Entrar
Clique aqui para entrar


CasAbsurda: Parada obrigatória em JF! - Zine Cultural

Blog

CasAbsurda: Parada obrigatória em JF!

Por: Rívia Petermann


2º Graffiti Absurdo na CasAbsurda. Vale a pena apreciar essa obra bem de perto! (Foto: Vitória Dantas)

 

Todo juiz-forano que se preze pelo menos já ouviu falar da CasAbsurda. E quem ainda não deu um rolê por lá, vai bater vontade agora mesmo. A história da casa é inusitada. Imagina uma república repleta de moradores, que, por sorte, todos com mente aberta e inclinação para as artes que juntos, idealizam transformar o local em uma galeria de arte. No início, o plano ficou na imaginação, mas os próximos moradores - que se mudaram para a república após a saída dos moradores "originais" - compraram a ideia e a colocaram em prática. 

 


 

Toda essa história começou há 6 anos atrás. Desde então, a casa sempre teve entre seus moradores artistas, graffiteiros, tatuadores etc. Há cerca de 4 anos, passou a abrir as portas para eventos e atividades diversas, principalmente em parceria com os movimentos de Hip Hop, com ênfase no Graffiti - as pinturas na casa são um show a parte! Outro fato pra lá de curioso é que a casa hospedava artistas em troca de arte, o que contribuiu para o nascimento da Galeria Absurda, que atualmente conta com peças de mais de 100 artistas do Brasil e do mundo! Esses e outros detalhes sobre a Casa Absurda foram contados para o Zine pela moradora e DJ Amanda Messias. Ela e os outros habitantes do endereço estão empenhados na organização do 2° Festival Absurdo, que rola de sexta a sábado (dias 07, 08 e 09 de julho), na Praça da Estação, CasAbsurda e Praca Ceu. Todos os detalhes sobre o evento estão logo no fim da página!
 


5º ECCA na CasAbsurda (Foto: Hercules Rakauskas)


Festival Absurdo

O Festival Absurdo veio atrelado à RodAbsurda. O lançamento do Festival rolou em 2014, em comemoração às 10 edições da roda. A ideia do evento é reunir música - com cantores, rappers e DJs, além de graffiti, poesia, apresentações artísticas e circenses diversas, expositores, entre outras atrações durate três dias. Três anos depois, é realizado o 2° Festival Absurdo


 

 

Graffiti Absurdo


Vários das artes que ilustram os muros da CasAbsurda são frutos do Graffiti Absurdo. Os muros e paredes do local carregam a história de inúmeros artistas que deixaram resgistradas suas vivências e paixão pela arte, por meio das ilustrações que são a marca registrada. O evento, que é anual, tem o objetivo de promover a arte do Graffiti e intercâmbios entre grafiteiros de JF e de outros locais como Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, entre outros. Em cada edição, as ilustrações que colorem a CasAbsurda são apagadas para dar espaço a novas artes. 

 


2° Graffiti Absurdo (Foto: Vitória Dantas)


A parceria com o movimento do Hip Hop e a diversidade de ritmos

O espaço da CasAbsurda, apesar de não ser exclusivamente ligado à cultura Hip Hop, é um local que já se tornou uma identidade para os participantes e público do movimento. A casa também abre suas portas para a fotografia, a dança, a poesia, a literatura, a música - não apenas o rap - há lugar também para o funk, reggae, rock, MPB e até musica cigana. A moradora Amanda Messias destaca: "Incentivamos toda forma de arte!".

 


Baile do$ Cachorro na CasAbsurda (Fotos: João Victor Medeiros)

RodAbsurda

A RodAbsurda foi um dos primeiros formatos de evento que a casa começou a promover, em parceria com O Encontro de MCs. Em 2017 a Roda completa 20 edições e já é referência quando se trata de batalha de Rap, com um público fiel que compra e semeia a ideia.

