Fotógrafos são muito mais que câmeras e flashes. Eles são responsáveis por registrar imagens, cenas, momentos e sentimentos que se perpetuam por meio de suas fotos. Muitos querem seguir a nobre arte, mas falta a coragem e, as vezes, alguma técnica. Pensando em quem ama a atividade, o Zine pegou algumas dicas com os nossos fotógrafos profissionais.

Foto: Wagner Emerich
Nosso veterano Wagner Emerich estimula: "Comece! Quanto mais você clicar, mais vai aprender. Fotografe sempre, e não tenho vergonha do resultado. Ninguém começou fazendo um trabalho impecável! Pesquise. Construa seu repertório de imagens e referências. Tudo que você já viu, viveu, os filmes que assistiu, os lugares que visitou, vão influenciar o seu olhar. E é a sua bagagem que vai fazer o seu trabalho ser único! Quanto maior, mais rica e relevante vai ser sua fotografia! A foto não depende do equipamento, depende do fotógrafo. É claro que quem ta começando sempre vai se deparar com limitações técnicas, mas o importante é fazer com o que você tem em mãos e saber usar tudo que você tem."
Nossa pequena fotógrafa Paula Duarte, que passou a integrar recentemente a equipe do Zine mas já tem uma bagagem e talento gigante, ressalta que vivemos um ótimo momento pra quem quer aprender a fotografar. "Atualmente há uma explosão de equipamentos e ferramentas mais acessíveis, além de muitas pessoas fotografando e isso é muito bom, porque dá a possibilidade de conversarmos, aprendermos técnicas e estudarmos com profissionais. Além disso, acho importante a pessoa estar sempre buscando referências visuais, não só na fotografia, mas nas artes, desenhos, etc, o que não é difícil nesse mundo imagético em que vivemos."

Foto: Gustavo Neto
Gustavo Neto, também novato no Zine, reforça a importância das referências. "Mais do que colocar a câmera em punho, é importante se encher de informação e inspiração. A internet é uma grande ferramenta para pesquisar grandes fotógrafos, estilos fotográficos e técnicas. A fotografia tem que se adaptar ao meio e a referência ajuda muito encontrar seu estilo".

Foto: Rodrigo Paschoalino
Rodrigo Paschoalino ainda dá a dica: "É sempre necessário prestar atenção em tudo que está em volta, nos objetos e coisas que acontecem em segundo plano. Tanto pra foto quando pra vídeo, se preocupar com o fundo faz você captar imagens como um todo".

Foto: Anderson Ferreira
Para finalizar, Anderson Ferreira diz que um dos primeiros passos para se tornar um fotógrafo é saber onde você quer chegar na profissão, e perceber qual área da fotografia mais te atrai. "É importante conhecer seu equipamento e dedicar parte do seu tempo ao estudo: leia livros, saiba como surgiu a fotografia, observe trabalhos de fotógrafos mais experientes (mantenha contato com eles), veja tutoriais e participe de eventos relacionados (exposições, galerias, concursos e etc…). Aprimore seu olhar, e o mais importante: Faça o que você gosta!".