Entrar
Clique aqui para entrar

Solta o som DJ - Zine Cultural

Blog

Solta o som DJ

Por: Tainá Voltas

Uma festa ou evento ganha caráter totalmente diferente quando é guiado por um bom DJ. O que muita gente não sabe, é que os disco-jóqueis, ou os deejays, estão na estrada há bastante tempo, desde a época em que o rádio era o mais popular dos veículos de comunicação! A profissão é super técnica e só quem entende bem de composição, melodia, velocidade das músicas, entre outros quesitos, consegue acertar na mixagem e fazer um setlist diferenciado. Super responsa comandar uma festa e não deixar ninguém ficar parado.

No dia mundial do DJ (que comemora-se em 09/março), o Zine conversou com três profissionais, cada um especialista em um tipo de ritmo, para descobrir o que é preciso fazer para se destacar/preparar/arrasar na pista de dança dos ritmos do funk, pop e eletrônico!

DJ Pandão, Vini! e Moa soltaram o som e nos ajudaram nessa missão!

Diretamente do pancadão, DJ Pandão agita diversas festas em Juiz de Fora e é reconhecido por seu set atualizado e com mixagens que deixam o ritmo ainda mais envolvente. O Bailinho do Panda já virou seu cartão de visitas e está sempre cheio! 

1) Qual o grande desafio de ser um DJ de FUNK?
É vencer o pré conceito, muita gente ainda torce o nariz pro funk, por mais que quando escute o "batidão", não resista e desça até o chão. O funk ainda é muito criminalizado! Quando alguém me pergunta o que eu toco e eu espondo que toco Funk, sempre percebo aquele olhar, como assim  você toca funk?

2) O que é necessário ter para ser um bom DJ dessa área?
Ser original, autêntico é essencial para conseguir se destacar nessa profissão. Hoje a galera tem uma mania de se espelhar a tal ponto que acabam sendo uma cópia daquilo que eles curtem... E isso é um erro!
3) E como montar seu setlist diferenciado?
O segredo do set perfeito é conseguir decifrar uma pista, porque é ela que irá te dar a direção do que tocar para aquela galera. Cada pista tem o seu momento exato de explosão, um bom DJ consegue entender perfeitamente esse momento!

Criador e residente de uma das maiores festas de eletrônico da cidade e região, Moa, assume bem o posto de DJ desse ritmo. Super especializado, vem sempre com uma novidade que agrada os fãs do eletro até mesmo aqueles que não conhecem bem desse som!

1) Qual o grande desafio de ser um DJ de ELETRÔNICO? O desafio de não desistir.

2) O que é necessário ter para ser um bom DJ dessa área?Hoje em dia o marketing ficou maior do que a música, infelizmente. Mas, o que te faz destacar é estar sempre se atualizando e, claro, muito trabalho e dedicação. Ter a música no coração, pois o que é de verdade perdura e o que é fruto de marketing é descartável.

3) E como montar seu setlist diferenciado?
Nunca me rendi à moda, ao que irão achar. Não importa se é muito comercial ou muito conceito, o que vale é a música fazer seu coração vibrar, o resto é consequência.

No comando das festas sensação do Rocket Pub, DJ Vini! sabe muito do universo POP e conhece ainda mais o seu público. Um setlist recheado de sucessos antigos e atuais e uma marca personalizada que o faz ser uma das referências nesse cenário aqui em Juiz de Fora. 

1) Qual o grande desafio de ser um DJ de POP? O grande desafio é se diferenciar no mercado e conquistar uma identidade própria.

2) O que é necessário ter para ser um bom DJ dessa área?Um bom DJ, além da técnica, precisa saber cativar o público, saber surpreender. Não adianta um DJ saber fazer mixagens perfeitas se não tem um bom repertório e não segue a vibe da pista. Acredito que o destaque vem do carisma e forma que o profissional se relaciona com seu público.

3) E como montar seu setlist diferenciado?
 Um DJ de POP tem que estar sempre bem atualizado, saber as músicas que a galera tem curtido no momento, isso é fundamental. Eu tento me diferenciar buscando músicas que a pista sabe a letra na ponta da língua, mas nunca esperaria ouvir numa balada. Adoro ver o público vibrando e se surpreendendo!
Parabéns a todos os deejays da região! E você, quais são os que te fazem não parar quieto, ter calafrios e vontade de dançar a festa inteira? Conta pra gente aqui nos comentários ;)
Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!
Publicidade