de grão de bico é uma das comidas árabes mais conhecidas por todo o mundo. Feita, como dissemos, com grão de bico, azeite e temperos árabes, a pastinha vai bem com pães e carnes. É uma delícia! 

     

  • Labneh (pasta de Coalhada Seca) - também conhecida como coalhada Síria, esse é outro acompanhamento tipicamente árabe. Uma "pasta" artesanal feita de leite e iogurte e perfeita para quem curte um gostinho mais ácido. Pode ser servida com torradas, pães e qualquer outro tipo de petisco de sua preferência. É finalizada com o zaatar, um tempero típico que dá um toque maravilhoso no sabor. É uma ótima opção de entrada.

     

  • Pão sírio - típico pão árabe que acompanha, geralmente, as duas pastas citadas acima. 
     

 

Comida árabe em Juiz de Fora: Homus e coalhada (labneh) da Murad Juiz de Fora (Foto: Murad)
Comida árabe em Juiz de Fora: Homus e coalhada (labneh) da Murad Juiz de Fora (Foto: Divulgação Murad)
 

Comida árabe em Juiz de Fora: pão sírio picado da Murad Juiz de Fora (Foto: Murad)
Comida árabe em Juiz de Fora: pão sírio em fatias da Murad Juiz de Fora, acompanhado da tradicional pasta homus (Foto: Divulgação Murad)


 

  • Tabule - é uma salada árabe feita à base de trigo, especiarias, limão, azeite, cebola, pepino, tomate, pimenta e sal. 

     

  • Falafel - você provavelmente já ouviu falar dessa ótima opção de entrada ou petisco árabe. O Falafel é um bolinho feito com grão-de-bico e tempero específico para o seu preparo. Assim como muitas das comida árabes tem uma produção lenta e cuidadosa. 

     

  • Esfihas - talvez a mais difundida iguaria da comida árabe ao redor do mundo. As esfihas, fechadas ou abertas, são feitas com uma massa típica super fofinha e o recheio à sua escolha. A de carne moída é a mais comum. 

     

Comida árabe em Juiz de Fora: esfiha de carne com labneh da Murad Juiz de Fora (Foto: Divulgação Murad)
Comida árabe em Juiz de Fora: esfiha de carne com labneh da Murad Juiz de Fora (Foto: Divulgação Murad)

 

  • Quibe cru - essa é uma receita mais do que típica. Se você gosta de comida árabe ou quer conhecer mais dessa culinária, precisa experimentar o quibe cru - que vai bem, inclusive, com as pastinhas citadas no início. O quibe cru guarda seus segredos para a combinação e proporção perfeita do trigo, carne, especiais e do tempero típico do quibe. Como o nome diz, é servido cru. Há também a opção do quibe frito e do quibe assado, ambos tipicamente árabes. 

     
  • Kafta - é uma espécie de bolo de carne moída, com temperos especiais servido, geralmente, em um palito como em um espetinho. Leva, além da carne, hortelã, salsinha, cominho, canela em pó, alho, pimenta síria e sal a gosto. 

     

  • Babaganoush - feita com tahine, cebola, alho, canela, salsinha, cebolinha, hortelã, pimenta-da-jamaica, entre outros ingrediente, a Babaganoush é uma pasta à base de beringela! 

 

Comida árabe em Juiz de Fora Kafta
Kafta - tradicional comida árabe

 

  • Arroz com lentilha - sim! Outra receita que bebeu das águas dos costumes e cultura árabe. 

     

  • Baklava - representante dos doces árabes, essa receita é uma combinação de massa folhada e recheio de castanha de caju, nozes, amendoim e pistache. Leva ainda uma calda doce para deixar a iguaria ainda mais gostosa. 

     

  • Beirute - esse é um prato inspirado na cultura árabe. O tradicional sanduíche é, na verdade, uma invenção brasileira criada em São Paulo, pelo libanês Fares Sader, dono do restaurante Bambi. A junção do pão sírio, carne, tomate, queijo e zatar ganhou o paladar e o coração dos brasileiros. Hoje, várias versões e combinações do Beirute podem ser encontradas pelo país. O nome foi pensado em homenagem à capital do Líbano, de mesmo nome.

 

Comida árabe em Juiz de Fora: beirute de frango desfiado Murad Juiz de Fora (Foto: Divulgação Murad)
Comida árabe em Juiz de Fora: beirute de frango desfiado Murad Juiz de Fora (Foto: Divulgação Murad)

 

Onde provar Comida Árabe em Juiz de Fora?

 

Desde 2014 os juiz-foranos podem provar o verdadeiro sabor da comida árabe na Murad


A marca começou seu processo de venda por meio do modelo porta a porta, além de fornecer receitas típicas para empresas e eventos na cidade. 


No início desse sonho, os pães sírios, pastas árabes, quibes e esfihas é que compunham o cardápio da marca. Mas, não demorou muito para que os beirutes passassem a integrar o tradicional portfólio de pedidos da empresa. 


De lá para cá, além do fortalecimento do empreendimento, outras coisas mudaram e agregaram valor à Murad: a venda porta a porta deu lugar a um espaço físico na Olegário Maciel (hoje, atendendo apenas para retirada dos produtos) e, também, ao delivery, disponibilizado desde 2018.

