Entrar
Clique aqui para entrar

Celebração da Conscientização Autismo em Juiz de Fora - Zine Cultural

Blog

Celebração da Conscientização do Autismo em Juiz de Fora

Por: Débora Vilela

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007 e é celebrado desde então anualmente em 2 de abril. Na semana de conscientização, que teve início no dia 1° deste mês, é importante que o conhecimento sobre o transtorno seja transmitido para as pessoas. Visto isso, separamos abaixo sugestões de eventos para a celebração da semana da Conscientização do Autismo em Juiz de Fora.

 


Celebração da Conscientização do Autismo em Juiz de Fora (Imagem retirada da internet)

 

Confira os eventos de celebração da Conscientização do Autismo em JF

 

Parque Patati Patatá Circo Show 🤡

 

 

O parque se juntou à grande mobilização da Semana da Conscientização do Autismo e os organizadores programam um evento dedicado aos nossos amigos, que possuem um jeitinho único de ver o mundo e são convidados especiais para o espetáculo que ocorre nos dias 05, 06, 07 e 11 de abril. Quando nos conscientizamos as peças se encaixam e essa é a intenção da iniciativa do Parque Patati Patatá Circo Show, encaixar as peças, provocando, assim, a conscientização. 
 

👉 Saiba mais sobre a temporada de Patati Patatá em Juiz de Fora👈

 



 

A forma diferente de ver o mundo 


A forma com que os portadores de autismo enxergam o mundo é diferente, o que faz com que sejam mais visuais. Por isso, às vezes prestam atenção ao que lhes é mostrado, mas guardam para si e preferem não expressar com palavras. Porém, não pense que ignoram o que é dito, visto que possuem uma memória acima da média. 
 



 

Você sabia? 


Você sabia que os amigos autistas ficam encantados com as cores laranja e amarelo? Esses tons despertam a sociabilidade e são indicados também para estimular o bom humor, além da cor azul, simbolo do mês de abril, que causa calma e tranquilidade.




 

Condições Especiais 


Os amigos autistas são convidados especiais e não pagam entrada. Além disso, tem direito a um acompanhante que paga meia-entrada. E não para por aí: ao comparecer ao evento de camiseta azul, a criança paga R$ 15 e o adulto ganha 50% de desconto no valor da entrada, Ao comparecer ao evento com laço azul preso à roupa, a criança paga R$ 20 e o adulto ganha 30% de desconto.

* Para valores fora das condições especiais acesse o link.

 



 

Vamos falar sobre o sentimento dos autistas? 


O propósito das emoções é fornecer informações sobre uma situação. Essas emocões podem ajudar a reagir ou a tomar decisões sobre a mesma. Os autistas carregam uma sobrecarga de sentimentos, por isso devemos ter paciência, buscar conhecimento e respeitar o tempo de desenvolvimento de cada um.
 

Sessão azul no Alameda 🎞📽


 

A proposta da sessão azul é a realização de sessões de cinema adaptadas para crianças com distúrbios sensoriais e suas famílias. O objetivo é funcionar como uma espécie de treinamento para as crianças na adaptação ao ambiente do cinema. Mas não se trata apenas disso, o objetivo principal é que funcionem como uma extensão ao trabalho terapêutico realizado com a criança e aumentem o engajamento dos pais no processo de tratamento. 
 


 

Qual a programação? 📹


Os filmes exibidos nas sessões são escolhidos pelo público na semana anterior à data de exibição através de enquetes feitas pelo site do projeto.  Os organizadores escolhem ao menos 2 opções de filmes de temática infantil em versão dublada.

 

Ambiente durante a sessão 🎬


Durante toda a exibição do filme, a sala de cinema fica com as luzes acesas, o som ficará mais baixo e a plateia pode andar, dançar, gritar ou cantar à vontade. Não é exibido trailer comercial - a menos que já façam parte do filme. 

 

Acompanhamento durante a sessão 👩‍👩‍👧‍👦


Durante as sessões, através de profissionais devidamente capacitados, é feito o acompanhamento e a orientação às famílias. O objetivo é auxiliar as crianças na adaptação ao ambiente do cinema e orientar os pais sobre como lidar com as dificuldades de adaptação da criança ao novo ambiente, além de permitir o auxílio direto nessa ambientação. 

* Compre os ingressos por meio do link ou adquira na bilheteria do local. 

 

* Confira na nossa agenda mais informações sobre a sessão azul.
 


 

Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!
Publicidade