Entrar
Clique aqui para entrar
Blog

Guia definitivo de como usar o Clubhouse!

Por: Tainá Voltas

Se você esteve online nos últimos dias com certeza foi bombardeado com informações de uma nova rede social que mobilizou influenciadores, criadores de conteúdo, empresas, marcas, artistas e usuários em geral!


O nome apareceu aí na sua mente? 


Seguindo uma tendência de consumo, os podcasts, o lançamento (nem tão recente assim, é de abril de 2020) uniu a interatividade característica do mundo virtual com o compartilhamento de insights via áudio


Abaixo você vai entender como usar o Clubhouse, além de ficar por dentro de algumas curiosidades sobre o aplicativo que mal chegou e já é sucesso de branding.

 

como usar o clubhouse

 

O que é o Clubhouse?
 

Lançada em abril de 2020, e, atualmente avaliada em 1 bilhão de dólares, a "nova" rede social é basicamente a reunião de diversas salas de bate-papo em formato áudio para você se conectar com amigos ou celebridades, criadores de conteúdo, profissionais da sua área de interesse, etc.


As salas tem uma duração pré-determinada e podem ir desde pequenas conversas até palestras e discussões maiores com autoridades e especialistas, com a presença de milhares de usuários ouvintes - o máximo por sala é 5.000 pessoas.


O moderador de cada sala é o responsável por indicar quem poderá falar e quem estará ali apenas como espectador. 

 

como funciona o clubhouse

 

Quais os seus diferenciais?
 

O ClubHouse permite que você se conecte com o mundo todo e com todos os tipos de assuntos possíveis, basta escolher a sala de áudio que mais lhe interessa! 


Para se ter uma ideia, dentre os 6 milhões de usuários que a plataforma conta até agora, nomes como Oprah Winfrey, Kevin Hart, Drake, Chris Rock e Ashton Kutcher já estão por lá! 


Já pensou ouvir essa galera falando ao vivo sem ao menos sair de casa?


Além disso, você pode se conectar com pessoas que admira, profissionais inspiradores e com as tendências de mercado! 


Ah, vale lembrar que é tudo ao vivo  - não há como pausar, assistir mais tarde ou voltar o áudio. Portanto, você precisar estar no momento certo, na hora certa. É como se uma conversa offline real, frente a frente, estivesse rolando. 

 

veja como usar o clubhouse



Como baixar o ClubHouse?


Nada de esperar convite! Já é possível baixar o aplicativo na Apple Store, reservar um nome de usuário e aguardar que alguém da sua rede de contatos te aceite no ClubHouse. 


Por enquanto o aplicativo está disponível apenas para iOS! Se você já tiver um convite, melhor ainda! Vai ser bem mais rápido o processo. 

 

guia definitivo de como usar o clubhouse

 

O que explica o boom do Clubhouse?


Apesar de já ter sido lançado há quase um ano, alguns bate-papos em especial fizeram a procura pelo aplicativo crescer muito nas últimas semanas.


No domingo (31/01), em um evento regular do Clubhouse chamado "The Good Time Show”, uma conversa entre o bilionário da tecnologia Elon Musk e o presidente-executivo do aplicativo de investimentos Robinhood, Vlad Tenev, impulsionou a popularidade da nova rede social, além da sua busca por convites de acesso ao serviço.


Já aqui no Brasil quem contribuiu com esse processo foi o diretor José Bonifácio de Oliveira, o Boninho, diretor geral do Big Brother Brasil, que participou de um chat com usuários no aplicativo, no qual falou sobre a vigésima primeira edição do programa.

 

elon musk e o clubhouse
Elon Musk, Vlad Tenev e Boninho foram alguns dos nomes responsáveis por impulsionar a popularidade do Clubhouse. (Imagens: Divulgação)

 

O que ainda falta ao Clubhouse?


A acessibilidade para deficientes auditivos, a rede social ainda não possui descrição de áudios ou algum outro tipo de inclusão, foi citada como uma das falhas da iniciativa.


Além disso o fator que pode ser interpretado como um valor positivo ao gerar exclusividade para os usuários do ClubHouse tornou-se também um limitador.


A rede permite apenas que smartphones iOS tenham acesso às suas funcionalidades. A previsão, não confirmada por fontes oficias, portanto, baseadas em boatos até o momento, é que androids sejam habilitados para a rede até abril de 2021.  

 

entenda como usar o clubhouse


 

Quem seguir no Clubhouse?

 

Aqui a nossa dica, claro, é seguir o Zine Cultural.


Estamos por lá prontos para bater um papo ao vivo sobre o mundo do entretenimento e soluções para esse seguimento!


Basta nos seguir para ficar por dentro: @zinecultural. 

 

como usar o clubhouse e quem seguir

 

Dicas para usar bem o Clubhouse 

 

1) Baixe o aplicativo na Apple Store;


2) Reserve o seu nome de usuário e aguarde que algum de seus contatos te aceite na rede (o aplicativo envia para seus contatos que já estão na rede uma notificação dizendo que você está na espera. Eles podem liberá-lo sem usar um convite);


3) Monte o seu perfil e indique os seus interesses (cada perfil conta com o número de seguidores, seguidos, uma foto, uma biografia, além do nome da pessoa que o convidou.

-Você seleciona interesses e pode seguir clubes, o que o leva a receber notificações de eventos ou conversas que sigam esses critérios.


4) Entra e saia das salas quando quiser. O aplicativo permite que você faça isso usando a função leave quietly.

 

5) Entenda a dinâmica dos bate-papos: quem fala, chamados de speakers, fica no primeiro bloco da tela e é seguido pelo “seguidos pelos speakers”. Nessa segunda categoria os interessados em participar, em algum momento, da conversa podem sinalizar "levantar a mão" e ser convidado, pelo administrador ou administradores da sala, para falar.  Já a última categoria do app é representada pelo “outros na sala.”

 

6) Fique por dentro dos eventos! Alguns deles são públicos, outros fechados e invite-only. Além disso, não durma no ponto, o limite de usuários por sala é de 5.000 pessoas até o momento. 


7) Aproveite!

 

 

Opa! Já nos seguiu por lá?


O futuro do Clubhouse ainda é incerto. Segundo especialistas, não se tem uma previsão clara se a rede social veio para ficar ou se a sua popularidade vai ser passageira, portanto, não espere muito para testá-la!  


Encontrou alguma outra funcionalidade do aplicativo e não viu por aqui? Mande pra gente por email (redacao@zinecultural.com) ou por direct


 

Você também pode gostar: Os melhores podcasts do Brasil para dar play agora!

Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!
Publicidade