 


MC Thainá Kriya e Marte MC no 2° Graffiti Absurdo (Foto: Vitória Dantas) 

 

Amanda Messias
"Temos muito prazer em poder contribuir com a cena do Hip Hop em Juiz de Fora, que só vem crescendo! E nos sentimos muito orgulhosos de poder ser uma referência e um ponto de encontro para os artistas que compõem essa cena. O Graffiti é uma arte que historicamente também se associa ao Hip Hop, então automaticamente uma coisa leva à outra."

 

Galeria Absurda

Um dos espaços fixos da Casa, a Galeria Absurda é uma espécie de santuário das artes plásticas. O ambiente conta com quadros, pôsters, adesivos, canecas e inúmeros materias dos artistas que lá expoem. E tudo com o espírito Absurdo de ser: de forma super criativa, que dá vontade de ficar lá apreciando por um bom tempo! Ah! Qualquer artista pode expor na casa, sem censuras.

 


Galeria Absurda (Foto: Imagens retiras do Instagram -@absurda_703)
 

ZINE- Qualquer artista pode expor suas artes e materiais na casa? Há seleções prévias?


Amanda Messias
"Sim! Qualquer artista pode expor na Casa. Só selecionamos exposições pras ECCA’s. Fora isso, o artista tem total liberdade. Não definimos temas, não colocamos preços nas obras, não limitamos de nenhuma forma."
 


ECCA

A ECCA, Exposição Coletiva Absurda, passa por um processo de seleção prévia. Um grupo de artistas são convidados a montarem uma exposição, que permanece por alguns dias na casa.  E tudo regado a muita música, dança, alto astral, drinks e rangos!
 


1a  ECCA, 2a ECCA e 5a ECCA (Fotos: Hercules Rakauskas e Fernando Fazio)


Mesão de Desenho


Todas as quartas-feiras, a partir das 17h, a entrada é livre e gratuita na CasAbsurda por uma boa causa: o Mesão de Desenho. A iniciativa cria a oportunidade de incentivar novos artistas a produzirem. Um  dos muitos diferencias dos moradores que comandam o local é a responsabilidade de "descobrir" novos talentos na arte, independente do tipo, que nunca mostraram seus trabalhos e estão meio "escondidos por aí". Além da arte o mesão também incentiva a criação de novos projetos e intervenções, assim como meios de divulgá-los. Para participar, é só aparecer e levar seu material!

 


Amanda Messias
"O Mesão de Desenho, que rola no atêlie da casa, inicialmente surgiu como um momento de imersão na produção de arte com amigos e conhecidos, mas já visando aumentar o time de artistas. E aí o projeto começou a evoluir para não só haver o momento de produção de arte, mas também para um momento de troca de ideias, criação de novos projetos. Hoje, os coletivos e movimentos de arte marcam seus encontros durante o Mesão e a Casa tem o prazer de abrigar essas reuniões, que sempre geram muitos frutos."

 


Exposição de Fernanda Alvim na 4a ECCA. Graffiti de Dorin. (Foto: https://goo.gl/yUem2Z)


ZINE - Como é morar na CasABsurda, conciliando moradia com um ambiente tão dinâmico, com tantas pessoas e eventos? Rolam estresses ou normalmente é tranquilo? 


Amanda Messias
"É uma experiência desafiadora. A Casa nunca está vazia. Temos muitos amigos e parceiros que nos visitam diariamente, muitas vezes não temos tempo de respirar entre um evento e outro, as obrigações com a manutenção da Casa e as obrigações pessoais de cada um. A cozinha, como na maioria das casas mineiras, é nosso ponto de encontro diário. E a comunicação que mantemos nesse momento é essencial pra manter a sintonia e caminhar com as missões. Estamos num momento bom, com um grupo dinâmico e produtivo. Cada morador meio que já tem sua função estabelecida, já sabe o que precisa fazer. Rola estresse sim, claro, porque acaba que nos vemos como uma família, como irmãos. Intimidade de irmão é aquilo, né. Entre tapas e beijos. Rs."

