Zine Cultural
Entrar
Guia Completo Semana Rainbow 2017
Voce está em: Zine Cultural > Blog > Da Redação > Arte sem fronteiras: artistas de todo o Brasil se reúnem no 3° Graffiti Absurdo em JF

Blog Zine

10
Ago
2017

Arte sem fronteiras: artistas de todo o Brasil se reúnem no 3° Graffiti Absurdo em JF

Por: Rívia Petermann

// Categoria: Da Redação

 

Arte, ilustração, inspiração, música e um intercâmbio gigantesco entre artistas e graffiteiros de todo o país: essa é a essência do Graffiti Absurdo. O evento, que é produzido anualmente, rola sempre na CasAburda, república e casa de arte de Juiz de Fora que promove uma gama de atividades artísticas e já se tornou referência em cultura e arte urbana na cidade. Tudo começou como uma "troca do bem", que define bem o espírito artístico: há um tempo atrás, algumas pessoas que se hospedavam na casa deixavam uma contribuição artística como forma de pagamento, como graffiti, quadros, esculturas, entre outros trabalhos.

 

 

Segundo Cadu GllobMund, graffiteiro e morador da CasAbsurda há 5 anos, foi daí que surgiu a ideia de chamar todos os artistas conhecidos e que frequentavam o local para pintar a casa toda, em 2015, quando nasceu a 1° edição do evento. E isso resultou em nada menos que a criação da maior galeria indoor de Graffiti de JF! No próximo sábado (12/08), acontece o 3° Graffiti Absurdo, a partir das 15h. Todos os desenhos da última edição (2016),, são apagados para dar espaço a novos desenhos, histórias e experiências que vão ilustrar as paredes da CasAbsurda 703 por mais um ano!

 

 

Os principais objetivos do evento são promover a arte do graffiti em JF e o intercâmbio de artistas locais com de outras localidades como BH, Sul de Minas, Rio de Janeiro, Brasília e Recife. Nesta edição, mais de 30 artistas de todo o Brasil se juntam para dar forma e voz ao projeto cultural, apoiando e promovendo a disseminação da arte independente. Os trabalhos rolam por horas a fio e o público pode acompanhar o desenvolvimento deles ao vivo! Agora, com a palavra, quem entende realmente do assunto: os artistas que estarão presente na CasAbsurda no próximo sábado!
 


2° Graffiti Absurdo (Foto: Vitória Dantas)

 

Cadu GllobMund - Graffiteiro e morador da CasAbsurda
"A importância deste evento para os artistas é manter vivo o movimento Hip Hop, e mostrar para a nova geração que arte urbana pode estar em todos os lugares, e é para todos! A casa já promove algumas ações artísticas durante a semana, e usamos esse evento meio que pra fazer uma confraternização e promover uma atualização dos trabalhos desses artistas. É, por fim, uma forma diferente de propagar a arte e os artistas que estão compartilhando um pouco do seu trabalho. Temos artistas que já estão na ativa há muitos anos e temos novatos também. Vários estilos diferentes de trabalhos. Acho que a maior galeria de arte urbana indoor que eu já tive acesso. E está acessível a todos - é só marcar uma visita para visitar as exposições que rolam na casa."

 

 

Fernanda Lumen - Pekena - Graffiteira
"O evento Graffiti Absurdo e a Casa Absurda são, sem dúvida, muito importante para a cena Hip Hop juiz-forana. Não apenas para esta cena, mas para o cenário artístico da cidade, que carece de espaços alternativos e democráticos. Para mim, que levou o graffiti para a casa no ano em que morei lá, sempre foi muito positiva a apropriação das paredes. Todos que passaram por ela quiseram deixar sua marca e com o passar do tempo isso se tornou algo comum. Tenho muito orgulho de ter visto como começou, e ver como a galera atual se esforça para melhorar cada vez mais a participação dos artistas no espaço, e como a casa fica mais e mais bonita a cada ano. O intercâmbio entre os artistas é impagável e maravilhoso! Nos faz querer dar o nosso melhor e nos ensina muito com a troca. Isso é muito importante para mim, principalmente porque me vejo muitas vezes desanimada pelas intempéries da caminhada. E esses encontros são uma forma de recarregar as baterias e ter vontade de produzir ainda mais!"
 

