
Mary Milk: 35 anos em 6 curiosidades
Trinta e cinco anos de história colecionando sabores inconfundíveis. Um cardápio que não perde a essência mesmo com o passar das décadas. Ponto de encontro de gerações. Local que guarda lembranças e afetos. O Mary Milk é muito mais que uma simples hamburgueria de Juiz de Fora, se tornou uma das mais amadas e tradicionais da cidade. Neste blog reunimos algumas curiosidades do Mary Milk que permeiam três décadas e meia de histórias.
Qual a origem do nome? Como o molho especial é feito? O telefone ainda é o mesmo? Prepara seu Mary Lengo, corta a tampinha do molho especial, derrama sobre o sanduíche e vem apreciar esses e outros detalhes que transformaram o Mary Milk em uma das mais tradicionais hamburguerias da cidade.
Curiosidades Mary Milk: conheça um pouco mais da história da tradicional hamburgueria (Foto: Rodrigo Paschoalino)
1 - Inauguração no Dia dos Namorados
Dia 12 de junho de 1988. Sim, o Mary Milk foi inaugurado oficialmente em um Dia dos Namorados. O local que é ponto de encontro de casais apaixonados para saciar a fome, não poderia ter uma origem diferente. O fundador da hamburgueria, Vitor Vellozo, o Vitinho, explica que a escolha da data há 35 anos não foi por acaso.
“Quando fundei o Mary Milk eu tinha recém saído do exército. Ia fazer 19 anos ainda. Já tinha trabalhado com isso ajudando um primo meu, quando tinha entre 12 e 13 anos de idade. O Mary Milk já existia. Era uma lanchonete pequenininha. Eu então comprei e mudei a marca, toda a estrutura para chegar devagarzinho onde chegou hoje. Inaugurou no dia 12 de junho, Dia dos namorados em 1988, que escolhi por ser uma data festiva.”
Talvez seja por isso que o Mary Milk guarde tantas histórias de amor, como algumas relembradas por Vitinho. “Tenho casais de clientes que se conheceram lá dentro, tiveram filhos e continuam voltando. O Mary Milk atende gerações.”
2 - Origem do nome
Mary Milk surge da tradução do nome Maria Leite e esse batismo nasce de uma homenagem, como explica o proprietário. “Quando encontrei o ponto onde seria o Mary Milk, havia uma senhorinha que era proprietária e morava nos fundos da loja. Ela tinha 93 anos e se chamava Maria Leite. Eu resolvi então fazer essa homenagem, traduzindo o nome dela para o inglês.
Vitinho relembra que usar outro idioma para dar nome ao seu estabelecimento causou estranhamento no início, mas não demorou muito para a marca cair no gosto do povo. “Na época era uma dificuldade para falar Mary Milk, a familiaridade com o inglês não era tanta. Tinha gente que falava Miri mik, Mik mik. Para te falar a verdade, nem eu sabia falar direito o nome (risos)”.
O ponto em questão, que pertencia à dona Maria Leite, era, segundo o criador da hamburgueria, uma pequena casa de alvenaria parecida com um trailer, que possuía um balcão e uma porta de aço. Ali o Mary Milk se instalou pela primeira vez, no número 2261. E só foi se mudar em 2012 para um ponto que divide parede com o antigo.
3 - Molho secreto
Uma das marcas registradas do Mary Milk é o seu inconfundível molho rosé. Além de especial é também secreto, como revela Vitinho. “Somente eu e Hugo (gerente) sabemos a receita. É a mesma desde o início. Nunca mudou. Há uns 5 anos nem eu mexo mais com o molho. O Hugo vai para a cozinha, se fecha lá dentro e fabrica o molho. No período que está produzindo, ele não tem contato com ninguém. É atenção absoluta, silêncio absoluto e segredo absoluto.”
A receita, que começou sendo feita à mão por Vitinho, iniciou na casa dos 2 litros por produção e hoje alcança 750 litros por semana. É suficiente para matar sua fome?
