Entrar
Clique aqui para entrar


Conheça os detalhes do Planetário da UFJF! - Zine Cultural

Blog

Conheça os detalhes do Planetário da UFJF!

Por: Tainá Voltas

O maior Planetário de Minas Gerais foi inaugurado em março, no dia 16, e... tchan tchan tchan tchan: é aqui da cidade, diretamente do Campus da Universidade Federal de Juiz de Fora. 

 


O Centro de Ciências da UFJF agora está completo e composto por um Planetário, um observatório, espaço interativos e de exposições | Foto: Zine Cultural



Nossas #Zinetes conheceram em primeira mão o funcionamento interno desta iniciativa, além de passearem pelo Centro de Ciências, que antes funcionava no Colégio João XXIII, desde 2006 até 2016! Agora, perto da Praça Cívica da UFJF, o Centro de Ciências, composto por observatório, Planetário, espaços interativos e exposições, oferece à população da cidade e região uma ótima forma de lazer, conhecimento e cultura. Dá só um confere nessa experiência!

 

"Foi incrível ter a oportunidade de conhecer esse projeto em primeira mão. É emocionante ter acesso à nossa história de evolução, das galáxias, e da vida em si de uma forma tão real, como se estivéssemos vivendo cada detalhe projetado no Planetário. Incrível ver que a iniciativa ganhou formas, saiu do sonho e do papel bem aqui em Juiz de Fora, e agora vai ser capaz de tocar tanta gente. Vale mil visitas e revisitas, é uma cúpula de primeira. Estou apaixonada! Tainá Voltas - #Jornalista do Zine Cultural.

 

A reunião de apresentação do Planetário ocorreu na manhã de sexta-feira (16/03), em um café especial, com a mesa de abertura formada pelo Diretor de Imagem Institucional Márcio Guerra, Girlene Alves - Vice-reitora da instituição - e o Reitor Marcus David. As Zinetes e os convidados puderam assistir a dois "curta-metragens" em exibição na cúpula do Planetário: As Origens da Vida e Astronomitos. 

 


Mesa de abertura formada pelo Diretor de Imagem Institucional Márcio Guerra, Girlene Alves - Vice-reitora da instituição - e o Reitor Marcus David



Na cúpula de 12 metros de diâmetro, capacidade para 90 pessoas, e com um sistema de projeção Zeiss Skymaster ZKP 4, foram exibidas as películas em modo 3D, com áudio apurado, e qualidade inenarrável. É como se fosse possível tocar no céu de verdade, ou voltar bilhões de anos na história da vida na Terra.

Enquanto o Origens da Vida abordou e aborda a evolução no planeta, o aparecimento das primeiras estrelas e o Big Bang, a projeção Astronomitos é de produção da própria UFJF e deixa todos os que a assistem bem... mas bem pertinho do céu estrelado. 


"A nossa exibição Astronomitos ainda não está finalizada. A intenção é que a fechemos e passemos para a produção de outros vídeos para o Planetário. Queremos que a UFJF também seja produtora de vídeos para futuras exibições". Cláudio Teixeira - Coordenador de Astronomia responsável pelo Planetário da UFJF. 

 


As Zinetes Tatiana Graciano, Rívia Petterman e Tainá Voltas com o Coordenador de Astronomia da UFJF, Cláudio Teixeira. Ao passar para o lado você confere algumas imagens das exibições apresentadas. 


 

Como deram continuidade às obras em tempos de crise?



O Projeto do Planetário faz parte de um complexo de 4 obras com menos impedimentos jurídicos e técnicos para as suas execuções, segundo o Reitor da UFJF, Marcus David. As construções referentes ao novo Prédio da Faculdade Comunicação (inaugurado também na última semana), ao Ginásio e Laboratório da Faculdade de Educação Física e ao Prédio Administrativo (os que compõe essas 4 obras) continuaram e continuam a todo vapor, para que a UFJF seja capaz de entregar isso à comunidade acadêmica e à população. Foi travado um compromisso da Universidade para que todo investimento anterior, feitos em tais projetos, não se perdesse. 

 

"Nós da UFJF conseguimos um equilíbrio das nossas contas no que diz respeito à manutenção da Instituição e priorizamos dar continuidade aos investimentos feitos, para que tudo não ficasse perdido e parado". Marcos David, Reitor da UFJF. 

