Entrar
Clique aqui para entrar
Blog

O que levar em consideração ao escolher um cuidador de idosos em JF!

Por: Laryssa Gabellini

Se oferecer qualidade de vida para quem você ama é uma questão importante, esse conteúdo é especial e indispensável! 


Desde 2019, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os brasileiros tiveram um aumento da expectativa de vida em 3 meses, chegando a aproximadamente 72 anos para homens e 81 para mulheres. Dessa forma, medidas para garantir uma melhor qualidade de vida na velhice se tornam cada vez mais necessárias. 


Diante desse cenário os cuidadores de idosos passam a ser pessoas fundamentais no dia a dia da terceira idade. Além disso, são fundamentais para a família desses indivíduos, uma vez que precisam contar com esses profissionais para cuidados e assistência necessários para esse grupo, ajudando a preservar a integridade física e mental dos pacientes.

 

Cuidador de Idosos em Juiz de Fora
Cuidador de idosos em Juiz de Fora (Foto Reprodução Pexels)


Durante a pandemia de Covid-19, a procura por cuidadores de idosos chegou a registrar um aumento de 50% na busca por esse serviço. O motivo do crescimento está pautado, principalmente, no fato das famílias de idosos estarem buscando formas de minimizar o contágio pelo novo coronavírus, considerando que o risco de morte por complicações da Covid-19 é maior para pessoas acima dos 60 anos.


Além disso, muitos idosos que se recuperaram após contraírem o vírus ficaram com sequelas, como maior exaustão. Isso pode  dificultar a realização das atividades cotidianas e gerar problemas, levando em conta que no Brasil, cada vez mais, há pessoas que moram sozinhas e não contam com o cuidado de filhos ou parentes. Assim, o serviço de cuidador de idosos passa a ter um papel ainda mais significativo na vida dessas pessoas e dessas famílias. 

 

Cuidador de idosos em Juiz de Fora
(Foto Reprodução Pexels)



Outro fator de impacto na procura por esses profissionais é que, quando os idosos precisam ficar hospitalizados ou isolados, seja por causa da Covid-19 ou por qualquer outra causa, nem sempre há alguém da família que possa acompanhá-los. Nessas situações, o papel do cuidador é  fundamental, fornecendo principalmente um amparo emocional com a capacitação profissional atrelada a esses pacientes.


Vale destacar que cresceu também o número de cuidadores de idosos buscando especialização para proporcionar o melhor serviço em um momento tão delicado. 


Diante de todos esses fatores, é  necessário entender Como escolher um cuidador de idosos em JF! Por isso, convidamos uma especialista no assunto para te ajudar a tirar todas as dúvidas. 

 

O que faz um cuidador de idosos?

 

Um cuidador de idosos é a pessoa responsável por ajudar nos cuidados de uma pessoa idosa. Geralmente é contratado por uma família que não tem tempo ou condições de se dedicar a cuidar de um parente idoso. 


O cuidador de idosos irá acompanhar o idoso em toda sua rotina. Por muitas vezes, pode ser necessário que o profissional esteja a postos durante a noite para o trabalho também. 

 

O que faz um cuidador de idosos?
O que faz um cuidador de idosos? (Foto Reprodução Pexels)


Essas condições dependem da necessidade do idoso em questão. Todas as ações são programadas para que, mesmo na ausência dos familiares, esse idoso tenha todo os cuidados necessários para manutenção da sua qualidade de vida, sem precisar sair da sua casa, local em que sempre foi sua referência.


Dessa forma, entre as funções do cuidador de idosos estão a ajuda com necessidades básicas do indivíduo, tais como higiene oral e corporal, alimentação, troca de fraldas, administração de medicamentos, seja por via oral ou sondas, cuidado com todos os pertences que envolvem o idoso, além de carinho e atenção.

 

O que faz um cuidador de idosos?
O que faz um cuidador de idosos? (Foto Divulgação Cia Cuidadores)


Para além de entender o papel do cuidador de idosos, é preciso se atentar ao emocional da família no momento desta escolha. Por isso, para explicar melhor quais pontos analisar na hora de selecionar esse tipo de serviço e o que esperar do papel de ação de um cuidador de idosos, convidamos a proprietária da Cia Cuidadores, especialista em gerontologia, Rachel Menezes, para abordar o assunto: 

 

Esse é um momento que deve ser tratado com bastante calma, uma vez que o perfil do  cuidador alocado deverá estar alinhado com as necessidade do assistido e da família envolvida , cabendo ressaltar que  por se tratar de relações humanas, caso haja incompatibilidade o mesmo deve ser substituído o quanto antes, a fim de evitar desgaste emocional das partes e prejuízos na qualidade da assistência, explicou Rachel Menezes

 

 

Quais são as vantagens de se ter um cuidador de idosos em casa?

