Entrar
Clique aqui para entrar

8 Dicas para cuidar melhor do seu cãozinho - Zine Cultural

Blog

8 Dicas para cuidar melhor do seu cãozinho

Por: Karina Gomes

Os cachorros são companheiros fieis e muito amáveis. Então nada mais justo que serem cuidados com toda a atenção e carinho por seus donos, não é mesmo? Por isso, preparamos, junto com a Alvorada Petshop, uma lista com algumas dicas para você aprender a tornar a vida do seu cãozinho mais agradável! Quer conferir? Vem com a gente!



1) Sozinho em casa

Muitos cachorros costumam ficar ansiosos e agitados quando são deixados sozinhos em casa. Porém, com treinamento, ele se acostuma com essa rotina e os donos podem ficar fora de casa sem preocupações. Primeiramente, comece a sair por pequenos intervalos de tempo, e depois aumente gradualmente para que ele consiga se adaptar com sua ausência. Outra dica bacana é deixar uma televisão ou um rádio ligado para que ele ouça vozes humanas e sinta-se  mais calmo. 



2) Alimentação

Alguns cães não comem razão pura, mas apenas misturada com outros tipos de comida. Além disso, muitos donos dão restos de alimentos ou compartilham pequenos pedaços de refeições com o amigão. Porém, essas práticas não são recomendadas, pois o cachorro pode engordar e ter a saúde prejudicada, e a ração possui os nutrientes na dosagem certa para o animal. Para acostumá-lo com todas as refeições necessárias, controle o tempo de alimentação: não deixe a comida disponível por mais de uma hora, mesmo que ele não coma tudo. Petiscos próprios para os cães são ótimos, mas é necessário dosar para que ele não se sacie apenas com isso, já que apenas a ração possui as substâncias que o organismo dele precisa. Outra dica fundamental é deixar sempre água fresca longe do sol para o seu animalzinho. 



3) Higiene

Escove ou penteie o pêlo do cachorro diariamente (para pêlos curtos, semanalmente é o ideal). Sem esse hábito, a pelagem pode formar nós que são doloridos para remover e podem causas inflamações na pele sensível do animal. Para os cãezinhos de pelagem longa, o ideal é tosar, principalmente em épocas mais quentes. A escovação serve também para a remoção de pêlos mortos e distribuição do óleo da pele. Já os banhos, devem ser dados no máximo 1 vez por semana porque em excesso podem causar ressecamento na pele. Lembre-se também de usar produtos próprios para eles, sem cheiros fortes para não prejudicar o faro do cão.



4) Incentivo ao instinto 

A rotina dentro de casa pode deixar os peludos estressados ou com problemas físicos, porque causa uma limitação aos seus comportamentos naturais. Agressividade, latidos em excesso, obesidade e destruição de objetos podem ser sintomas de que seu pet não está com o bem-estar necessário. Existe uma forma bem fácil de estimular o instinto animal e entreter o seu cão, que é promover maneiras diferentes para que ele encontre sua ração! Os mordedores recheáveis são ótimas soluções, que permitem que ele gaste energia atrás de seus alimentos e ainda estimulam a visão.



5) Brinquedos

A grande energia dos cães precisam ser canalizadas em brincadeiras, ou então ele se divertirá com seus objetos pessoais (sabe aquele sapato novo ou um trabalho importante pra entregar? haha). É bacana oferecer brinquedos que estimulem tanto o corpo quanto a mente deles. Os cachorros adoram itens de morder, como ossos de borracha, plástico ou náilon. Esses objetos ainda aliviam a dor causada pelos dentinhos que estão nascendo. Peças com barulho são ótimas para prender a atenção e divertir o animal. O ideal é fazer um rodízio de brinquedos para que o cão não se enjoe deles. Por fim, é importante checar se os materiais não soltam pedaços que possam ser engolidos e, no caso dos objetos barulhentos, se os chocalhos não saem facilmente. 



6) Passeios

Os melhores horários para sair com o cão são o início da manhã e o final da tarde por conta da temperatura mais amena. Para o passeio, as guias retráteis são as mais recomendadas, por darem uma sensação de liberdade ao cachorro, ao mesmo tempo em que você pode enrolar e controlar o quanto for necessário. Para passear de carro, o mais seguro é encontrar um canil portátil em vez de deixá-lo solto olhando a janela. Escolha uma caixa de transporte confortável para acomodar o amigo canino e deixá-lo seguro em caso de acidente. E lembre-se: jamais deixe o cachorro sozinho dentro do veículo! Isso porque os vidros do carro atuam como uma estufa, o que deixa a temperatura em seu interior muitos acima da externa, o que pode ser fatal para o seu cão.



7) Identificação

Essa questão é extremamente importante! Independente do seu cão nunca sair de casa, ele precisa ter uma identificação, porque pode se assustar com barulhos e fugir, ou escapar em ocasiões adversas. O método mais simples é o da coleira com identificação (seu nome e telefone com DDD). Não coloque o nome do cachorro, pois é mais fácil que pessoas de má índole o chamem e consigam roubar. Existem também outras maneiras de identificar o cão, como microchip e coleira com GPS.


8) Vacinação e vermifugação

A vacinação é a forma mais eficaz de proteger o cão de doenças infecciosas causadas por vírus, bactérias e outros microorganismos. Mantenha as vacinas dele em dia para garantir a saúde, o bem-estar e a qualidade de vida do animal e também de quem convive com ele. Outro cuidado fundamental é o da vermifugação, que mata parasitas causadores de verminoses. Esse procedimento elimina também a transmissão dessas doenças. É importante saber que os vermes são transmitidos de mães para filhos, portanto, caso você tenha uma fêmea que pretende cruzar, vermifugue-a para evitar problemas futuros.


Gostou das dicas? Agora é só colocar em prática, para a felicidade do seu cãozinho! No Alvorada Petshop. a veterinária Rafaella Tortoriello Sampaio é responsável pelo atendimento aos animais e proporciona um excelente tratamento aos queridos pets. Que tal dar uma passada e conferir tudo o que pode ser proporcionado ao seu peludo? 😉

E ainda tem mais: a promoção da Alvorada Petshop vai garantir 4 banhos e 1 tosa do seu cãozinho ou gato! Clique aqui e participe.


Já assistiu a TV Zine sobre a Feira de Adoção da Alvorada Petshop? Está imperdível 😉 



🎥 SERVIÇO:  Alvorada Petshop

📍 Onde:  Ladeira Alexandre Leonel - Bretas Estela Sul  |  Telefone: (32) 3236-3503

Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!
Publicidade