 


Porta de entrada para o Planetário | Foto: Zine Cultural

 

Exibições em cartaz


O Segredo do Foguete de Papelão 

Faixa Etária Indicada: 6 a 10 anos

Sinopse: "Três coisas são essenciais para passar a noite viajando pelo sistema solar: um foguete de papelão, um prestativo livro falante de astronomia e uma pitada de imaginação. O foguete é rapidamente construído com uma caixa de papelão. Embarque os balões cheios de ar fresco, o computador de bordo feito com uma caixa de sapatos, o livro de astronomia da biblioteca, coloque os capacetes e lá vamos nós! A jornada leva os dois jovens astronautas pelo o Sol, pelos planetas terrestres e os gigantes gasosos com seus lindos anéis a até o planeta anão Plutão. A viagem tem seus percalços, mas o livro os ajuda a sobreviver em todas as situações perigosas."

 

"Do Centro de Ciências às Galáxias: Uma Viagem Especial"

Faixa Etária Indicada: a partir de 6 anos

Sinopse: "Esta sessão, feita inicialmente para crianças, leva todos vocês do Centro de Ciências, de onde observamos o céu estrelado, até as mais distantes galáxias, passando pelo Sistema Solar e vários objetos celestes, apresentando-os de forma simples e clara. Uma viagem de vinte minutos, que retorna ao Centro de Ciências como numa fantasia extraordinária."

 

"Do Centro de Ciências às Galáxias: Uma Viagem Especial" + Visita ao Observatório Astronômico e às demais exposições do Centro de Ciências

Faixa Etária Indicada: a partir de 6 anos

Sinopse: "Esta sessão, feita inicialmente para crianças, leva todos vocês do Centro de Ciências, de onde observamos o céu estrelado, até as mais distantes galáxias, passando pelo Sistema Solar e vários objetos celestes, apresentando-os de forma simples e clara. Uma viagem de vinte minutos, que retorna ao Centro de Ciências como numa fantasia extraordinária."


 

Exposições em cartaz


👉 Aprenda Brincando 👈

 

 

👉 Tabela Periódica Interativa 👈


👉 A Célula ao Alcance da Mão 👈



 

Como funcionam as visitas?

 

CLIQUE AQUI PARA FAZER SUA INSCRIÇÃO DE VISITA AO PLANETÁRIO DA UFJF

 

Os agendamentos são feitos no site da UFJF, tanto para o Planetário, quanto para o Observatório. Entretanto, caso você esteja fazendo uma visita geral ao Centro de Ciências e queira passar pelo Planetário sem ter feito a inscrição prévia, poderá averiguar a disponibilidade de alguma vaga e fazer a inscrição na hora. Porém, é indicado o agendamento online!! 


As visitações para escolas também são liberadas por meio de agendamento no site!


• Visitas sem inscrição:

Aos sábados, de 14h às 17h (com entrada até 16h30), e aos domingo, de 9h às 12h (com entrada até 11h30).

Nas visitas sem inscrição, é possível conhecer as exposições: “Aprenda Brincando”, "Tabela Periódica Interativa", “A Célula ao Alcance da Mão”, “O Fascinante Mundo Microscópico”, o “Laboratório de Ciências e Educação Matemática” (Lacem), o “Espaço Interativo do Museu de Malacologia Prof. Maury Pinto de Oliveira” e a “Sala Franz Hochleitner do Museu de Arqueologia e Etnologia Americana”.
 

• As visitas no Planetário, no Observatório Astronômico e nas Oficinas são realizadas somente mediante inscrição. 

 


 


A cúpula do Planetário da UFJF é a maio de Minas Gerais! 



Para finalizar o dia em que as #Zinetes tocaram o céu e voltaram ao começo de toda a vida, o Coordenador de Astronomia, Cláudio Teixeira, as apresentou o Observatório, que contém aparelhos altamente tecnológicos capazes de captar a mais pura essência dos astros e estrelas. 

 


Observatório da UFJF | Foto: Zine Cultural



"A conclusão e abertura do Planetário da UFJF será para sempre um legado e uma forma de aguçar nas pessoas, nos moradores da nossa cidade e no Brasil inteiro, uma forma diferente e complementar de interpretação, de percepção humana e de vida. O Planetário vem para trazer o entendimento das questões não só de astronomia, mas de relacionamento de nós humanos com tudo que nos cerca" Cláudio Teixeira - Coordenador de Astronomia da UFJF e responsável pelo Planetário do Centro de Ciências

Zine Imóveis

// Imóveis em destaque!
Publicidade