 

1. Assistência 24 horas com profissionais capacitados

 

Uma das inúmeras vantagens que a Cia Cuidadores pode proporcionar, a partir da contratação de um cuidador de idosos, é a assistência de cuidadores nos sete dias da semana,  sem se preocupar com a escala da equipe de profissionais que estará disponível para atender seu ente querido por 24 horas.


As vantagens se estendem quando se pensa em um profissional que acompanha o idoso no seu dia a dia cuidando do horário de medicamentos e fazendo um importante trabalho de auxílio ao assistido, estando atento ao estado de saúde geral, através do monitoramento dos sinais vitais e apto para acionar o serviço médico, caso ocorra alguma alteração.

 

Cuidador de idosos: Assistência 24h
Cuidador de idosos: Assistência 24h (Foto Divulgação Cia Cuidadores)


Nesse sentido, é importante ressaltar que ao contratar a Cia Cuidadores você tem total apoio e garantia nos trâmites de adaptação do cuidador com o idoso assistido. Dessa forma, caso não haja incompatibilidade entre as duas partes é possível substituir o cuidador por outro profissional igualmente capacitado disponibilizado pela empresa, a fim de evitar desgaste emocional de todos os envolvidos.  

 

2. Garantia de vínculo e encargos trabalhistas 

 

Ao contratar um cuidador de idosos na Cia Cuidadores você não precisa se preocupar com os encargos sociais que a legislação trabalhista exige, como por exemplo férias e 13º salário, além de despesas extras, caso haja rescisão contratual do cuidador ou faltas justificadas por atestados.

 

Cuidador de Idosos em Juiz de Fora
Cuidador de Idosos em Juiz de Fora (Foto Reprodução Instagram)


Todos nossos cuidadores são registrados no ato de sua admissão, isso já garante uma segurança e fidelização por parte do trabalhador.


Em relação aos atestados a grande vantagem é que a empresa substitui imediatamente o cuidador afastado por um profissional com a mesma competência técnica e treinamento do anterior.

 

3. Garantia de segurança e tranquilidade

 

A Cia Cuidadores possui uma nova concepção de cuidado pautado na humanização do tratamento com o cuidador, que é estendido ao assistido. Essa preocupação se inicia com uma atenção às particularidades de cada idoso, tendo um trabalho que busca entender o grau de dependência de cada paciente, para, então, alocar o profissional que atenda ao perfil da família e do idoso.


Dessa forma, é possível ter um atendimento que entenda e atenda a essas particularidades, de forma a oferecer flexibilidade e proporcionar cada vez mais qualidade de vida aos idosos e segurança a todos envolvidos nesse processo. 

 

Cuidador de idosos: Garantia de segurança e tranquilidade
Cuidador de idosos: Garantia de segurança e tranquilidade (Foto Divulgação Cia Cuidadores)


No decorrer do atendimento a empresa disponibiliza visitas de supervisão semanal, realizadas por enfermeiros graduados e especialistas, que visa entender o nível de satisfação do atendimento na visão do assistido, familiar e cuidador e intervir sempre que necessário, além da capacitação dos procedimentos técnicos realizados pelos cuidadores. 


 

4. Prontuário online

 

Estar ciente da situação do seu ente querido em tempo real é essencial, ainda mais para os familiares que não podem dispor de tanto tempo nesse cuidado. Por isso, a Cia Cuidadores disponibiliza na residência de cada assistido um tablet configurado com um sistema que é diariamente alimentado pelos cuidadores e capaz de armazenar e transmitir informações de saúde e da rotina dos idosos aos familiares e profissionais de saúde envolvidos.

 

Cuidador de idosos: Prontuário online
Cuidador de idosos: Prontuário online (Foto Divulgação Cia Cuidadores)


Dessa forma, é possível que mesmo de longe o familiar ou responsável possa estar informado sobre alterações específicas, rotina e até mesmo se aproximar dessa fase do idoso assistido de uma forma simples e funcional. 

 

5. Estrutura qualificada

 

Mais uma significativa vantagem proporcionada pela Cia Cuidadores é possibilitar, desde 2012, todo esse cuidado, atenção e zelo, na própria residência do idoso. 