Curiosidades Mary Milk: só Vitinho (fundador) e Hugo (gerente) sabem a receita do molho especial
4 - O telefone continua o mesmo
“Três, dois, três, dois, quatro, meia, nove, nove. Marymilk.com”. Esta é a letra do jingle que tocava nas rádios e ajudou a gravar na mente dos clientes o telefone do Mary Milk. Para os de memória mais vívida é fácil supor que leram no ritmo. A manutenção do mesmo número de telefone (3232-4699) desde o início do Mary Milk é outra curiosidade destes 35 anos de histórias. Não acredita? Faz o teste e aproveita pra pedir um Mary Milk (ou talvez mais um).
Curiosidades Mary Milk: o telefone é o mesmo há 35 anos e é possível lê-lo em placas antigas (Foto: Arquivo pessoal/Vitor Vellozo)
5 - O Drive thru nostálgico não foi planejado
Os mais saudosos certamente se lembrarão que o Mary Milk já possuiu um estacionamento na frente da loja para que clientes pudessem estacionar ou mesmo pedir sem descer do carro, no esquema drive thru. Mas o formato não passou de uma solução criada a partir do baixo orçamento para construção. É o que conta Vitinho.
“Quando comprei o terreno do Mary Milk existia um barranco, de uns 2,5 metros acima do nível da Avenida Independência. Eu precisava fazer um desaterro para fazer o Mary Milk. Eu não tinha dinheiro, então eu fiz só uma parte desse desaterro a nível da Independência. Fiz uma escadinha e o Mary Milk em um nível mais alto. A loja chamava mais atenção, pois estava no alto. Foi algo que eu não planejei, mas coincidentemente isso foi acontecendo e drive thru caiu no gosto dos clientes.”
Vale lembrar que o formato ainda é oferecido pelo Mary Milk. A diferença é que a entrada de automóveis é feita pela Rua Coronel Pacheco.
Curiosidades Mary Milk: o drive thru nostálgico não foi planejado (Foto: Arquivo Pessoal/Vitor Vellozo)
6 - Nova sede inaugurada em 12/12/12
Se a inauguração foi no Dia dos Namorados, a reinauguração em uma nova sede não poderia ser em uma data qualquer. No dia 12 de dezembro de 2012 (12/12/12) o Mary Milk estreava sua nova estrutura. Vitinho conta com orgulho que a mudança foi feita sem o Mary Milk interromper suas atividades.
“Eu não parei nem um dia, eu fechei uma casa e abri a outra. No dia 11/12/2012 eu fechei o Mary Milk antigo. Trabalhamos a noite toda trocando equipamento. E no dia 12/12/2012 estávamos abrindo novamente às 18h.”
Sucessão
“Meus filhos comem aqui, traga os seus também”. Durante anos a placa com esses dizeres enfeitou o Mary Milk. Estrelando a peça estava Vitinho e os dois filhos, Igor e Ian. A dupla, que na época do anúncio era criança, cresceu e atualmente ajuda o pai a tocar o negócio, organizando a linha de sucessão do saboroso reinado do Mary Milk.
Igor é o mais envolvido atualmente na parte administrativa da empresa. Após se formar na faculdade decidiu unir forças ao pai para comandar o negócio. “Após ele tomar a decisão de vir trabalhar comigo eu disse a ele ‘vamos tomar conta do que é seu’. A ideia é que ele pegue devagarzinho e sem pressa. Não faço pressão psicológica nenhuma em cima dele. Igor já fala sobre expansão e criação de franquias, passos que eu sempre pensei em dar. Estou tentando ensinar a ele o que é o ideal dentro do coração de pai.”
Curiosidades Mary Milk: os filhos Ian e Igor ao lado do pai Vitinho e Seu Zine (Foto: Rodrigo Paschoalino)
Serviço - Mary Milk
Endereço: R. Cel. Pachêco, 124 - São Mateus
Telefone: 3232-4699
Site: www.marymilk.com.br
Instagram: @marymilkoficial
Faça seu pedido aqui