 


CasAbsurda | 2º Graffiti Absurdo 2016 

 

ZINE - Para quem ainda não conhece a casaABsurda: o que mais há na casa que merece ser conhecido?!

Amanda Messias
"A Galeria está cada vez maior, com peças de todos os tipos, tamanhos e preços, presente pra toda família, pra qualquer comemoração ou evento. A Galeria de Graffitis hoje conta com mais de 24 graffitis maravilhosos, de artistas de Juiz de Fora e de várias partes do Brasil, com painéis enormes e coloridos. Mas a gente já deixa a dica: já estamos começando a apagá-los! Então quem ainda não viu todos, é melhor correr, porque o 3º Graffiti Absurdo é dia 12 de agosto e vamos substituir todos os Graffitis! Por fim, a Casa como um todo merece ser conhecida, não só pela curiosidade de ser um espaço diferente, mas porque os artistas merecem ser prestigiados!

 

 

É claro que isso é apenas uma amostra da infinidade de coisas que rolam na CasAbsurda. Há todo um pequeno grande universo a ser explorado - uma gama de festas, de eventos, de artes, de pessoas, de energias, ideias e ritmos, de uma forma de fazer e amparar cultura interligando muita gente.

Então, fica a dica! Das oficinas às rodas de Rap, das exposições multiculturais ao graffiti, das artes plásticas ao espírito do local, a CasAbsurda 703 é um daqueles destinos que devem estar no roteiro oficial de Juiz de Fora - tem que conhecer. Vale ressaltar: se você tem ideias a acrescentar, quer mostrar sua arte, independente de qual seja, ou apreciar a cena é só marcar ponto! 

Para conferir mais fotos incríveis da CasaBsurda 703, acesse a página oficial no Facebook, que conta com muitos registros e cliques de diversos fotógrafos locais!


E dá pra fazer isso sem perder tempo, no 2° Festival Absurdo. Confira a programação completa:

 

 

07/07 - Sexta-feira | Praça da Estação | 18h
Entrada Gratuita - Censura Livre

  • Trupe Tear
  • Apresentações circenses
  • Batalha de Poesia
  • DJ Amanda Messias
  • Beghelli x Maycão - Lançamento Mixtape: Crucifixo 
  • Feirinha com vários expositores (nomes na imagem abaixo)
  • Graffiti 

 

08/07 - Sábado | Casa Absurda | 15h
R$ 10 - Censura Livre

  • Ramonzin (RJ)
  • FmlRastreados Mc's
  • Batalha das Rodas (RCN, EMCS, BDP ST LUZIA, BDP BENFICA, BPSA, E BDPH)
  • DJ Anditaum Zumbreak
  • DJ U Miranda Rsc convida Sbsete
  • Intervenções poéticas com a Revista Oblívio
  • Banquinhas 
     

09/07 - Domingo | Praça CEU | 15h
Entrada Gratuita - Censura Livre

  • Batalha de Break 
  • DJ U Miranda Rsc
  • Dj Gustavo FlowKilla
  • Performance - Leticia Livramento
  • Jurado: B.Boy Biel Diademaica Crew
  • Banquinhas
     

Ingressos

  • Os ingressos antecipados serão vendidos na Roda de Sexta, na Praça da Estação.

 


2a ECCA na CasAbsurda (Foto: Nanda Gondim)

 

SERVIÇO: 2º Festival Absurdo | CasAbsurda

📍 Onde: Praça da Estação (07/07) | CasAbsurda (08/07) | Praca CEU (09/07)

🔢 Classificação: Livre

💵 Valor: 07 e 09/07: Entrada Franca | 08/07: R$ 10 (antecipado)

☎️ Telefone:  (32) 3026-3477

📱 Facebook: 2º Festival Absurdo | CasAbsurda

_INSTINHA.jpg Instagram: @absurda_703

Zine Imóveis

// Imóveis em destaque!
Publicidade