Entrar
Clique aqui para entrar

Arquitetando Livros: o projeto que doa livros - Zine Cultural

Blog

Arquitetando Livros: o projeto que doa livros e compartilha conhecimento!

Por: Joice Fernandes

O livro é um portal que faz do leitor um ser viajante do tempo e do espaço. É uma importante ferramenta para educação, lazer e para a quebra da rotina. Conhecemos, recentemente, um projeto social que tem como principal objetivo a distribuição da literatura de forma gratuita. Conheça abaixo todos os detalhes do "Arquitetando Livros".
 

 

 

O Projeto Arquitetando Livros tem o propósito de "aproximar livros sem leitores de leitores sem livros". Criado no início da pandemia por Danielle Moraes, uma arquiteta e proprietária de uma empresa que ajuda bibliotecas com doações de livros, a iniciativa é levar a leitura até aquelas pessoas que estão sem pode sair de casa. O projeto foi montado com alguns exemplares do acerto pessoal de Danielle e com a ajuda de Erick Reis (marido da arquiteta), criam as estantes para exposição dos livros. A versão beta da iniciativa foi lançada em um condomínio de Juiz de Fora que conta com 460 apartamentos.

 

Pensamos em uma forma de aliviar a tensão do isolamento e como seria bom se cada um que se sentisse mal pudesse se distrair com um livro... Ou pudesse trazer pra casa uma estorinha pra ler pro seu filho, ou um livro didático para incentivá-lo a fazer uma atividade, ou até mesmo um livro com palavras de fé. Então pensamos: vamos levar para as pessoas esses livros? Já que eles não podem sair de casa e não podemos criar aglomerações, vamos fazer estantes com livros e levar até elas! Danielle Moraes - idealizadora do projeto Arquitetando Livros. 

 


Danielle Moraes, seu marido Erick Reis e seus filhos.

 

O projeto recebe as doações de livros e os mesmos são separados e registrados por voluntários. Após o processo, os livros ficam disponíveis nas "eco estantes" para o público interessado e podem ser levados para casa. Os leitores podem optar por devolver ao fim da leitura ou adotar o novo livro.

As doações dos livros ou a solicitação para ter a "eco estante" podem ser feitas por meio: 

📸 Instagram: @arquitetandolivrosjf

📞 Telefone/whatsapp: (32) 98888-4177 ou (32) 98842-6066

Erick Reis é o responsável por fazer as estantes reutilizando insumos e reciclagem, como paletes e cordas. Junto com Danielle, levam as "eco estantes" para os lugares solicitados.

 

 

O resultado do projeto tem sido positivo, condomínios residenciais de Juiz de Fora/MG estão entrando em contato e pedindo as "eco estantes" em seus espaços.

O Condomínio Parck Jardim Norte e o Lar Luiza de Marillac já passaram pela experiência e os seus moradores interagiram bem com a ideia. E, claro, com as devidas precauções para evitar aglomeração e contato social.

 


Condomínio Parck Jardim Norte: 420 famílias tiveram acesso aos livros

 


Lar Luiza de Marillac

 

Passando por residências, condomínios, lar de idosos e empresas, mais de 3 mil famílias já tiveram acesso as eco estantes. O hábito da leitura tem ajudado os vizinho a interagirem indiretamente, uma vez que eles compartilham informações e conhecimentos disponibilizados nas eco estantes. Para as crianças, a iniciativa se tornou uma forma de aliviar o stress do confinamento e fazer descobertas.

 

Quero que as pessoas leiam! Que retomem esse hábito. Eu sinto paz quando leio. Me desligo. Acho que o momento foi propício para desenvolvermos o ARQUITETANDO LIVROS, mas pretendemos mantê-lo por tempo indeterminado. Conseguindo cada vez mais apoiadores. Danielle Moraes - idealizadora do projeto. 

                
 


Tem interesse em doar livros ou receber a "eco estante" em seu espaço? 

Entre em contato com o projeto: 


📸 Instagram: @arquitetandolivrosjf

📞 Telefone/whatsapp: (32) 98888-4177 ou (32) 98842-6066                     
                                       

 

Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!
Publicidade