Voce está em: Zine Cultural > Blog > Da Redação > Abertas as inscrições para o Festival Primeiro Plano 2018 em JF!

Blog Zine

11
Jul
2018

Abertas as inscrições para o Festival Primeiro Plano 2018 em JF!

Por: Rívia Petermann

// Categoria: Da Redação

Estão abertas as inscrições para o Primeiro Plano 2018 - Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades, até o dia 24 de agosto. Realizado desde 2002 de forma ininterrupta, o objetivo do evento é proporcionar ao público a oportunidade de assistir curtas-metragens que dificilmente seriam integrados ao circuito comercial de cinema, além de valorizar as produções independentes locais e latinas. A edição deste ano tem previsão para ocorrer entre os dias 5 e 10 de novembro, sem locais pré-definidos. 

 

 

O Festival Primeiro Plano é dividido em duas mostras competitivas: Regional e Mercocidades, Ambas são avaliadas por júris especializado ou popular, com premiações em dinheiro. Diretores de curtas-metragens podem inscrever suas produções por meio do site oficial do projeto. Confira mais detalhes abaixo. 

 


Femmenino na 16° edição Festival Primeiro Plano em Juiz de Fora | 2017 (Foto: primeiroplano.art.br)

 

Como são feitas as inscrições?


• As inscrições podem ser realizadas no período de 10 de julho a 24 de agosto, por meio do site www.primeiroplano.art.brno qual é possível conferir os regulamentos de cada categoria. É necessário efetuar login para acessar o cadastro e iniciar o processo de inscrição. 

• O realizador, produtor e/ou responsável deve enviar um link no qual o filme está disponível, com informações da senha via e-mail, para o endereço inscricoes@primeiroplano.art.br

• O filme também pode ser enviado por DVD, até o dia 18 de agosto, via Correios.
Endereço: Avenida Presidente Itamar Franco, 728, sala 503, Centro, Juiz de Fora.

• Os curtas de língua espanhola devem ser enviados com legendas em inglês ou português.

 


16° edição Festival Primeiro Plano em Juiz de Fora | 2017 (Foto: primeiroplano.art.br)

 

Categorias: Mostra Competitiva Regional e Mostra Competitiva Mercocidades

 

• Mostra Competitiva Regional
Reúne os curtas-metragens realizados por cineastas residentes em Juiz de Fora e Zona da Mata. Três prêmios são distribuídos para a Mostra Regional:

➡ Melhor filme pelo júri popular;

➡ Luzes da Cidade: avaliado pelos diretores participantes da Mostra Mercocidades, com premiação de R$ 500;

➡ Incentivo Primeiro Plano: voltado para o melhor curta-metragem desenvolvido por estudantes universitários matriculados em instituições de ensino superior de Juiz de Fora. A premiação é de R$ 9 mil para a realização de um novo filme.

 


16° edição Festival Primeiro Plano em Juiz de Fora | 2017 (Foto: primeiroplano.art.br)

 

• Mostra Competitiva Mercocidades
Categoria direcionada exclusivamente para diretores estreantes, de todos os países da América do Sul (Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru, Venezuela, Colômbia e Equador). Os curtas concorrem a prêmios regulares dos festivais de cinema: direção, som, fotografia, montagem, atuação, trilha musical, direção de arte e melhor filme. As avaliações são realizadas por júri especializado e popular (formado pelos espectadores).

 


16° edição Festival Primeiro Plano em Juiz de Fora | 2017 (Foto: primeiroplano.art.br)

 

↘  Em ambos os casos, as produções devem ter sido realizadas a partir de janeiro de 2017, sem divulgação de empresas ou instituições. A duração máxima é de 20 minutos ↙
 

Sobre o Festival

 

O Primeiro Plano é um festival nacional de cinema, voltado exclusivamente para curtas de novos diretores. Em âmbito regional, contempla os filmes produzidos na Zona da Mata Mineira. A Sessão Escola, uma das principais atividades do projeto, ocorre nas escolas municipais da cidade desde 2005, com exibições de obras de temática infantil, além de votação do melhor curta-metragem eleito pelas crianças. 

 


16° edição Festival Primeiro Plano em Juiz de Fora | 2017 (Foto: primeiroplano.art.br

 

Também são realizadas, há quatro anos, sessões em Benfica. O objetivo é ampliar as exibições nos bairros periféricos de Juiz de Fora. O Festival realiza também oficinas também gratuita para a população local e emprega temporariamente jovens universitários. 

 

 


 

Comente!


Mais Blog

Publicidade

Local

Precisa entrar em contato com alguma casa noturna, restaurante, bar ou hotel? O Zine pode te ajudar com o cadastro dos locais!

encontre o que você procura:

ZINECULTURAL NO INSTAGRAM

Publique sua foto no Instagram com a hashtag #ZineCultural e apareça aqui!

Publicidade

ZINE MANIA NA BAGAGEM

Publicidade

Receba promoções e novidades

Publicidade

Zine Imóveis

Imóveis em destaque


(32)4009-8611