Entrar
Clique aqui para entrar

Ficção e realidade - Zine Cultural

Blog

Ficção e realidade

Por: Talita Scoralick

Frederico Lacerda nunca imaginou que sua história inventada pudesse se tornar realidade. Mas ele próprio se tornou personagem real do roteiro que havia criado.
Editor, fotógrafo e cinegrafista, Frederico, que estudou cinema em Juiz de Fora, resolveu criar um roteiro que falava sobre um garoto de uma pequena cidade, que pela primeira vez teve contato com uma equipe de longa metragem, se apaixonou e fugiu com ela para a cidade grande. O enrredo foi selecionado pelo projeto Revelando os Brasis, do canal Futura, que visa incluir moradores de cidades de até 20 mil habitantes para vivenciarem a magia do cinema, seja como ator ou na equipe de produção.
"Fizemos um curta com não atores de Recreio - MG, minha cidade natal. Houve uma seleção de roteiros em todo o Brasil e 40 deles foram selecionados. Só que ocorreu um fato muito curioso nessa história! Quando meu roteiro foi selecionado, fui para o Rio durante 15 dias para fazer uma oficina de cinema. Eu estava estruturando meu roteiro quando o celular tocou durante as aulas na oficina e era minha mãe, eufórica! Ela me disse que tinham umas pessoas na praça, fazendo fotos de crianças e que ia ser filmado um longa metragem na cidade, do mesmo roteirista de Chico chavier e diretor de central do Brasil ( Marcos Bernstein). Eu entrei em contato com a equipe e trabalhei com eles durante o longa!", conta animado.
"Não sei se essa história virou realidade comigo ... mas tenho certeza que muitos garotos e garotas da cidade puderam sentir o mesmo que meu personagem sentiu."
O curta "O mundo é pequeno" será exibido no dia 07 de abril, às 21h30, no Canal Futura.
Sobre a importância de participar do projeto, Frederico destaca a inclusão. "Trabalhar com pessoas que jamais tiveram contato com o cinema e teatro e proporcionar uma pequena experiência de como é o cinema, é levar uma cultura diferente, até então desconhecida, para aqueles que nunca foram a um cinema ou estiveram diante de um set de gravação. As pessoas precisam ter maior interesse sobre a produção nacional para que ele possa evoluir."
Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!
Publicidade