Entrar
Clique aqui para entrar

Dicas de como Estudar para Vestibular da Saúde - Zine Cultural

Blog

Descubra 7 dicas para ser aprovado em vestibulares da área de Saúde

Por: Anderson Ferreira

Se você chegou a esse conteúdo é porque precisa de dicas para ser aprovado em vestibulares da área de Saúde, certo? Hoje é seu dia sorte, pois o Zine Cultural, com a curadoria da Faculdade de Ciência Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - SUPREMA, preparou uma lista com várias sugestões para te ajudar nessa missão!

 

Dicas de como estudar para o vestibular da área de Saúde

 

Toda criança já ouviu a pergunta: o que você quer ser quando crescer?

É assim que muitas delas começam a pensar sobre o futuro, mas é durante o ensino médio que vem a preparação para o tão sonhado vestibular.

Entretanto, quando o sonho de carreira é voltado para a área de saúde essa jornada merece uma atenção redobrada, pois envolve um grande valor, a vida humana.

As estratégias de aprendizagem são técnicas que auxiliam o aluno na rotina de estudos, melhoram o seu aproveitamento durante as horas de dedicação e são cruciais para o desempenho desse candidato em momentos de cobrança, como no momento da avaliação. 
 

Confira abaixo 7 dicas para mandar bem nos vestibulares da área de Saúde!
 

1) Pesquise o modelo de prova da faculdade ou universidade de seu interesse


Para garantir a aprovação em medicina ou em outro curso na área da saúde, é importante explicar o motivo dessa preparação ser diferente das outras.

Provas de vestibular não seguem o mesmo modelo de questões das avaliações que estamos acostumados a fazer na escola durante o ensino fundamental ou médio.

É essencial que o estudante sempre pesquise o modelo da prova que vai realizar.

 

 

Essa sugestão é o ponto de partida para provas de vestibular, já que cada instituição de ensino tem o seu próprio método de testar os conhecimentos dos candidatos na hora do processo seletivo.

Por isso, lembre de pesquisar o modelo da prova que você pretende fazer e se possível as questões das edições anteriores. Assim, você garante que vai poder estudar da melhor forma.
 

2) Use as estratégias de aprendizagem a seu favor


Você é o tipo de aluno que gosta de fazer resumos da matéria quando chega em casa, para facilitar o seu estudo?

Curte usar post its, cores e anotações para reforçar uma informação?

Muitas estratégias de aprendizagem como essas são tão comuns que as praticamos sem saber que são primordiais para a nossa jornada.

Entre as mais usadas por alunos durante os anos escolares estão: sublinhar informações importantes no texto, usar notas adesivas para expandir o conteúdo e fazer resumos.

 

 

No entanto, é possível monitorar a compreensão na hora da leitura e até usar técnicas de memorização para ter mais eficiência para estudar para os cursos de saúde.

Como estes cursos costumam ter provas de vestibular com cobrança de termos específicos e bastante conteúdo relacionado às ciências biológicas, é importante pensar em estratégias para lembrar destes detalhes.
 

3) Coloque a memória para trabalhar


Exercícios de memorização são ótimos aliados para quem quer fazer vestibular para cursos de saúde, principalmente, para estudantes que pensam em cursar medicina.

 

 

O método consiste em estudar um conteúdo com os seguintes passos: analisar, organizar e classificar.

Quando seguimos esses passos, nosso cérebro registra a informação de forma conectada e armazena os dados com mais eficiência.
 

4) Método de Associação


O método de associação está bem próximo do anterior, de memorização, ambos ajudam o aluno a controlar o processamento da informação durante a rotina de estudos e, consequentemente, na hora da prova de vestibular.

O estudo tende a render mais quando o estudante consegue identificar as informações mais relevantes ou significativas em um texto ou gráfico, por exemplo.

Selecionar os pontos importantes e criar uma relação entre eles pode ser feito de várias maneiras, como:
 

  • Mapas conceituais
  • Esquemas
  • Diagramas de fluxo
  • Ao organizar o material como um todo em pequenas ideias, fica mais fácil lembrar do conteúdo e criar associações fortes entre os tópicos.

 

 

5) Imagine as questões que podem estar nas provas


Após criar resumos, mapas mentais e até fluxogramas, o aluno não pode se esquecer de testar a conexão desse aprendizado à dica anterior. Para isso, ele deve se fazer perguntas.

Quando o aluno pensa nas questões ideais que acha que encontraria na prova de vestibular de cursos de saúde, ele ajuda o seu cérebro a se lembrar com mais facilidade de fatos específicos e organizá-los mentalmente.

Além das perguntas, alguns estudantes que estão a caminho do vestibular de medicina costumam incluir nas suas rotinas de estudos estratégias de aprendizagem bastante conhecidas:
 

  • Fazer anotações mais extensas
  • Sublinhar dados específicos
  • Criar perguntas e respondê-las ou usá-las para estudar com colegas
  • Repetir em voz alta as principais informações

 

 

6) Monte um grupo de estudos


Muitos alunos em fase de vestibular costumam organizar a rotina de estudos com a presença de amigos e colegas de classe.

Os grupos de estudo são excelentes estratégias, mas não se preocupe caso você tenha um rendimento melhor sozinho. 

 

 

Na verdade, é comum que as pessoas tenham mais dificuldade em se concentrar em grupo.

Mas, com disciplina, um encontro de vez em quando para trocar experiências e opiniões sobre as próprias técnicas de estudo pode ser bastante eficaz.
 

7) Evite distrações


É indispensável que o aluno evite distrações durante o momento de dedicação exclusiva os estudos.

Existem aqueles que se concentram melhor com música e o que não conseguem focar na matéria estudada se não estiverem em absoluto silêncio.

Há um consenso de que o celular nunca é um bom aliado, aliás uma passadinha pelo feed do Insta e as notificações do whatsapp podem esperar um pouquinho, né?

Na hora de estudar, deixe o o seu smartphone longe e se cerque apenas dos objetos essenciais para que você tome nota, como canetas, lápis, papel, blocos de notas autoadesivas e canetas que grifam texto.

 

 

Outra dica importante é deixar uma garrafa de água por perto para evitar sair do foco.

Se sentir fome, faça uma pausa, mas não coma durante o estudo pois o cérebro também precisa de descanso. 
 

Bônus: Dicas do Farah


Separe mais cinco minutinhos e confira as dicas do professor de química Fernando Farah, integrante do corpo docente da Suprema. 

 

 

Essas são algumas orientações para você que pretende prestar vestibular para medicina ou outros cursos de saúde.

Em tempo, fique de olho nas redes sociais da instituição para acompanhar as novidades em primeira mão, inclusive, sobre o vestibular 2021.

 


 


🎥 SERVIÇO: Faculdade de Ciências Médicas e da Saúde de Juiz de Fora - SUPREMA

📍Juiz de Fora (MG)


• Onde: Alameda Salvaterra, 200 - Salvaterra
📞 Contato: (32) 2101-5000 | suprema.edu.br


📍Três Rios (RJ)

• Onde: R. Isaltino Silveira, 1470 - Cantagalo
📞 Contato: (24) 2030-3100 | suprematresrios.com.br


👍 Facebook: Suprema
_INSTINHA.jpg Instagram: @eusousuprema


 

 

Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!
Publicidade