 


Confira acima a influência digital do Zine na Murad Comida Árabe em Juiz de Fora. 



E nesse processo, alguns diferenciais ficaram registrados na história da marca, como por exemplo a inovação!


Reformulações de receitas e produtos foram implementadas para que os clientes encontrassem (e sigam encontrando) a qualidade de sempre, em novas receitas e em um cardápio mais incrementado. 


Em dezembro de 2019, o projeto se multiplicou e a Murad inaugurou uma unidade na cidade de Barbacena/MG, com atendimento ao público no espaço físico, no Shopping, Av. Helena Aguiar de Figueiredo, 131 - Ipanema.


Hoje, com as duas lojas e planos para nova expansão, a Murad tem o objetivo de trazer à região uma experiência plena e completa com a comida árabe. O que se torna possível, uma vez que a empresa une a tradição da culinária do Oriente Médio ao toque brasileiro - são sabores únicos, inesquecíveis e irresistíveis.


Por lá você vai encontrar delícias como essas das fotos, que são todas de lá por sinal: 

 

Esfiha de muçarela com espinafre:
 

Comida árabe em juiz de fora Esfiha de muçarela com espinafre


Esfiha aberta de beringela:
 

comida árabe juiz de fora - esfiha de beringela


Esfiha aberta de cheddar:
 

comida árabe juiz de fora - esfiha aberta cheddar


Esfihinhas de carne com labne:
 

comida árabe juiz de fora - esfiha carne


Esfiha de banana com canela:
 

esfiha banana com canela - comida árabe juiz de fora


Esfiha de calabresa com requeijão:
 

calabresa com requeijão - comida árabe juiz de fora


Quibe com cheddar:
 

Comida árabe juiz de fora - quibe


Quibe com labne:
 

comida árabe juiz de fora - quibe com labne


Esfiha de chocolate:
 

esfiha de chocolate - comida árabe juiz de fora


Esfiha de frango com cheddar:
 

comida árabe juiz de fora - esfiha a frango


Esfiha romeu e julieta:
 

comida árabe juiz de fora - esfiha romeu e julieta


Esfiha de calabresa:
 

comida árabe juiz de fora - esfiha de calabresa


Beirut de kafta:
 

Comida árabe juiz de fora - beirut

 

O cardápio da Murad vai muito além das delícias mostradas acima.


Os principais carro-chefe da casa são as esfihas grandes, beirutes, as esfihinhas e os quibes, mas você também pode encomendar as pastas e pães. 


Se deu água na boca só de olhar, imagina a prova?! Você consegue ver todas as receitas da marca no cardápio virtual e, para fazer o seu pedido, ou visitar a loja, é só ficar atento às seguintes informações:



👉 Como pedir comida árabe em Juiz de Fora com a Murad? 


A marca está no Ifood e no RobinFood como Esfiharia Murad e no Goomer. E atende pelos telefones (32) 3025-1093 e (32) 98434-3839.


 




👉 Como visitar a Murad em suas duas unidades? 


Em Juiz de Fora o endereço da loja é na Av. Olegário Maciel, nº1855, Paineiras. O espaço não tem atendimento ao público, mas você pode retirar seu produtos por lá caso não queira solicitar a entrega via delivery. 


Já em Barbacena/MG, você consegue visitar a loja no Shopping, que fica na Av. Helena Aguiar de Figueiredo, 131 - Ipanema.




👉 Como ficar por dentro das novidades Murad? 

Os perfis sociais da Murad são bem ativos e contêm todas as novidades da marca. Basta segui-los! Instagram: @muradjf e @muradbq. Facebook: Murad Culinária Árabe e Murad Culinária Árabe BQ.
 

mc gui murad
Comida árabe em Juiz de Fora: em uma passagem pela cidade e pelo Zine Cultural, MC Gui provou as receitas da Murad. 

 

A Cultura Árabe em Juiz de Fora.


Juiz de Fora possui uma forte cultura árabe, pois foi uma das cidades-destino da imigração sírio e libanesa no final do século XIX e início do XX.


Por aqui há eventos culturais sobre o tema, como a Feira de Cultura Árabe criada pelo libanês Tufic Nabak (falecido em 2019), escola de cultura, danças e línguas árabes, como o Studio de Danças e Cultura Tablado Nabak, além dos estabelecimentos de culinária típica. 


Você consegue fazer uma viagem ao redor do mundo na mesma cidade. Bacana, né? 

 

comida árabe em juiz de fora - alunas tablado
Alunas do Studio Tablado Árabe Nabak (Foto: Divulgação Studio Nabak)

 


Experimente a comida árabe em Juiz de Fora


🎥 SERVIÇO: Murad Culinária Árabe


😎 Instagram: @muradjf e @muradbq


😍 Cardápio online: Goomer


📞 Como pedir: Ifood e no RobinFood como Esfiharia Murad e no Goomer. E pelos telefones (32) 3025-1093 e (32) 98434-3839


📍 Onde fica:  Av. Olegário Maciel, nº1855, Paineiras.

 

 

Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!
Publicidade