Essa questão transforma qualquer espaço na  infraestrutura exata que atenda às necessidades específicas do paciente.

 

Cuidador de idosos: Estrutura qualificada da Cia Cuidadores
Cuidador de idosos: Estrutura qualificada da Cia Cuidadores (Foto Divulgação Cia Cuidadores)


Esse diferencial proporciona, portanto, maior segurança e conforto para a terceira idade. Pois a Cia Cuidadores irá ofertar todo o cuidado e conforto que o seu ente querido necessita, sem deixar que o idoso perca sua referência já vivenciada, além de garantir o bem-estar de sua família, que pode continuar realizando suas atividades cotidianas sem angústias e inseguranças, tendo a certeza de bons cuidados e segurança de seu ente querido.

 

 

Como funciona para contratar um cuidador de idosos em Juiz de Fora?

 

Decidir com quem uma das pessoas mais importantes para você ficará não é uma tarefa fácil. É necessário que se tenha certeza do trabalho do profissional, que as referências sobre seu trabalho sejam boas, e, para além disso, que se tenha a garantia que o idoso em questão será tratado com carinho, respeito, atenção, dignidade e zelo e cuidado


Exatamente por isso, é preciso observar se sua busca está sendo feita da melhor forma, e nos lugares certos. 

 

Como funciona para contratar um cuidador de idosos?
Como funciona para contratar um cuidador de idosos?  (Foto Divulgação Cia Cuidadores)

 
Dentro das opções de serviços oferecidos pela Cia Cuidadores, trabalhar com acompanhamento em hospitais e disponibilizar um cuidador de idosos em domicílio está entre as duas principais atuações da empresa. 


A Cia Cuidadores possui uma equipe de profissionais preparados para cuidar de idosos, atuando em domicílio ou hospital, com planos flexíveis que podem ser ajustados conforme a sua necessidade.

 

Como funciona para contratar um cuidador de idosos?
Como funciona para contratar um cuidador de idosos?  (Foto Divulgação Cia Cuidadores)


Porém, mesmo com a facilidade e tranquilidade de lidar com mais de 9 anos de experiência no mercado cuidando de quem você ama, a Cia Cuidadores sabe que  o medo e a angústia de tomar essa decisão é muito comum. Por isso, perguntamos à nossa especialista, Rachel Menezes, quais os diferenciais que a iniciativa oferece para diminuir essa sensação. 

 

Inicialmente realizamos uma visita gratuita para avaliação do estado de saúde da pessoa que necessita de cuidados, entendemos todo o contexto de vida desse idoso e da família, para, então, escolher o profissional com perfil adequado e montar a escala personalizada. Lembrando que, uma vez firmado um contrato os profissionais que serão alocados para essa residência serão sempre os mesmos, evitando assim a rotatividade de cuidadores, pois sabemos que ela não é benéfica ao idoso, exemplificou Rachel

 

Oferecer cuidado no local de referência do Idoso

 

De acordo com o Ministério da Saúde existem fatores determinantes para que os idosos tenham um envelhecimento ativo, ou seja, para que esse grupo de pessoas passe por esse momento de vida sem grandes privações, transtornos ou dificuldades. 


Diante disso, um dos fatores decisivos para que essa qualidade de vida do idoso seja mantida é a moradia segura. 

 

Cuidador de idosos em residência
Cuidador de idosos em residência (Foto Divulgação Cia Cuidadores)


Dentre as definições desse estado de casa estão: um ambiente familiar, que o idoso conheça e já tenha passado boa parte de sua vida nele. Para  que o reconhecimento como lar seja feito, é preciso também que existam elementos emotivos e sensíveis ao idoso em questão. 


Rachel Menezes explica por que essa importância do cuidado em sua própria residência é de extrema necessária na manutenção da saúde e do bem estar do idoso, ressaltando os pontos positivos dessa escolha. 

 

Acreditamos que a manutenção do idoso no local em que ele já teve um vínculo familiar, histórias vivenciadas, memórias visuais e até laços afetivos ajuda muito a tranquilizá-lo, principalmente em momentos de agitação ou confusão mental decorrentes , por exemplo, de alguns quadros demenciais, explica, Rachel Menezes

 

Propósito em ajudar as pessoas por meio do cuidado


Na hora de escolher um cuidador de idosos, ou uma empresa que ofereça esse serviço, é preciso ter em mente que iremos decidir quem irá cuidar, zelar e ajudar a pessoa que nos dedicou toda a sua vida e atenção. 