 

Diego Dais Souza - Graffiteiro do Sul de Minas
"Acho foda colar na CasAbsurda por que me identifico bastante com o espaço da galera, afinal, tenho um trabalho na mesma linha aqui na minha cidade e toda vez que vou lá me inspiro bastante, ainda mais em uma oportunidade dessa, de deixar uma marca por lá. O evento é importante para a cultura da cidade, de qualquer cidade, por ter esse núcleo cultural que faz um corre para conseguir fortalecer o hip hop e outras formas de arte. Toda cidade precisa de um espaço assim. O intercâmbio entre os artistas nos encontros de graffiti é muito massa, é um encontro de amigos. Lugar de superar, de fazer algo que deixa um impacto, é diversão. Graffiti é isso, é rua, e mesmo dentro de um espaço ele mantêm a essência!"

 


Diego Dais na Mostra Mostra de Graffiti Purencontro 2015 em Juiz de Fora (Foto: Vivy Assis)

 

Pedro Oldi - MC, criador do Encontro de MC's e integrante do grupo Contágio
"O Graffiti Absurdo é um evento de extrema importância para o fomento e manutenção do cenário Hip Hop e independente da cidade. A reunião de vários artistas para a renovação dos grafites da casa, os shows de Rap e a discotecagem formam um dia de confraternização e celebração entre todos os agentes da cultura Hip Hop. Outro ponto fundamental é a conexão com artistas de diversas partes do Brasil, que deixam sua contribuição artística na casa e também promovem várias conexões entre cidades, eventos e inicativas. As novas pinturas serão o cenário de muitos eventos realizados durante todo o ano, até o próximo evento. O cenário urbano da cidade celebra demais essa edição do Graffiti Absurdo. Vida longa!"

 

 

O graffiti é a atração principal do evento, mas outros elementos da cultura Hip Hop como o Rap e o DJ, além de cervejaria, gastronomia, tattoos e o artesanato também marcam presença para deixar o dia ainda mais completo. Além do graffiti, a CasAbsurda também recebe:

👉 Ilustrações ao vivo com Boscone e Nicolle Bello

👉 Oficina de Stencil com Kel Almeida

👉 Show com MC MarteThainá GomesEverton Beatmaker RT Mallone

👉 Show com Tata Chama e as Inflamáveis

👉 DJ residente DJ Fabin

👉 Cervejaria Black Buddhas, Drinks com Bartenderia, Produtos NOU com Construtintas, Artigos de arte e decoração com Casabsurda 703, Flash Tattoo com Natália AssisTapiocaria Dedos de Moça e Cobertura áudio visual com Start Produções

 


MC Thainá Kriya e Marte MC no 2° Graffiti Absurdo (Foto: Vitória Dantas) 
 

Quem anda pelas ruas de JF diariamente pode ver que o graffiti é uma forte forma de expressão que cresce cada vez mais, e vem se tornando vital na cultura de todas as cidades mundo afora. E vai além da parte meramente visual ao conscientizar, expor, criticar, politizar. No Graffiti Absurdo casa e rua se encontram e o espaço está aberto para todo mundo que quer prestigiar o graffiti, a música e muito mais! Todas as quartas-feiras rola o Mesão de Desenho na CasAbsurda, a partir das 17h, dia da semana em que a casa abre as portas para visitação e produção de arte. Mais detalhes sobre o Mesão de Desenho e a CasAbsurda AQUI

 


2° Graffiti Absurdo na CasAbsurda

 

SERVIÇO: 3º Graffiti Absurdo | CasAbsurda

📍 Onde: CasAbsurda 703

💵 Valor: R$ 10 (Ingressos Antecipados pelo telefone: (32) 30263477 ou por contato inbox com a Página da CasAbsurda no Facebook

☎️ Telefone:  (32) 3026-3477

📱 Facebook: 3º Graffiti Absurdo | CasAbsurda 703

_INSTINHA.jpg Instagram: @absurda_703
 



Leia Mais:

CasAbsurda: Parada Obrigatória em JF!

Respeita as Mina! A força da representatividade feminina no Hip Hop de JF

Comente!


Mais Blog

Publicidade

Local

Precisa entrar em contato com alguma casa noturna, restaurante, bar ou hotel? O Zine pode te ajudar com o cadastro dos locais!

encontre o que você procura:

ZINECULTURAL NO INSTAGRAM

Publique sua foto no Instagram com a hashtag #ZineCultural e apareça aqui!

Publicidade

ZINE MANIA NA BAGAGEM

Publicidade

Zine Shop

Imóveis em destaque


(32)4009-8611