Entrar
Clique aqui para entrar

E o Oscar da Saúde vai para: Juiz de Fora! - Zine Cultural

Blog

E o Oscar da Saúde vai para: Juiz de Fora!

Por: Tainá Voltas

É isso mesmo, o Oscar da Saúde, uma das maiores e mais reconhecidas premiações nacionais deste setor, aconteceu na última quinta-feira (15/03), em São Paulo, na feira SAHE - South American Healthcare Exibithion. O evento homenageou os 100 Mais Influentes da Saúde e um deles é um representante nato de Juiz de Fora!

 


Prêmio 100 Mais Influentes da Saúde é comparada ao Oscar e ocorreu na última quinta-feira (15/03), em São Paulo. Foto com os homenageados da edição de 2018!

 

Dentre 20 categorias, o evento prestou homenagem aos 100 Mais Influentes da Saúde em nível nacional, com um troféu no estilo do Oscar. Aqui de Juiz de Fora, Dr. Renato Villela Loures, Presidente da Santa Casa de Misericórdia, foi premiado como um grande destaque no quesito filantropia.

 


Dr. Renato Villela Loures - Presidente da Santa Casa de Misericórdia.  

 

Em conversa com o Zine Cultural, Dr. Renato Villela Loures explicou o segredo para ser agraciado pelo Prêmio. Uma iniciativa desenvolvido pelo Grupo Mídia, empresa responsável pelas revistas Healthcare Management, HealthARQ e Health-IT. Não é todo dia que um gestor local traz para a cidade uma homenagem tão significativa, não é mesmo?

 


Jornalista Tainá Voltas (Zine Cultural) e Dr. Renato Villela Loures em conversa sobre o Prêmio Os 100 Mais Influentes da Saúde. 

 

Segundo Dr. Renato Villela Loures, para entender a representatividade da homenagem é preciso voltar no tempo e compreender todo o projeto de gestão desenvolvido para a Santa Casa de Misericórdia. O 100 Mais Influentes da Saúde vem como uma forma de ratificar e reconhecer a evolução de gestão, pessoas, processos e produtos da Instituição. Para isso, uma longa caminhada de mudanças foi trilhada desde 2010, quando Dr. Renato Loures assumiu a presidência da Santa Casa, e vislumbrou um hospital de ponta em todos os seus procedimentos, desde o acolhimento ao mais alto padrão de transplantes da região.


 


Dr. Renato Villela Loures, Presidente da Santa Casa, em entrevista para o Zine Cultural. 

 

Quais foram as principais mudanças que transformaram a Santa Casa de Misericórdia em referência?



Entre 2010 e 2017, a Santa Casa de Misericórdia voltou seus esforços para o desenvolvimento de pessoas (trabalho humanizado), da solidificação de processos e da prestação de um produto de qualidade. Com isso: fez investimentos em estrutura, treinamento de pessoal e em diversas outras instâncias. Algumas dsa principais mudanças foram:  

 

  • Foi credenciada pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância - UNICEF e pela Organização Mundial de Saúde – OMS como “Hospital Amigo da Criança”. O que o identifica como uma instituição referência no aleitamento materno e proteção das novas vidas.
     

  • Implementou um projeto de aquecimento sustentável por meio do Programa Energia Inteligente, dando ao Hospital o marco do maior sistema de aquecimento solar já instalado em uma única unidade consumidora da América do Sul. São 1.270 m² de placas coletoras e 10 reservatórios com capacidade para armazenar 66 mil litros de água quente.
     

  • Construiu um novo Ambulatório de Especialidades, que beneficiou exclusivamente os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
     

  • Fez 71 novos apartamentos baseados em padrões internacionais de arquitetura hospitalar.
     

  • Fez uma nova Unidade Neonatal, na ala oeste do décimo andar, ampliando os leitos de 16 para 30.
     

  • Firmou um convênio com a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) para realização de estágio curricular para alunos da graduação em Medicina e de residentes em Ginecologia e Obstetrícia.
     

  • Firmou parceria de pesquisa em transplantes com a universidade Johns Hopkins, de Baltimore nos Estados Unidos, considerada uma das mais importantes instituições acadêmicas de pesquisa do mundo.
     

  • Tem se especializado na realização de transplantes com o marco de, em agosto de 2017, ter realizado o seu primeiro transplante de fígado.

 

Confira a última TV Zine realizada na Santa Casa de Misericórdia, que conferiu os resultados do ano de 2017 para a Instituição!


 

Qual a importância desse prêmio para a Instituição Santa Casa e para a cidade?


 

“O prêmio mostrou um reconhecimento do avanço que a Instituição teve nesses últimos anos. Em Minas Gerais, apenas nós (na categoria filantropia) e o Hospital Mater Dei (na categoria gestão)  fomos homenageados, portanto isso representa um valor muito grande, pois mostra que somos uma Instituição que tem avançado, buscado melhoria contínua, qualidade e segurança para nossos pacientes”. Dr. Renato Villela Loures – Presidente da Santa Casa Juiz de Fora.


 

Quais iniciativas filantrópicas desenvolvidas pela Santa Casa?



Um dos troféus dos 100 Mais Influentes da Saúde na categoria filantropia foi concedido à Santa Casa devido a diversas ações que o Hospital faz destinada a ajuda humanitária:  
 

  • O Hospital tem convênio com o SUS, com 70 % dos seus procedimentos voltados a esse tipo de  atendimento.
     
  • É credenciado para a realização de procedimentos de média e alta complexidade para o atendimento ao SUS e particular, principalmente com transplantes.
     
  • É um Hospital Amigo da Criança.

 


Cerimônia da entrega de troféus dos 100 Mais Influentes da Saúde, na última quinta-feira (15/03), em São Paulo, na feira SAHE - South American Healthcare Exibithion. Nas fotos: Dr. Renato Villela Loures recebe o Oscar por destaque na categoria filantropia.


 

Quais outras certificações da Instituição?

 

  • Acreditação da ONA (1 e 2) e Certificação a ISO 9001:2015: o que confirma a autossuficiência da Santa Casa na gestão de qualidade de seus processos, resultando na segurança do paciente.

 

Durante os meses inicias de 2018, a Santa Casa também passa pela avaliação da acreditação da ONA Excelência, que ratificará os trabalhos do Hospital desenvolvidos no tripé custos, qualidade e resultados. O resultado desta última avaliação ocorre ainda em março. 


 


Fotos: Zine Cultural

 

Viu que bacana? Agora Juiz de Fora conta com a significativa homenagem do Oscar da Saúde para uma Instituição que volta 70% de seus procedimento para o SUS!

Zine Imóveis
// Imóveis em destaque!
Publicidade