Zine Cultural
Entrar
Voce está em: Zine Cultural > Blog > Da Redação > Dentadura postiça, filme juiz-forano, retrata a história de Raul Seixas e os Kavernistas

Blog Zine

16
Jul
2017

Dentadura postiça, filme juiz-forano, retrata a história de Raul Seixas e os Kavernistas

Por: Rívia Petermann

// Categoria: Da Redação

Rock, amizade, resistência, embate com as grandes gravadoras e transgressão: estes são os temas que norteiam a mediametrágem juiz- forana "Dentadura Postiça". O filme, produzido por alunos do Instituto de Artes e Design da UFJF, conta a história de quatro amigos que acreditavam que sua música não deveria ser moldada pelas grandes gravadoras.

 

 

O enredo se baseia em uma passagem real de Raul Seixas, retratando em versão livre o momento em que ele deixa de ser exclusivamente produtor musical e se apresenta para o público como cantor. O centro da trama é a Sociedade da Grán Ordem Kavernista, com elenco de Juiz de Fora e Rio de Janeiro. Quem dá vida aos personagens principal é Gibran Lamha, Adelino Benedito, Jordan Costa e Lívia Sales, que interpretam os quatro músicos que queriam mesmo se expressar por meio de suas canções. A direção é de Thiago Lopes e Daniel Madão.

 


Lucian Fernandes, Daniel Madão e Gibran Lamha (Foto: Fanpage Dentadura Postiça)
 

A produção foi feita de forma independente, com início das gravações em 2015 e finalização em 2016. Filmado exclusivamente em Juiz de Fora, os conterrâneos se deparam com cenas familiares locais, como o Bar da Fábrica e o estúdio e bar Maquinaria. A finalização do mediametragem contou com o apoio de uma campanha de financiamento coletivo, por meio do Kickante, além de instituições e empresas da cidade. 
 


Adelino Benedito, Gibran Lamha, Jordan Costa e Lívia Sales (Foto: O Gibra Indica)
 

"Dentadura Postiça", título homônimo de uma música de Raul Seixas - composta em parceria com o escritor Paulo Coelho - possui duas versões. A oficial tem duração de 30 minutos, enquanto a outra é de 20 minutos. Este formato foi adotado para se adaptar às regras vigentes na maioria dos festivais cinematográficos. O lançamento do filme ocorreu no dia 14 de julho, no Anfiteatro João Carriço. 


 

Raul Seixas e os Kavernistas

Para contextualizar: em 1971, um quarteto de músicos praticamente anônimos gravou um álbum que transbordava bom humor. A ideia do disco “A Sociedade da grã-ordem kavernista apresenta sessão das dez” foi de Raul Seixas, ainda produtor na gravadora CBS. O primeiro a ser convocado por Raul foi Edy Star, e, em seguida, Sérgio Sampaio. O time ficou completo com Miriam Batucada, conhecida por sua habilidade de batucar com as mãos. Apesar de ter várias letras censuradas, o dico foi distríbuido, mas recolhida 15 dias depois pela gravadora. Em 1995, o álbum voltou às lojas em formato de CD.

 


 

Para saber mais sobre a produção, é só ficar de olho na página oficial do "Dentadura Postiça" no Facebook

Comente!


Mais Blog

Publicidade

Local

Precisa entrar em contato com alguma casa noturna, restaurante, bar ou hotel? O Zine pode te ajudar com o cadastro dos locais!

encontre o que você procura:

ZINECULTURAL NO INSTAGRAM

Publique sua foto no Instagram com a hashtag #ZineCultural e apareça aqui!

Publicidade

ZINE MANIA NA BAGAGEM

Publicidade

Zine Shop

Imóveis em destaque


(32)4009-8611