 

Cuidador de Idosos: Proposito em ajudar pessoas!
Cuidador de Idosos: Proposito em ajudar pessoas! (Foto Divulgação Cia Cuidadores)


Tomar essa decisão não é fácil, mas é exatamente por isso que é preciso buscar um serviço que tenha como propósito ajudar as pessoas. Rachel explica, então, quais são os diferenciais da Cia Cuidadores e por que a empresa se destaca por sua atuação, sendo líder no mercado há 9 anos.
 

Nossa preocupação nesses anos atuando no cuidado com idosos tem sido assegurar às famílias que é possível ter um idoso em casa sem perder a sua qualidade de vida, basta escolher para lhe ajudar nesse cuidado quem se dedica a valorizar o histórico de vida e o passado de quem já fez muito por nós, apontou, Rachel

 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), idoso é todo indivíduo com 60 anos ou mais. O Brasil tem mais de 28 milhões de pessoas nessa faixa etária, número que representa 13% da população do país. E esse percentual tende a dobrar nas próximas décadas, segundo a Projeção da População, divulgada em 2018, pelo IBGE.

 

Cuidador de Idosos: Proposito em ajudar pessoas!
Cuidador de Idosos: Proposito em ajudar pessoas! (Foto Divulgação Cia Cuidadores)


Para que os idosos de hoje tenham qualidade de vida, é preciso garantir direitos em questões como saúde, trabalho, assistência social, educação, cultura e esporte, caso seja possível. Por isso, se sua escolha é pelo amparo, agende uma conversa na Cia Cuidadores e conheça todos os planos e diferenciais.

 

 

Cia na Cozinha - Em Cada Receita uma história


Após 9 anos colecionando memórias, histórias e afetos, a Cia Cuidadores decidiu transformar essa vivência em vídeos, e dessa forma nasceu o "Cia na Cozinha", em cada receita uma história. 


Durante todo o mês de outubro, semanalmente, o quadro irá ao ar por meio do Youtube da Cia Cuidadores. Na oportunidade, a sócio-fundadora da empresa, Rachel Menezes irá receber um convidado ou convidada para fazerem uma receita deliciosa enquanto relembram de vivências e falam do dia a dia. 

 

Confiram o primeiro episódio:

 

 

Assista ao segundo episódio do Cia na Cozinha: 

 

 

 

Assista ao terceiro episódio do Cia na Cozinha: 


 


 

Bônus - Cuidador de Idosos: Uma profissão em ascensão no Brasil

 

Em 2018, a profissão de cuidador de idosos foi a que mais cresceu no País, com aumento de mais de 500%, segundo dados do IBGE. O mercado em ascensão deve continuar crescendo, pois a tendência é que a população brasileira tenha cada vez mais idosos devido às baixas taxas de natalidade e à maior expectativa de vida.


Com isso, o que precisa crescer proporcionalmente é a busca por profissionalização na área. Os cuidadores de idosos lidam, diariamente, com pessoas que precisam de maior cuidado e atenção, muitas vezes pacientes com limitações físicas, doenças crônicas ou terminais e problemas neurológicos. Dessa forma, cursos e capacitações são fundamentais para garantir a efetividade e a segurança no atendimento prestado por esses profissionais.

 

Cuidador de idosos: Uma profissão em crescimento
Cuidador de idosos: Uma profissão em crescimento (Foto Divulgação Cia Cuidadores)


Atualmente, os idosos ainda são majoritariamente auxiliados por parentes, e é crescente o número de familiares que procuram especializações e cursos para cuidar da pessoa idosa da melhor maneira possível. A profissionalização proporciona um serviço que garante o melhor amparo psicológico e físico ao idoso, além de diminuir o risco de situações inoportunas.


Dessa forma, ter um lugar para se capacitar e poder proporcionar o melhor atendimento é mais que necessário, é essencial. Por isso, a Cia Cuidadores também se preocupa com esse aspecto e oferece cursos de especialização na área, com oportunidade após a conclusão de participar do processo seletivo e concorrer a uma disputada vaga nessa conceituada empresa.

 

 

🎥 SERVIÇO: Cuidador de Idoso 

 

📞Telefone: (32) 98810-8510 (32) 3232-8716


🔗Site:  Cia Cuidadores

 

📲 Instagram: @cia.cuidadores

 

Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!
Publicidade